Há cerca de 10 anos o conterrâneo Benedito Lobo Siqueira, o popular "Lobinho", junto com a esposa, residentes em Brasília-DF, tiveram a elogiável atitude cidadã de após mais de três décadas de conclusão da praça - que recebeu a denominação de Monsenhor Eliseu Leal Diniz e fica entre o Complexo de Museus (Cidade, Sacro, Cangaço), Casa Paroquial e importante conjunto de casas antigas - mandar confeccionar pelo falecido artista plástico local "João de Agamenon" e instalar o tão cobrado busto em homenagem póstuma àquele religioso triunfense de família tradicional que muito dedicou-se à sua terra natal por volta dos anos 40, mas encontrava-se esquecido no tempo.
No momento da aposição da placa que ocorreu num sábado à tarde em evento pouco participativo, inclusive sem a presença, como sempre dos gestores, todos os presentes e depois quem chegou a saber, comentaram e aplaudiram a grande iniciativa que transformou-se ponto destacado entre moradores, visitantes e turistas. Essa justa e merecida ação que nenhuma administração pública anterior ousou realizar, por falta de visão e sentimento nativista, mas excesso de utilização das práticas danosas, como: paternalismo, assistencialismo e nepotismo, modelos decadentes que os mantém no transitório, mas duradouro poder de comando, que estranhamente possibilita o afundamento do município com significativo respaldo popular inconsciente e viciado.
O monumento que é patrimônio histórico e encontra-se sob responsabilidade da administração pública municipal, ilustra o valioso setor central, mas não recebe qualquer proteção, como restante das preciosidades da cidade, teve parte da estrutura desfigurada ( rosto, orelha, nariz, olho esquerdo, toxax ) destruição causada por vândalos não identificados até o presente momento, devido a falta das solicitadas câmeras de monitoramento que são mais outros equipamentos ilusórios - existem apenas de fachada, mas não funcionam nunca - prejudicando diversas ações investigativas necessárias na Delegacia de Polícia. Até parecendo algo proposital, no intuito de preservar meliantes durante esse longo período de inatividade.Qual outra justificativa?
Estranha-se que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assuntos Jurídicos, não tenha até hoje procurado o comando da Companhia da Polícia Militar que exerce o sistema de rondas noturnas diárias e a atuante delegada Andrezza Gregório (retornando da sua licença -maternidade) e empenhada equipe da Polícia Civil (apesar das limitações) para registrar qualquer boletim de ocorrência e solicitar urgentes providências, se é que isso interessa aos insensíveis governantes desapegados das nossas raízes. Outro problema a ser cobrado com toda veemência é sobre a restauração da imagem que requer reparos antes da chegada do inverno, visando evitar maiores prejuízos no citado ponto.
Deve-se entender que vandalismo custa caro, população e representantes precisam ter mais carinho pelas suas peças ornamentais, estátuas expostas - pois são significativas relíquias, objetos de arte que recebem muitos elogios, principalmente o Cristo Redentor (também patrocinado pelo "Lobinho" que passou uma longa temporada abandonado servindo apenas como pontos de prostituição, bebidas e drogas.Não é legal nem para o morador ver, muito menos o frequentador identificar as áreas com esses tipos de deformidades desse jeito; revolta qualquer um e quem recebe a indignação maior é Triunfo com a impressão deixada da existência de baderneiros.Esse circuito atrativo é muito bom, importante para o pessoal mais jovem saber o valor cultural.
É uma falta e respeito ao patrimônio histórico da cidade por parte desses marginais e descaso demonstrado pela Prefeitura de Triunfo. Passou a ser indispensável a instalação dessa central para monitorar o movimento das diversas áreas.Se existem essas câmeras há anos por que ficarem protelando?
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirDescaso e tristeza são as primeiras palavras que me vêm à cabeça ao visitar minha cidade. A estrutura física das praças estão mal conservadas e refletem a ausência de zelo e a despreocupação com boa apresentação necessária não só para os turistas, mas acima de tudo para nossa população. Alguém precisa cuidar desse lugar tão bonito e mal administrado.
ExcluirTRISTEZA, VÊ uma situação dessa, isso não é gente que fez isso, é um marginal / vândalo irrecuperável. Se houvesse punição rígida não aconteceria isso e a comunidade local tem que se mobilizar prá identificar e ajudar tb. a proteger o Patrimônio Público, embora apenas a CONSCIÊNCIA DE CADA CIDADÃO É A PARTE QUE LHE TOCA.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluir, A destruição de obras de arte e ao patrimônio público, tem sido uma constante no nosso país, que por ignorância e selvajaria acabam com nosso patrimônio.
