sexta-feira, 24 de setembro de 2010

UM NOVO OLHAR SOBRE A POLÍTICA


Este ano, indubitavelmente, as eleições devem alimentar muitas discussões e gerar grandes expectativas, como a necessidade de moralização do setor político, principalmente pelas diversas situações negativas que foram apresentadas aos cidadãos.
Nesse contexto, surge em meio à celeuma de depreciações uma voz que começa a fazer eco e se fazer presente na política brasileira: o jovem. Esse, que por um período se manteve calado – talvez por não vislumbrar um sistema político coerente com a teoria aprendida em sala de aula ou simplesmente pelo fato de não acreditar em uma possível mudança e moralização – hoje mostra um maior interesse em se fazer presente no meio e participar ativamente das decisões do País.
Recentes estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelam dados preocupantes da juventude brasileira: o desemprego na faixa etária entre 16 e 20 anos triplicou nos últimos 10 anos e menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos está cursando o ensino médio.
Dados alarmantes como esses têm levado os jovens a participar mais efetivamente da política no Brasil. Ainda é tempo de lutar para reverter a atual situação. As eleições de 2010 serão a oportunidade para que os jovens escolham representantes que lhes possibilitem, dentre outras oportunidades, o direito à educação de qualidade. Ela é a porta para as novas possibilidades. Não se pode esperar um bom futuro se a educação não fizer parte da trajetória.

5 comentários:

  1. Dia desses , pessoa da família a passeio na cidade, ouviu em salão de beleza ,gente da prefeitura dizer ser esse jornal da baixaria.
    Dizer a verdade não é baixaria, e esclarecer os moradores é dever do cidadão.Podem retrucar.Estão corretos...

    ResponderExcluir
  2. Voces defendem hoje coisas que no passado não defendiam.Melhor do que estar reclamando, falando mal, é sugerir.

    ResponderExcluir
  3. A Lei do Ficha Limpa surgiu de uma iniciativa da sociedade civil e foi promulgada pelo presidente Lula, em junho ùltimo, após aprovação no Congresso.Sua validade para as eleições deste ano, inclusive com a possibilidade de atingir atos passados, foi aprovada em julgamento do TSE.

    ResponderExcluir
  4. Em Triunfo os jovens tão começando a se movimentar, até tem um blog de um grupo deles. estão começando a ficar mais ativos como nos velhos tempos da ditadura.

    ResponderExcluir
  5. A reportagem realmente nos chama atenção pelo interesse e participação jovem nestas eleições.
    Tenho observado em muitos Estados brasileiros candidatos e candidatas disputando uma vaga para o legislativo, isto é reflexo de uma democracia crescente.
    Portanto, devemos apoiar a inclusão dos jovens no processo político, socio-economico e de inovação tecnologicos, a fim de evitar um contigente de adultos alienados e excluidos no futuro próximo.
    O Brasil precisa removar para vislumbrar novos e grandes líderes, pois, o país está carente, e, é urgente... Torço por vocês jovens políticos, sejam "ficha limpa", com ideologia e determinação.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!