Há muitos anos defende-se em eventuais publicações a transformação do quase centenário prédio do antigo Matadouro Público , denominado "Matança", situado na Rua Tenente Siqueira Campos, Alto da Boa Vista ser transformado em espaço cultural, a exemplo do 'Museu do Careta de Triunfo", mas não prosperou devido tantas incertezas para a respectiva atuação e ausência do planejamento necessário. Esse ambiente deveria ser recrutado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos, aproveitando o embalo inciado na recente gestão, visando abrigar ações determinadas de um programa criativo a ser iniciado para justificar melhor novidades criteriosas.É importante lembrar que se teve num momento onde se poderia receber apoio necessário produzido via o Ministério da Cultura, com o pernambucano e conhecido ex- titular da pasta, deputado-ministro Roberto Freire.
Algumas pessoas ironizam as sugestões apresentadas simplesmente movidos pela lamentável inveja e recalques improdutivos.Isso por não conseguirem demonstrar a necessária visão administrativa e nem qualquer sentimento nativista. Apesar das tentativas frustradas,poderiam às vezes contribuir nas ações públicas definitivas que resolveriam carências.Seja depois de estruturado, regularizado e divulgado aos quatro ventos, aberto diariamente ao público a partir das 9 h até 16 h com equipamentos instalados, no sentido de oferecer aos artistas, entidades, moradores comuns, visitantes e turistas, relacionados pontos culturais esclarecedores, oficinas, exposições, além de aconselhamento a respeito da gestão de seus projetos e empreendimentos. Agendamentos precisam urgentemente serem feitos junto aos órgãos que possam contribuir na realização desse antigo sonho idealista.
O atendimento sendo feito por estagiários orientados que deverão, independente das mostras do acervo dessa tradicional figura representativa não apenas carnavalesca., fazerem um eficiente levantamento sobre as desmandas. Vale também apelar ao empreendedores, através do conhecimento existente noutras atuantes regiões ou parceiros como o Sebrae e a Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação,podendo resultar uma série de orientações de gestão e sustentabilidade, voltadas principalmente aos verdadeiros microempreendedores. Sobre a situação precária do imóvel - paredes sujas sem banheiros, portas e janelas quebradas e insegurança noticiada, o senhor prefeito assegura que o planejamento de reforma, estão no processo de captação de recursos.
A proposta é tornar a "Casa do Careta" ou "Casa da Cultura", um polo-âncora de territórios relacionados à criação artística dos bairros São Cristóvão, Boa Vista, Cruzeiro, Guanabara, Bom Jesus, Santo Antonio Liberdade, Saudade , que são mais próximos e tantos outras localidades interessadas., desenvolvendo a reconhecida capacidade da criação, relacionada a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, sob coordenação de vários monitores disponíveis nas diversificadas áreas. Tem-se como exemplos bem específicos, consagrados artistas locais, a exemplo do mestre "Nino" ( Abraão Alves de Almeida), "Chico Santeiro" ( Francisco Nogueira), "Correinha" ( João Correia Araújo), "Beto" (Roberto Karlayle Patú),"Marcelo" ( Marcelo Rodrigues) e tantos outros qualificados artistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!