sábado, 9 de outubro de 2010

FRAUDES EM CONCURSOS PÚBLICOS ESTOURA NA IMPRENSA PERNAMBUCANA‏

Recebido por E-mail

Pessoal, vejam a notícia que saiu hoje (07/10/2010) no Diário de Pernambuco. Caso vocês não lembrem, a empresa que realizou o concurso público em Triunfo, em dezembro de 2007 foi a Seta Consultoria e Serviços. Na época fiz a prova para o cargo de Pedagoga e fiquei abismada com a péssima qualidade da prova, que tinha erros conceituais graves e todas as questões, sem exceção, estavam muito mal elaboradas. Entrei com alguns recursos e foram todos indeferidos, porém sempre soube, tive certeza absoluta que tinha alguma coisa muito errada por trás daquela prova e do resultado. Eu levei ponto de corte, assim como a maioria das 13 pessoas inscritas para a vaga. Mas sempre soube que o problema não era meu e pude comprovar isso cinco meses depois, quando prestei concurso para o mesmo cargo de Pedagoga na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em que 294 pessoas concorreram a duas vagas. Esse concurso foi organizado pela COVEST, mesma empresa que organiza os vestibulares das federais. Fui aprovada e assumi seis meses depois de ser considerada incapaz para ocupar o cargo em Triunfo. Hoje, ao ler o noticiário, me deparei com a noticia abaixo. E fiquei mais surpresa ainda ao descobrir que a Seta tirou seu site do ar (www.setacs.com.br). Esse site mantinha, até poucos dias, o resultado dos concursos de Triunfo e Santa Cruz. Muito estranho, não é mesmo? Desconfio de que há algo de muito podre por baixo dessa história toda. Abraços.

Lurdes Vasconcelos.


Concurso: Prefeituras em estado de alerta. Tribunal de Contas investiga 11 empresas de consultoria por fraude nas provas.

Onze empresas de consultoria e planejamento, suspeitas de realizar concursos públicos fraudulentos, estão sendo investigadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ontem, o TCE encaminhou comunicado aos 184 municípios pernambucanos orientando que as prefeituras não promovam mais seleções por intermédios das empresas que são alvo da investigação por forjar licitações em diversas cidades do interior, principalmente na Mata Sul e no Agreste. Segundo o TCE, somente uma das empresas já realizou 26 concursos neste ano e está com outros 12 em andamento. Há risco de nulidade dos exames.
Segundo o TCE, uma das empresas já realizou 26 concursos neste ano. De acordo com a vice-presidente do TCE, Teresa Duere, uma denúncia chegou ao tribunal em abril deste ano por meio da ouvidoria, em relação à Prefeitura de Ribeirão, na Mata Sul. O município teria realizado um concurso fraudulento, supostamente com a conivência de pessoas da própria prefeitura. Até um analfabeto foi aprovado. Na época, o agricultor José Cavalcanti contou que acertou, "chutando", 21 das 30 questões da seleção para ocupar o cargo de vigilante. Segundo o Ministério Público de Pernambuco, o agricultor não cometeu crime por ter participado da seleção sendo analfabeto. Mas foi impedido de assumir o cargo.
Após a denúncia, a Coordenadoria de Controle Externo do TCE entrou com uma ação. "Descobrimos a existência de várias empresas que se organizaram em 'conluio' para ganhar licitações em prefeituras do estado. Algumas delas publicaram o edital do concurso no Diário Oficial da União e não na imprensa local ou regional como recomenda a Lei das Licitações, presumivelmente para que ele fosse lido por um número reduzido de candidatos", comentou Duere.
O procurador de contas Cristiano da Paixão lembrou que pela Constituição Federal, o TCE pode analisar o edital do concurso, antes mesmo da sua realização, determinando correção nas regras. O TCE também pode atuar mesmo após os candidatos aprovados já estarem trabalhando. O representante legal de uma das empresas citadas pelo TCE, a ASPERHS, com sede em Carpina, Josinaldo Santos, disse que o TCE estava equivocado. Ele garantiu que a consultoria tem documentos comprovando a idoneidade da sua participação nos mais de 100 concursos realizados. As demais empresas não foram localizadas pelo Diario.

