sábado, 24 de maio de 2014

EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DA LIBERDADE DOS IMPOSTOS, BONECOS SÃO ENFORCADOS

 
Esta semana, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) divulgou que, até dia 31 de maio, o rendimento bruto do contribuinte será destinado apenas para o recolhimento dos tributos federais, estaduais e municipais. Então, para marcar a elevada carga tributária do País e lembrar o Dia Nacional da Liberdade dos Impostos, comemorado no próximo domingo (25), dois bonecos simbolizando os contribuintes foram enforcados ao lado do Impostômetro, localizado na UNINASSAU, na Rua Joaquim Nabuco.
 
As peças ficarão no local  até o fim do mês de maio, pois a data marca a libertação dos impostos. Durante o período, o impostômetro fica envolvido por uma faixa preta em sinal de luto e protesto.

O coordenador do Impostômetro em Pernambuco, Sérgio Murilo Filho, explica que a ação tem o objetivo de conscientizar o cidadão dos seus direitos. “É dever de todos pagar impostos, mas é preciso uma contrapartida do governo, que deve prestar serviços nas áreas de educação e saúde, por exemplo, de forma satisfatória”, ressalta.
Este ano, o brasileiro trabalhou 150 dias somente para pagar impostos, taxas e contribuições aos cofres públicos. Em 2012, o contribuinte cumpriu suas obrigações tributárias com o Fisco um dia mais cedo.
 BRASILEIRO TRABALHA CINCO MESES POR ANO SÓ PARA PAGAR IMPOSTOS, APONTA IBPT
Até dia 31 de maio, o rendimento bruto do contribuinte será destinado apenas para o recolhimento dos tributos federais, estaduais e municipais. Ou seja, faltam dez dias para o trabalhador começar a trabalhar para si próprio. As informações integram estudo “Dias Trabalhados Para Pagar Tributos – 2014″, do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)
O estudo este ano traz a comparação com dezenas de países que possuem elevadas cargas tributárias, inclusive superiores a do Brasil, nos quais os cidadãos destinam menos dias de trabalho para o recolhimento de tributos.
“O Brasil exige que o cidadão trabalhe mais do que os habitantes de países como a Hungria, onde são necessários 142 dias para o pagamento de impostos; a Alemanha, com 138 dias; e a Bélgica, onde a média é de 102 dias de trabalho”, afirma Olenike.
O executivo ressalta que a quantidade de dias trabalhados no Brasil se aproxima da Noruega, País em que o cidadão destina 154 dias de trabalho, mas obtém qualidade de vida superior. “Se incluirmos os gastos em saúde, educação e outros serviços particulares, o brasileiro destinará uma parcela ainda maior de seus rendimentos para compensar a ineficiência do governo.
Fonte: NE 10 PE

Um comentário:

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!