quarta-feira, 30 de setembro de 2015

POPULAÇÃO ESPERA CONSTRUÇÃO DO ABATEDOURO DE TRIUNFO



Chega-se à triste e realista conclusão, após analise isenta, sobre  a condição lamentável de cidade turística na categoria de Triunfo, encontrar-se quatro anos sem ambiente destinado para o tradicional e necessário abate de bovinos, suínos, caprinos e ovinos. Infelizmente o prometido abatedouro público municipal. Assunto discutido em sucessivas reuniões acontecidas na Câmara de Vereadores ( transmitida pela Radio Triunfo FM) que tentou de forma tímida agir como intermediária, mas sem sucesso. Na última ocasião ficou patente a obra ser iniciada depois da reforma do improvisado e condenado ponto, improvisado na vizinha cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, cumprindo assim exigência do Ministério Público de Pernambuco - MPPE.

Apesar de todo o coletivo empenho ansioso desprendido e apresentado naquele devido momento, diante significativo número de presentes no salão plenário, nada portanto conseguiu sair do papel e nem tão pouco passou mais a ser comentado entre os abnegados profissionais denominados secularmente marchantes, representantes da Casa Legislativa e ilustres defensores da atual gestão administrativa ocupante do Governo em três oportunidades. Acontece que a princípio, todos os grupos estavam bastante entusiasmados devido mais outra promessa ilusória, que inclusive anunciava supostos investimentos conseguidos nas esferas superiores, prevendo diversos empregos diretos e indiretos.

Declarou--se alto e em bom som, no programado encontro formalizado com bastante antecedência,  que seria preciso acontecer ação providencial para levantar em pouco tempo um matadouro reduzido , mas oferecendo esse capacidade para abater pelo menos cinquenta diferente animais a cada dia se preciso fosse. Além de cumprir rigorosamente todas as exigidas normas sanitárias dentro da legalidade. Alguém entre os presentes no plenário, alegou também ser dos primeiros na região a possuir sistema de tratamento dos resíduos líquidos e sólidos, capaz de transformar toda a matéria prima de descarte em adubo orgânico após a ação de bactérias e micro-organismos.No entanto tudo não passou de mais uma ilusão...

Segundo os aspectos básicos expostos no conclave discursivo, ordeiro, pacífico, determinado, a  finalidade principal seria garantir ao consumidor em geral, produto seguros onde não houvessem riscos de contaminação. Tudo ao inverso da imundice gerada que a população está sujeita depois que destruíram de forma precipitada um dos melhores do Estado - porém condenado por estar incomodando a área urbana. Esse retrocedimento no tempo na verdade é lamentável: Como pode a população aceitar dentro da normalidade exercerem a prática de abate num ambiente impróprio, desolador e tão vergonhoso?  E o transporte "mascarado" em veículo sem refrigeração adequada? Onde não consta higienização...

Agora  existem prenúncios acumulados que a situação pode tomar rumo contrário e gerador de consequências incalculáveis, podendo facilitar a providência definitiva. Depois do anúncio recente da Promotoria de Justiça, relativo ao fechamento do abatedouro do município de Santa Cruz da Baixa Verde. Atuação que deveria ter acontecido muito tempo antes, devido a visível falta de higiene  e pouca estrutura para satisfatório funcionamento. Tudo isso vindo corroborar na demonstração inequívoca sobre falta de políticas públicas na pasta de competência da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que pelo constatado pouco ou quase nada tem contribuído para justificar sua existência.Talvez  sem receber devido apoio...

Não resta a menor dúvida de que é grande expectativa a partir de agora, diante o cenário absurdo que surge e passa a ser assustador: marchantes triunfenses podendo a ser obrigados fazer abates semanais em matadouro particular no Município de Afogados da Ingazeira, a cerca de 100 km. sob a desculpa de constituir-se determinação da Adagro, órgão fiscalizador do Estado, criando a lenda dos Matadouros Regionais, sem previsão.Cabe ao Executivo descer do pedestal, reunir profissionais do setor e resolver de vez o crescente problema, provocado devido falta de diálogo anterior. A única solução racional é utilizando prerrogativas, construir outro matadouro em espaço adequado, adotando parceria desejada pelos comerciantes, dispostos compartilhar custos,Fica a sugestão...

