sábado, 12 de dezembro de 2009

UMA CIDADE ESPETACULAR


As elevações montanhosas que se impõem no belo cenário local deste memorável - "Triunfo, a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima de Pernambuco", o "Oásis do Sertão" com inexplicáveis pinturas rupestres como material arqueológico, precisam com brevidade ter seus espaços destacados, preservados e divulgados pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes com abrangente campanha informativa. No setor existente na região Cajueiro / Lajes; gravuras pré-históricas de coloração vermelha numa pequena extensão rochosa secular. Apresenta desenhos que lembram animais, sinais, constelações, outras de formas indefinidas, usadas como possível meio de comunicação pelos povos habitantes não identificados do passado que poderiam ser índios, uma vez que em nossa terra povoaram os índios “cariris” em tribos variadas, conforme os aspirantes-historiadores. Como a pedra fica em área de difícil acesso e na zona rural, os registros devem ser relativamente preservados, pois é possível serem identificados desgastes nas rochas, resultantes de queimadas e da ação do tempo..
Como podem muito bem constatar o nosso torrão natal, um território completamente diferenciado dos demais recantos estaduais, cada um com suas diversidades, mas a gente se destaca com tanta riqueza de detalhes em todos os sentidos. Basta procurar, vasculhar, conviver, pesquisar e entender para se apaixonar e defender mais e mais a necessidade de administrações eficientes, sensíveis, visionárias, abrangentes, eficazes, diferentes, para impulsionar esse potencial maravilhoso. Infelizmente muitos são os que ignoram e deixam essas situações atrativas passarem indiferentes. Que lugar....

2 comentários:

  1. Sr.Carlos Ferraz!Bom dia!O que acabei de ler, me encheu de curiosidades !Que lugar Fantástico é Triunfo! E sua narrativa, me encanta, e acredito que encante quem quer que seja!Nos levando a viajar nos caminhos imaginários,tentando visualizar o que é narrado!Realmente,sua cidade é linda !Continue a divulgá-la!E esses sítios arqueológicos,devem ser fascinantes!
    Quando morava no Rio de Janeiro,na minha adolescência,pensava em ser Arqueóloga,com o tempo desisti,embora ame,tudo do gênero!Parabéns!Por tudo!Que as rosas sempre floresçam no seu lindo e bondoso coração!Muita Luz!
    R.Márcia-Educadora Física-Especialista em Idosos.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!Estimado amigo , Sr.Carlos Ferraz!Muito grata por postar meus comentários!Fico muito emocionada em lê-los!Gratíssima viu?E muito Amor para o Ano que vai nascendo!Muita Saúde!Muita Paz!Fé!Que o Sr. continue com muito sucesso aqui no Opinião e na vida em geral!Parabéns!Valeu!2009!
    Rosangela Márcia-Ed.Física-Especialista em Idosos.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!