Empresas investigadas:

1 - Comede
2 - Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento e Estudo Educacional e Cultural
3 - Select (Consultoria e Assessoria Ltda)
4 - J.S. Assessoria
5 - J.F. dos Santos Consultoria - ASPERRHS
6 - MGF - Serviços e Assessoria Ltda
7 - Ateplan (Assessoria Técnica e Planejamento Municipal Ltda S/C)
8 - DLA (Distribuidora e Assessoria Pedagógica Ltda)
9 - Seta Consultoria e Serviços Técnicos e Contábeis Ltda
10 - Ipedec (Instituto Nacional de Pesq. e Desenv. e Estudo Educacional e Cultural)
11 - C-Treino Consultoria Ltda

Fonte: TCE

10 comentários:

  1. Ei!Pergunta essa firma de quem é...

    ResponderExcluir
  2. A Assessoria de imprensa da Seta Consultoria, esclarece:
    - Foi incluida nas investigações do TCE em função do uso indevido do seu cnpj e endereço em licitações realizadas no agreste e não no sertão.
    - não realizou qualquer concurso no agreste, ou em qualquer lugar nos ultimos 02 anos.
    - o concurso realizado em Triunfo, não foi relacionado nas investigações do TCE.]

    Priscila L.
    Assessoria de imprensa.

    ResponderExcluir
  3. A quem pertence a firma Seta Consultoria e Serviços? Quem paga o salário da senhora Priscila L.? Como se dá a participação da firma em licitações? E porque a referida firma não realizou concursos nos últimos dois anos? E porque seu cnpj e endereço foram usados indevidamente em licitações no agreste? Por fim, porque a referida firma e seus donos sempre se mantiveram ocultos, nunca sendo divulgado o nome de seu proprietário nem de membros de sua equipe? Esperamos uma resposta objetiva da assessoria de imprensa.

    ResponderExcluir
  4. esta quadrilha em SC B.Verde e Triunfo passou os burro da familia e sabidos levaram pau

    ResponderExcluir
  5. O PROFESSOR PRAXEDES EM TEMPORADA NO MUNICÌPIO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA PROMETE ENTRAR NO CIRCUITO TRIUNFENSE EM BREVE: VEM MAIS BOMBA POR AÌ! AGUARDEM!

    ResponderExcluir
  6. ESPERE PRONUNCIAMENTO DO PROFESSOR PRAXEDES SOBRE ESSE ASSUNTO...

    ResponderExcluir
  7. Isso é vergonhoso sempre desconfiei desses concursos vi isso em outras cidades também, como São José do Egito, Afogados, Tabira e tantas mais onde pessoas ligadas a figuras importantes sempre passam nos concursos e muitas vezes permanecem nos cargos que ja ocupavam! vergonha ou corja de ladrão essa! Em Triunfo tudo é no esquema!

    ResponderExcluir
  8. SE FOR PROVADO QUE A SETA CONSULTORIA FEZ CONCURSO FRAUDOLENTO,EM TRIUNFO; TAMBÉM SERÁ QUE VAI SER SUSPENÇO?COMO FICA ÁS PESSOAS QUE NÃO PRECISA DE GABARITO PRONTO PARA PASSAR?VAMOS VER SE AGORA A COISA VAI ANDAR CERTO.NINGUÉM AGUENTA MAIS ESSAS COISAS, ONDE SÓ TEM VEZ Á TURMINHA DELES.ESPERO QUE LEVEM ISTO Á DIANTE,NÃO AGUENTAMOS MAIS.É UMA VERGONHA.NÃO PODEMOS CONFIAR EM MAIS NADA.ATÉ UM CONCURSO É UMA BAGACEIRA.AFINAL QUEM VAI FAZER O PRÓXIMO CONCURSO DE TRIUNFO E SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE?DESTA VEZ PODEMOS CONFIAR OU VAI SER Á MESMA TURMA,COM OUTRA FIRMA;AFINAL PARA ELES NUNCA HÁ TEMPO RUIM;ELES PASSAM POR CIMA DE TUDO E DE TODOS;....QUEM MANDA SÃO ELES.VAMOS DENUNCIAR,NÃO DEVEMOS FICAR CALADOS.FAÇA VALER SEUS DIREITOS..................

    ResponderExcluir
  9. A fraude foi muito bem feita, coisa de "profissa", ninguém conseguiu provas na época em que aconteceu, agora é que não prova nada mesmo. Na época foi tanta denuncia que o resultado saiu em janeiro mas o povo só conseguiu assumir em junho. Era gente de todo lado entrando na justiça mas os "homi" conseguiram enganar a justiça direitinho. Essa denuncia de agora é sobre outro golpe da empresa, não é o de Triunfo. O bom dessa história toda é que o povo, se for esperto, vai ficar de olho nos próximos certames. Agora precisa ficar atento desde o inicio, no processo de licitação, por que é dai que começa o mar de lama. Ou alguém duvida que ouve favorecimento para a Seta na hora da licitação?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!