sábado, 20 de novembro de 2010

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

13 comentários:

  1. Bom dia!Claro que temos que homenagear este dia!Até hoje ,sou muito indignada por tudo que fizeram nossos irmãos negros sofrerem,durante a escravidão, e ainda hoje sofrem preconceitos,por parte de alguns doentes da matéria!Meu bisavó materno,teve escravos no engenho,se eu existisse naquela época,eu ajudaria todos a fugirem,pois não consigo entender um posicionamento tão desumano!Amo os negros!Sou uma mulher que jogo capoeira e me sinto muito feliz com os capoeiras,pois sinto muito calor humano e sinceridade,na maioria são negros!E o que tem a cor da pele? Meu Deus!Quanta falta de Amor!
    Abraços com brilho nos olhos,sem olhar a cor da pele!Namastê!Luzzzzzzz...

    ResponderExcluir
  2. SOU NEGRA COMO MUITO ORGULHO! HOJE ASSUMO ISSO PORQUE SOU UMA PESSOA ESTABILIZADA. MAS JÀ SOFRI MUITA DISCRIMINAÇÃO QUANDO ESTUDEI NO COLÈGIO STELLA MARIS DE TRIUNFO.

    ResponderExcluir
  3. gente , o negro é gente parabens aos negros neste dia

    ResponderExcluir
  4. Sou participante dessas datas comemorativas que promovem a auto estima de todo e qualquer grupo vulneravel. Além da contriubuição étnica que tivemos dos nossos irmãos negros, herdamos também elementos linguísticos e cultuais nas mais diversas linguagens. Viva o povo brasileiro em sua diversidade. E viva Zumbi, viva Ambrosino Martins, viva Zé Pompeu!!!
    Cristóvão Montalvão

    ResponderExcluir
  5. Dia da consciência negra!!
    Acredita que nesse dia eu trabalhei!!!
    Para uns é feriado!!E para outros não kkkkkkkkkkkkkk..............

    ResponderExcluir
  6. Eu acho a cor negra tão linda,os dentes do negro é muito bonito,eu chamo o negro de moreno. O negro é um ser humano como outro qualquer,é gente como os brancos,branco não é melhor do que negro,tem branco que dar até nojo rsrsrs,pra mim não faz diferença nenhuma.Quando eu era solteira eu namorei pelo menos uns dois rapaz negro.teve um dele que me deixou marcas para sempre..Beijos para todos os nordestinos!!

    ResponderExcluir
  7. Esse Montalvão faz cordel.Conheci no Bar do Lêlêu, no Mercado da Boa Vista.Publiquem algo dele...

    ResponderExcluir
  8. negros e gays são diferentes sim, não adianta se penalizar, azar de quem nasceu assim

    ResponderExcluir
  9. Queremos discutir mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  10. Apesar dos avanços inegáveis e da ascensão social de uma parte considerável da população considerada GLS, ainda há muito o que fazer...

    ResponderExcluir
  11. Ainda existe muitas resistências e desafios a cumprir, não é apenas assumir a opção sexual e pronto, mas um dia chegam com a vitória.

    ResponderExcluir
  12. PERNAMBUCO SEM HOMOFOBIA
    Respeitar a orientação sexual e identidade de gênero das pessoas é participar da construção de uma sociedade mais integrada. Um Estado plural, como Pernambuco, não pode ser contra este ou a qualquer outro tipo de diversidade. Diga não a homofobia. O Governo do Estado Pernambuco respeita as diferenças e garante a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A Instrução Normativa FUNAPE 06, de 19.10.2009, assegura o benefício previdenciário aos companheiros e companheiras de homossexuais.
    - Secretaria Executiva de Justiça e Direitos. Humanos.
    - Governo de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  13. A prática dos regimes democráticos, porém, baseados no absolutismo do povo, parece que não deu os resultados que se esperava. E do seio do próprio povo é possível observar uma previsível desejo de autoritarismo petista, como poder de barganha.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!