terça-feira, 24 de novembro de 2009

RECEBIDO POR E-MAIL


CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE TRIUNFO



A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos realizou no dia 29 de outubro de 2009. O evento que aconteceu no auditório do Centro Educacional de Triunfo (Stella Maris), das 08:00h a 19h30min.

A Conferência Municipal é a etapa integrante da 2ª Conferência Nacional de Cultura, realizada pelo Ministério da Cultura e, com o objetivo de estabelecer os princípios e metas para a política cultural, teve como tema central: cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento. Outro objetivo era de eleger delegados para representar Triunfo na Conferencia Estadual que acontecerá na capital Recife, bem como, elaborar políticas públicas em prol da cultura, a fim de resgatar e garantir a identidade cultural de nossa cidade.

O Secretario de Turismo, Cultura e Desportos Evanildo Fonseca, presidiu a conferência abordando os eixos estabelecidos dentro do Plano Nacional de Cultura:

Eixo I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Eixo II - Cultura, Cidade e Cidadania
Eixo III - Cultura e desenvolvimento sustentável
Eixo IV Cultura e Economia Criativa
Eixo V - Gestão e Institucionalidade da Cultura.

No total, 85 pessoas representantes do poder público e da sociedade civil estiveram reunidas, durante todo o dia para discutir o tema. Os participantes foram divididos em 5 grupos, cada um responsabilizando-se por apresentar propostas para desenvolver a cultura no âmbito municipal, estadual e federal de acordo com eixos temáticos.

De acordo com o Secretario de Turismo, Cultura e Desportos, a Conferência atendeu às expectativas, uma vez que reuniu diversos artistas e pessoas envolvidas na luta pela promoção e desenvolvimento cultural em Triunfo, sugerindo, discutindo e participando efetivamente da elaboração das propostas que serão levadas para a conferência estadual e nacional.

O Secretário também destacou o grande apoio que tem recebido do Prefeito Luciano Bonfim, no sentido de dotar o município do seu Sistema Municipal de Cultura, que integrará futuramente o Conselho Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Sistema de Informações de Cultura do Município, imprescindíveis para que as Políticas de Cultura sejam efetivamente realizadas no município. “Pela primeira vez, Triunfo utilizou-se de um ato democrático para discutir os temas básicos de cultura. Considerando-se a amplitude e a interação dos setores representados, a administração pública utilizou-se de um mecanismo de participação para com maior prioridade atender às carências da cidade e conhecer mais concretamente as aspirações da população na construção de um Município mais democrática e cultural.”, declarou Evanildo Fonseca

No relatório que ora se apresenta, procura-se descrever de forma mais fidedigna possível a sequência dos procedimentos da Conferência, o seu desenvolvimento e, sem qualquer preocupação em dar um enfoque técnico mais apurado, as conclusões e recomendações efetuadas pelos grupos temáticos. A dinâmica democrática do Município de Triunfo está, desta forma, gradativamente aprimorando-se permitindo, de forma mais efetiva, que a administração pública e sociedade civil organizada construam coletivamente os planos, programas e projetos.

Este é mais um trabalho da Prefeitura Municipal de Triunfo, Melhorando a Vida da Gente.

Segue abaixo link com o Relatório Final da Conferencia Municipal de Cultura de Triunfo.
http://www.4shared.com/file/149904056/ee356895/RELATORIO_FINAL_-_I_CONFERENCIA_MUNICIPAL_DE_CULTURA_TRIUNFO.html

Departamento de Cultura - Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos - Prefeitura Municipal de Triunfo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!