ExcluirEM BREVE COLOCARÃO BUSTO MAIS INTERESSANTE,NÃO QUEREM DESTRUIR DE UMA VEZ PARA NÃO DAR O QUE FALAR,FAZ TEMPO, TUDO QUE FAZ PARTE DO PASSADO AQUI EM TRIUNFO NÃO PRESTA.COMO SE NOSSA HISTORIA NÃO TIVESSE NENHUMA IMPORTÂNCIA.
ExcluirParece que o escrito por Maquiavel estava certo, pois com o povo tendo o que quer, não o que precisa, tem-se o amor de todos.Políticos corruptos conseguem continuar no poder e surpreendentemente, reelegerem-se. E como se paga para assistir a um espetáculo circense, paga-se aqui para ser palhaço e malabarista, fazendo rir aqueles que te fazem sofrer. Vive-se em um curral eleitoral, como fora lecionado brilhantemente pela jurista e professora especialista Maria Girardi. Não se pode dar educação e saúde ao povo miserável, pois romperão os cabrestos. A política brasileira é mestra neste quesito. Devolver os tributos em forma de melhorias às condições mínimas parece utópico, faz-se necessária uma revolução do povo, de forma pacífica e ordenada, mas contundente. Estamos às vésperas do primeiro passo à revolução, basta que o gigante mostre sua força. Faça da sua opção nas eleições, uma reivindicação.
ResponderExcluirO que o prefeito Luciano Bonfim tem haver com essas coisas normais em toda cidade? Querem fazer tempestade em copo d' água.Venha assumir o cargo pra saber como é difícil. Se faz o que pode o resto passa sem problemas.
ExcluirO nível de educação de um povo também é medido por estes atos,e o que é pior,todos pagam por isso!
ExcluirComo se não bastassem essas evidências de gestão irresponsável e negligente com tudo que significa importante para o turismo desse lugar se comprova a omissão dos moradores mais esclarecidos, inclusive residentes próximos a essa estátua da praça.
ResponderExcluirSerá que já prestaram queixa na Delegacia de Polícia? Deve-se apurar a autoria. A prefeitura é responsável pelo bem público .Cobrem a recuperação também.Que sacanagem.
ExcluirMerece pegar quem fez isto e corta as mãos pra nunca mais falta com o respeito ao ser humano que deu nome ao sertão
ExcluirAs pessoas e os dirigentes dessa cidade definitivamente não conseguem cuidar do bem público, olhem o estado de conservação desse busto que fica na frente do museu. Quase todo destruído! E o pior é que fica tudo por isso mesmo, ponto final. Absurdo e vergonhoso!
ResponderExcluirO vandalo com serteza q o satanaz em pessoa.quem f isto nao e gente e o cao filho de uma vaca
ResponderExcluirEm nossa querida cidade Triunfo passaram a adotar essa nefasta prática de vandalismo e inutilizaram a estátua do Monsenhor Eliseu Leal Diniz, na praça do mesmo nome, uma verdadeira insensatez para uma peça artesanal que apenas embelezava a cidade e representava o reconhecimento prestado pelo conterrâneo "Lobinho" e demais habitantes a um religioso triunfense. Quero mesmo saber qual a providência que será tomada, pois até o presente momento nenhuma queixa formal foi registrada na Delegacia de Polícia, local.Triunfo está mudando seus costumes.....para pior.Lamentável!!!!
ResponderExcluirJÁ TINHA ME ANTENADO E ATÉ COMENTADO ESTE FATO Carlos Ferraz.. O BUSTO DE MONSENHOR ELIZEU DINIZ NA PRAÇA MONSENHOR ELIZEU DINIZ SÓ COM UMA ORELHA. E OLHEM QUE FAZ TEMPO. MAIS COMO SOU TAXADA DE DOIDA E AMOSTRADA NINGUÉM DÁ MUITO VALOR KKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirPrimeiro rasparam a parte do tórax daquele busto . Depois foi a orelha, ninguém se movimentou.Agora o olho direito e todos continuam sem indignar-se. Em breve haverá a degola final, para testar a omissão de um povo que adora ficar sem tomar qualquer posição quando existe necessidade. Sei não....É por isso que coleciono antipatias secundárias e gratuitas.
ResponderExcluir