quarta-feira, 30 de setembro de 2015

TRÂNSITO DA CIDADE PODE MELHORAR COM ABERTURA DE ARTÉRIA

 

Estudos anteriores projetados com bastante antecedência previam para entrar em obra desde agosto do ano passado, o trecho da Avenida Frei Fernando entre os terrenos de Manoel Gastão e Convento São Boaventura, no Bairro da Liberdade, Zona Norte de Triunfo,  que deve seguir até o recém-aberto Loteamento de propriedade do empresário Adeildo Pereira de Souza, paralelo com a Avenida José Bezerra, Centro e Avenida Dr. Cordeiro Lima,  Bairro da Encruzilhada, com recursos assegurados da Caixa Econômica Federal ( CEF), provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC). O custo para realizar a abertura e prolongamento dessa malha viária  estipulado ficou mais reduzido pelo fato de não haver muita desapropriação a fazer

A instalação desse novo corredor urbano sustentável e inovador, visa transferir os veículos das artérias principais e poderá ser realizado quando licitarem, dentro de diferente contexto de construção. Em vez  de uma via expressa sem calçadas, haverá na proposta atual a aspecto de continuado parque florido a partir da Rua Manoel Paiva dos Santos, Bela Vista, valorizando a estética da programada área para fluxo alternativo com pelo menos duas pequenas pontes que facilitassem o acesso. A ideia central é integrar mais a parte nos bairros periféricos, compartilhando espaços para ciclovia e passarela de pedestres.Precisam somente de ajustes para transformar o local e evitar o máximo de interferências  no trajeto original.

Esse antigo projeto que defende outras opções na mobilidade da cidade foi herdado a partir de conversas entre moradores dos bairros envolvidos realizadas por volta de anos 1990  e repassado aos sucessivos gestores que assumiram a gestão municipal, sem receber dos mesmos a devida importância, apesar de aprovarem. Acharam talvez ser investimento para futuro e desnecessário naquele momento em uma cidade mais voltada para funcionar o trânsito no entorno do Lago João Barbosa, sem visualizar outras alternativas, que no entanto os próprios se encarregaram de inviabilizar com autorização das equivocadas obras  resultantes da imobilidade: Academia da Cidade, Calçadão do Lago,  Pátio de Eventos e Monumento do Avião













8 comentários:

  1. Essas intervenções nunca eram para ter sido implantadas na cidade que possui uma arquitetura voltada para o neo-clássico, predominando as formas geométricas e simétricas marcantes em alguns belíssimos casarões que ainda restam, pois dezenas deles foram destruídos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resultado das obras realizadas sem o mínimo de planejamento

      Excluir
    2. Excelente a sugestão.

      Excluir
    3. Ednaldo José dos Santos11 de setembro de 2015 às 10:32

      A requalificação da área é desconhecida pela maioria dos moradores pode , estar voltando a ser tema de pauta agora pelo poder público.

      Excluir
  2. O estilo arquitetônico sóbrio também influenciou casarões daquela praça que fica por trás da Igreja Matriz , com frentes destacadas e aquela mureta para cobrir o telhado (platibanda) no alto da fachada que também serve como suporte para estatuas e jarros decorativos em mais duas outras ruas próximas mais embaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que poucos sabem identificar a arquitetura neoclássica em residência de Triunfo. Pois tomem o exemplo acima, com essas dicas fica mais fácil, porque elas mantém a nobreza das linhas arquitetônicas sóbrias, sem excesso de curvas, laços, flores e folhagens típicas do rococó e sem os ornamentos exagerados do barroco.

      Excluir
  3. PATRICIA GOMES DE SOUZA11 de setembro de 2015 às 18:06

    COMUNICO AOS SENHORES Q ASSUNTO AQUI TRATADO É DE IMOBILIDADE URBANAE NÃO ARQUITETÔNICO

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!