quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SALVAÇÃO DE PRÉDIO HISTÓRICO


Foi com muita satisfação que vimos recentemente as obras de recuperação do antigo e destacado prédio da ex- Escola Paroquial, de arquitetura neoclássica, localizado na Rua Padre Ibiapina (Rua da Caridade), Centro, onde funcionou até o princípio do ano passado a Secretaria Municipal de Assistência Social serem realizadas, visando naquele imóvel ser instalada uma entidade subordinada à citada secretaria que encontra-se na área pertencente à Cooperativa Agropecuária de Triunfo Ltda - CATRIL, Praça 15 de Novembro, Centro, por aluguel e o espaço não comportar todos os setores dependentes. Muito boa iniciativa da gestão, uma vez que o fechamento do belo edifício centenário pertencente à Diocese de Afogados da Ingazeria e administrado pela paróquia local, além de implicar em um previsto final próximo anunciado - devido ao desuso e falta de conservação - seria um desrespeito à memória daquele educandário de trabalhos manuais que sob a direção das irmãs Emília e Lita Barros durante longa temporada constituiu-se em importante centro de formação de mão-de-obra para jovens e senhoras prendadas, dos sítios e da cidade e até de municípios circunvizinhos, ali aprendendo a desenvolverem seus talentos e sustentos.Construído no início do século passado e propriedade da Igreja Católica teve tradicionalmente as suas dependências voltadas para educandários como: o Colégio do Professor Pompílio Wanderley e o início do tradicional Colégio Stella Maris quando da chegada das freiras alemãs no Brasil foragidas da Segunda Guerra Mundial, 80 anos atrás. Naquele espaço ficaram instaladas enquanto levantavam o atual, hoje também necessitando de urgentes reparos e em campanha aberta a contribuições e donativos promovida pelo dinâmico jovem reitor do Seminário São Judas Tadeu, padre Mairton Marques, visando salvar sua estrutura física bastante comprometida.

Portanto: Parabéns!! Palmas para a administração!

2 comentários:

  1. Colocou-se neste espaço um relato importante sobre as duas falecidas professoras quem não foram reconhecidas. Quanto ao prédio, muito bonito mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Achei bonito este jornal reconhecer o que considerou correto da administração, assim é que deve ser.Errou cacête!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!