23 comentários:

  1. Ferraz, parabéns pela excelente matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao invés de discutir as questões relativas do cotidiano na comunidade e levantarem propostas que façam parte de um documento que norteie o debate e a ação em favor da melhoria do município, o prefeito costuma escutar somente os bajuladores. Termina siando tudo errado.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Está sendo marcada até o fim do mês uma reunião dos marchantes com apoio do Grupo Natal, Grupo Adeildo e outros interessados que se propõem contribuir com recursos, terreno e materiais para fazer valer o direito de construir aqui o Matadouro Público como exige a Adagro e não fazer abate nas outras localidades o que parece idiotice, porque essa estória de instalarem abatedouro regional é somente conversa mole para boi dormir.Querem se livrar da responsabilidade e se eximir da culpa de haverem destruído o anterior sem antes providenciarem algo que o substituísse Se não deu resultados nos poucos municípios que tentaram implantar, por que haverá de aprovar em Triunfo?

      Excluir
    4. DEUS PERMITA. TRIUNFO FICAR SEM MATADOURO É UM ATRASO.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    6. contra tudo isso apoio doutor terto pra prefeito 2016

      Excluir
    7. Fernando Santos com muita propriedade falou corretamente. Este governo está fadado e sempre esteve a isto. Já não bastassem os escândalos desta administração com ações promovidas pelo Ministério Público, com um relatório escandaloso do Tribunal de Contas onde pede explicações a prefeitura de uma diferença de quase sete milhões de reais e que foi aprovada pela Câmara de Vereadores, ainda temos que conviver com as prévias das eleições de 2016 já antecipadas, com uma campanha adiantada, ilícita, em visitas aos sítios e fazendo já o uso da máquina Publica administrativa com o escopo de eleger o seu sucessor. Já estão oferecendo mundos e fundos, cargos e dinheiro, pequenas festinhas, um bode assado aqui, uma galinha guisada ali em visitas aos sítios, distritos, nas comunidades mais carentes e sem discernimento necessário para entenderem que a corrupção começa exatamente neste momento. Precisamos combater essa prática de corrupção, da formação destes corruptos e corruptores e banir de vez da nossa sociedade estes que querem se manter no poder para continuarem a deitar e rolar nas tetas generosas da prefeitura.

      Excluir
    8. Governo corrupto igual aos dos seus primos Eduardo e Maninho.

      Excluir
    9. Sr, Sílvio Romero, por acaso o senhor se responsabiliza pelos atos de qualquer familiar seu? Se o Senhor acha que os meus primos são corruptos e que tem provas disso, faça o que deve ser feito. Exerça o seu papel de cidadão e denuncie. Isso se tiver provas posto que se não tiver, quem estar´´a em maus lençóis é o senhor. Quanto a mim, disse e continuo afirmando que não comungo com as ideias políticas de meus primos mas somos parentes e vivemos em harmonia como toda e qualquer família que saiba reconhecer a instituição familiar. Diferenças políticas é outro assunto e não discutimos. Quando quiser se referir a mim que o faça mas não queira fazer comparações. Sou bastante diferente do que dizes, comentas e não há perdão para quem se aproveita do dinheiro suado do povo. pode ser quem for, a mim não interessa.

      Excluir
  2. Esse fato vem chamando bastante atenção nos último dias, porque prejudicado será a população que receberá a carne bem mais cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Soube que a medida de fechamento foi corretíssima porque já enfrentava críticas dos profissionais de saúde, A qualidade do serviço dizem era péssima. Como pode prefeitos de municípios concordar ? E para que servem vereadores nesses lugares?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. sargento cesar sumiu do mapa. calou o bico sobre o matador

      Excluir
    5. As pessoas que nunca sentiram cheiro do povo e sim do poder geralmente costumar agir dessa forma, na menor dificuldade fogem igual ratos do porão. Assim com esse senhor deve ter outros por aí.

