A começar pela denominação chamativa - que segundo historiadores a citação é originária das divergências entre residentes instalados nas províncias vizinhas. O que parece ter amplo sentido, quando relaciona-se o nome Triunfo e a vitória obtida no enfrentamento direto contra habitantes adversários.Conta-se a existência naquele período de conflito respectivo, entre: família tradicional 'Campos Velhos', então poderosa clã dominante, no vizinho Município de Flores, com os poucos moradores existentes na povoação da Baixa Verde.
Fato que causou insatisfação maior, conforme relatam, após o surgimento de uma providencial formação de feira-livre no povoado, que antes existia sob o domínio de colonizadores instalados na aldeia da tribo Cariri, sobrevivendo das abundantes investidas nas práticas da caça e pesca. Essa suposta desaprovação da parte incomodada que ao tomar conhecimento da ousadia, terminou provocando grande discordância entre as partes.Quando nativos bastante revoltados, responderam aos mandatários demonstrando violência e declarando total independência do lugarejo.
Triunfo é conhecida pela altitude de 1.260 metros acima do nível do mar, apelação ecológica no clima ameno, fartura de: verduras, flores,hortaliças,frutos, legumes, natureza destacada, arquitetura neoclássica, que termina abrigando interessantes edificações antigas e históricas; pontos turísticos relevantes como: cachoeiras, lagos, riachos, bicas, poços, barragens, açudes, grutas, barreiros, fontes; cavernas, inscrições rupestres, mirantes, cacimbas, escorregadores; satisfatório número de hospedarias, bares, restaurante e lanchonetes; artesanato e comidas regionais típicas, além da receptiva comunidade. Não sendo à toa decantada em versos e prosas, no Estado, no País e no Exterior.
Cachoeiras
Cachoeiras
Editor/ TRIUNFO - PE
Não vejo como se ajustar as variáveis relacionadas a Triunfo sem as maravilhosas sugestões dessa equipe do Opinião.
ResponderExcluirMaravilha de cidade, muito bem divulgada pelo blog Opinião. Parabéns!
ResponderExcluirAqui vejo com atenção serem propostos os melhores projetos para que causem impacto social e econômico.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirNão restam dúvidas acerca do encantamento com a natureza privilegiada que Triunfo tem. Não há dúvidas acerca do clima que mesmo sendo castigado por esta seca que parece interminável, ainda possui uma brisa fresca que ameniza o inferno de calor das cidades circunvizinhas. É necessário, porém, que se faça alguma coisa e urgente acerca dos crimes ambientais que ocorrem no município e bem diante dos nossos olhos. Uns ficam somente a olhar e não se atrevem a denunciar porque possuem o corriqueiro medo de serem perseguidos assim como outros que tiveram a ousadia de denunciar. Parece que tudo nesta cidade, o medo, a perseguição aqueles que não admitem o abuso de poder daqueles que se encontram em posições políticas atreladas aos grandes escândalos, são as que continuam a infligir à Lei e poder executivo, conivente, pousa de olhos fechados em detrimento aqueles que são menos favorecidos. Não quero dizer com isso que todos deveriam ser criminosos ambientalistas mas que estes "donos" da cidade, sejam punidos, que suas aberrações ambientais sejam embargadas, e que seja protegido o meio ambiente assim como o patrimônio histórico e cultural. É lastimável ver como os riachos, córregos, assim como açudes estejam sendo alvo de depredações. Não precisa ir longe para ver isso. O próprio poder público ´´e conivente com a situação pois ele mesmo comete o assoreamento de riachos, sujam os mesmos e desgraçam com as nossas matas ciliares. A natureza de Triunfo pede socorro. As chovas estão para chegar e estes riachos, córregos que estão sendo invadidos, que estão sendo assoreados, precisam ser olhado por toda a população como uma preocupante ação de criminalidade assim como todas as queimadas criminosas que estão acontecendo. O ministério Público por sua vez, parece estar alheio a tudo o que está acontecendo. Que Deus tenha piedade pois se dependermos do povo que se omite, que se acovarda e dos fiscais da Lei com os vereadores e Ministério Público estaremos fadados a termos a desertificação muito em breve.
ResponderExcluirCOMPROMISSO COM O FUTURO É O QUE VEJO DA PARTE DA ADMINISTRAÇÃO QUE VAI ENTRAR E TEM QUASE TUDO PARA ACERTAR, PORQUE DEMONSTRA MAIOR SENSIBILIDADE.
ResponderExcluirRealmente eu vejo um grande compromisso da parte do Prefeito que entroi, mas alguns Secretários que ele manteve e os que ele colocou, nada haver. Compromisso nemhum pelo Município, só pelo bolso.
ResponderExcluir