quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

LITERATURA: JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS GANHA HOMENAGEM DO DOODLE DE "LARANJA LIMA"



José Mauro de Vasconcelos, famoso escritor brasileiro, foi homenageado em seu 95° aniversário noDoodle do Google desta quinta-feira (26). O desenho que substitui o nome do buscador lembra sua principal obra, o livro "Meu Pé de Laranja Lima", de 1968. Outros sucessos do autor são "Banana Brava", que contava a história de homens do garimpo, e "Rosinha, Minha Canoa", o primeiro título de sucesso de José Mauro.


Quem foi?
O escritor, nascido em 26 de fevereiro de 1920, no Rio de Janeiro, era filho de uma família portuguesa que migrou para São Paulo. Como seus pais tinham poucos recursos, José teve que ir para o Rio Grande do Norte, em Natal, onde foi criado pelos tios. Já adulto, ele entrou na Faculdade de Medicina da capital potiguar, mas abandonou o curso no segundo ano e retornou ao Rio de Janeiro em busca de melhores oportunidades.
De volta a sua cidade natal, José Mauro trabalhou nas mais diversas áreas: foi carregador, instrutor de boxe e garçom, até conseguir uma bolsa de estudos na Espanha. Desanimado com a vida acadêmica, ele abandonou os estudos após uma semana e foi percorrer a Europa. Junto com os irmãos Villas-Bôas, o escritor atravessou a região do Araguaia, onde conheceu o ambiente e lutou pelos índios. 
Em 1942, ele estreou na carreira literária com o livro "Banana Brava", que refletia sobre o mundo dos homens do garimpo. A seguir veio "Rosinha, Minha Canoa" de 1962, o seu primeiro sucesso. Mas o livro "Meu Pé de Laranja Lima", lançado em 1968 que rendeu a fama do escritor. A obra é baseada em experiências pessoais de José Mauro e retrata o choque sofrido na infância com as bruscas mudanças da vida.

Curiosidades
José Mauro de Vasconcelos tinha como principal característica o fato de escrever livros rapidamente. "Meu Pé de Laranja Lima", por exemplo, foi escrito em apenas doze dias. O principal sucesso de José Mauro, foi posteriormente adaptado para as telas: dois filmes e três telenovelas foram inspiradas no livro. 
Além de escritor, o carioca foi também ator, e morreu aos 64 anos de broncopneumonia, em São Paulo. 
Fonte: Google
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!