Tem comprovado as estatísticas que onde existe grande vulnerabilidade social, há mais ocorrências de violência. Precisa-se a nova gestão municipal atuar de forma integrada em áreas com precárias condições de moradias e ausência de equipamentos públicos. Esses setores, como Alto da Boa Vista, Alto do Cansanção, Alto do Bom Jesus e Alto das Almas, possuem dificuldades reconhecidas de transporte, abastecimento, coleta de lixo, saneamento, atendimento de saúde, implantação de praças e instalações para a prática de esportes, creches e escolas em tempo integral. Necessitando portanto de apoio paralelo a medidas de forte ação do poder municipal no apoio ao combate da violência, incentivando organização de Conselho Municipal de Segurança Comunitário, que pode funcionar integrada à Guarda Municipal, Agentes de Saúde e CRAS ( Coordenadoria Regional de Assistência Social). São iniciativas que promovem a inclusão social direcionada disponível para toda a comunidade,
Essas benfeitoras obrigatórias da administração pública municipal, que geralmente termina sendo utilizada como efeito do paternalismo e assistencialismo, que a princípio são negadas devido ausência de compromisso de sequenciadas gestões que se intitulam estritamente popular sem justificarem-se nas ações diárias, terminando pela falta de oportunidade desses moradores escanteados - até que seja cadastrado para receber algo, por meio da via de algum politiqueiro, que lhe desrespeita, quando negocia seu próprio direito constitucional – ser grande aliado da violência urbana. Existem também necessidades de parcerias com a sociedade: ONGs Igrejas, Associação Comercial, Clubes, Educandários, para a geração de oportunidades de trabalho. Adiantando que em relação à Guarda Municipal - essa quando devidamente ampliada para o número ideal e não efetivo, somente figurativo – podendo redefinir suas atribuições na prevenção e antecipação de conflitos, atuando ao lado da Polícia Militar.
Por: Carlos Ferraz
Editor/ Triunfo - PE
No Brasil do século XXI, esses fatos se repetem em vários governos.
ResponderExcluirDEVE-SE FALAR DO PARADOXO DE SE IMPOR MEDIDAS QUE VISEM AO CORTE DE GASTOS NAS ÁREAS PRIORITÁRIAS. NÃO ESTÃO DIMENSIONANDO AS FERIDAS QUE NÃO CICATRIZARÃO AO LONGO DOS ANOS.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirDeve-se é apostar na melhora do serviço de inteligência da Policia Civil para conter as investidas criminosas contra agências bancárias.É considerável absurdo o numero baixo do efetivo do Interior de Pernambuco, onde há municípios inteiros com menos de três policiais militares à disposição para enfrentar bandidos em ação.
ExcluirOs bancos têm uma parcela de responsabilidade. Hoje, a polícia se serve de imagens um, dois dias depois, mas poderia haver, por exemplo, um acionamento automático durante uma ação em tempo real, além de tecnologias para destruir cédulas.
ExcluirVejo que o assunto terminou sendo desviado da proposta do que o editor publicou. Vai-te!
ExcluirDo ponto de vista de sugestões o prefeito João Batista estará abastecido para toda gestão, o interessante é saber de onde tirar recursos para as realizações.
ExcluirAdmiro muito o trabalho desempenhado por esse grupo sensacional do jornal, que sacrificam a própria comodidade em nome de ideais de liberdade e a independência desse povo de Triunfo que parece gostar de ser prisioneiro do sistema.
ResponderExcluirProsaicamente falando, dir-se-ia que "não se cobre um santo para se (des)cobrir outro.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirSomente acredito no sucesso da próxima administração se o prefeito eleito formar um secretariado padrão para lhe dar competente suporte fazendo o diferencial.
ExcluirNo plano de prestação de serviços sociais, já não há dúvida de que vocês se revelam como indispensáveis à fiscalização e promoção da cidade, inserindo-se portanto, como ferramenta principal e indispensável para obtenção e consolidação dos fundamentos e dos objetivos fundamentais de uma administração pública responsável, especialmente defendendo a cidadania e a dignidade da pessoa humana.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirA preocupação em colocar mais policiais nas ruas deve ser um dos nortes do trabalho do novo secretário. Na Polícia militar(PM), conforme número extraoficiais 5 por cento do efetivo estão fora de sua atividade-fim. Já segundo a Associação dos Delegados (Adepe), um terço da categoria está em cargos de diretoria, o que gera defasagem sobretudo em delegacias do Interior. Que governo fraco esse de Paulo Câmara, sem o seu padrinho o bichinho está perdidinho.
ExcluirO próximo mandatário deve investir na capacitação da sua equipe, adaptando novo estilo de administrar como motivação aos habitantes que estão cansados das mesmas pessoas no governo municipal sem render de forma satisfatória para difundir o município. Difícil é encontrar pessoas dispostas a compor esse cenário desgastado para aperfeiçoar.
ExcluirCada vez mais aumenta a credibilidade do Blog Opinião, especialmente em relação aos leitores que não são triunfenses, por ser notória a responsabilidade dos textos publicados investindo na divulgação do município no ambiente externo.Podem ter certeza que terão seu nomes gravados na historia do lugar para sempre, pois tantas sugestões importantes farão o próximo administrador adotar medidas que promovam a contenção de gastos e, consequentemente, um retorno aos trilhos do crescimento aproveitando a área do turismo com carro-chefe, que segundo informações de técnicos e marqueteiros encontra-se muito a desejar.
ResponderExcluirObservamos uma preocupação cada vez mais frequente com a qualidade do gestor. Entretanto, pouco se ouve falar por aí, sobre alguma avaliação de programas e políticas públicas a serem implementadas
ExcluirReduzir desigualdades sociais, sempre foi o objetivo desse grupo que participa do jornal desde o período da Casa do Estudante de Pernambuco, no Derby, Recife, ainda no tempo da Ditadura Militar.Tive oportunidade de contribuir com o papel para confecção dos mesmos.
ResponderExcluirVaaaammmooosss começar com as prioridades para os jovens, que serão os homens de amanhã.
ResponderExcluirRecursos teem: federais e estaduais,pior seria como pior fosse nos anos passados quando meu padrinho foi prefeito( Clementino Diniz) Marçal Maia,sr Aprígio e outros que a arrecadação vinha das bancas da feira livre...
Essa história que criança, jovem não podem trabalhar, acho errada. Como vão aprender uma profissao? Devem sim ter ocupação estudando e aprendendo a trabalhar.Mostrando para eles o que é certo e errado com limites das coisas.
Romeu Timóteo