      Excluir
  3. EDVALDO GOMES DA SILVA16 de setembro de 2015 às 14:55

    AGORA VAI SER MAIS DIFÍCIL ESSA SUGESTÃO DE CARLOS FERRAZ ACONTECER PORQUE A PREFEITURA ALEGARÁ ENFRENTAR DIFICULDADES NO REPASSE DE VERBAS DO GOVERNO FEDERAL DIANTE DO CENÁRIO ECONÔMICO. NO ENTANTO, APÓS ESTA DISPOSIÇÃO DOS COMERCIANTES DE CARNE EM CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DE UM MATADOURO LOCAL EM PARCERIA, SE NÃO VIER ACONTECER PODE-SE IDENTIFICAR NEGLIGÊNCIA COMPLETA DA PREFEITURA QUE ANTES JÁ CHEGOU A SER NOTIFICADA PELO MPPE E ADAGRO TRÊS VEZES PELO NÃO CUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS PACTUADAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria do Carmo Barbosa16 de setembro de 2015 às 16:01

      Lembro que por causa daquele matadouro que foi transferido da matança para o sítio Bom Jesus, muito funcionário aqui virou patrão e se organizou na vida.

      Excluir
  4. Ao rever essas fotos estampadas no blog Opinião posso constatar a repetição de cenas de vandalismo e depredação do patrimônio público e privado que tornou-se banalidade nos casos mini ceasa, matadouro, grupos escolares e imóveis antigos da sede, É como se as autoridades não tivessem nada a ver com isso.Ou não tivessem capacidade para resolver a situação, que nitidamente escapou do controle. Prova disso foi a guerra travada entre prefeitura e marchantes no período de demolição do matadouro, onde estavam presentes várias viaturas da policia militar que nunca aparecem para prender bandidos na cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. No final, o saldo de destruição pôde ser visto em imóvel público danificado, telhas quebradas e portas arrancadas. Mas a ação policial limitou-se a impedir consequências mais graves na briga programada do prefeito e assessores.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez volta à tona o que tanto foi questionado durante muito tempo e que gerou por parte de muitos com as minhas críticas acerca da destruição do matadouro. Não há mais dúvida, o povo da cidade compreendeu o que foi divulgado à época, o quão indigno foi a derrubada de uma patrimônio público sem autorização, com abuso de poder e principalmente por terem dado fim a todo o equipamento do matadouro. Quis impingir o gestor da cidade a mudança do matadouro, das atividades ali realizadas para Santa Cruz da Baixa Verde que desde aquela época já se sabia que o matadouro de lá não tinha condições de fazer o abate dos animais de Triunfo pois o mesmo não tinha e nunca teve a mesma estrutura. A época a desculpa era a construção de uma escola e mesmo sem ser feito um estudo de solo para saber se havia condições de se construir uma escola naquele lugar, houve a construção e provavelmente à frente aparecerão os problemas já que aquele solo estava contaminado pelo excesso de sangue e sal que durante muito tempo esteve sendo usado naquele lugar e outros componentes. Os problemas já começam a acontecer e muitos outros virão. Não adianta querer tapar o sol com a peneira e quererem demonstrar aquilo que nunca se tornou realidade a não ser a dura realidade de um enorme prejuízo dos equipamentos que sumiu, dos marchantes que ficaram sem condições de trabalhar e nas incertezas. Querem agora o que? Mandar esses trabalhadores honestos para Afogados da Ingazeira pagando uma fortuna e ainda no final ter o aumento do produto levado para o consumidor? Mais um tiro no pé! Resta pedir à Deus que estes comerciantes que estão dispostos a contribuir, realizem o sonho destes profissionais já que outros problemas como a construção da Rodoviária, Mercado Público e tantas outras coisas já é pura utopia.

    ResponderExcluir
  7. FRANCISCO ALVES DE ALMEIDA22 de setembro de 2015 às 06:22

    MUITO BEM SENHOR TERTO DISSE TUDO QUE MUITA GENTE NECESSITA OUVIR PARA CRIAR VERGONHA NA CARA E DEIXAR DE APOIAR ESSES POLITICOS DESALMADOS DE TRIUNFO QUE ESTÃO AFUNDANDO DE VEZ O LUGAR E AINDA APRESENTAM OUTRO ELEMENTO SEM FUTURO PARA REPRESENTAR UMA SÉRIE DE IRREGULARIDADES OCORRIDAS NAS SEQUENCIADAS GESTÕES.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!