terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MUTIRÃO EM DEFESA DO LAGO - POR CARLOS FERRAZ


A Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal, deve iniciar com brevidade uma campanha com a população com o irrestrito apoio dos diversos seguimentos sociais e participação dos educandários locais, visando a preservação do Lago João Barbosa Sitôneo, no Centro de Triunfo, podendo utilizar dessa força conjunta agregada a outros órgãos executivos regionais, estaduais e federais para executar uma merecida limpeza. A última que houve foi no princípio dos anos 90, uma boa ação da gestão do prefeito Eduardo Melo em parceria com prefeituras regionais e Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

O necessário mutirão a princípio deve ter a finalidade de conscientização e depois a retirada do excesso de lama, dejetos, lixo, trazidos pela água das chuvas e jogados pelos moradores irresponsáveis; porque ao longo desses 20 anos não aconteceu nenhuma melhora na limpeza do mesmo. A poluição é visível, de inverno a verão, inclusive provocada pelas pescarias irregulares, apesar da proibição oficial do prefeito; que ninguém cumpre não e até faz gozação como afronta.

A iniciativa pode trabalhar a conscientização dos triunfenses, mostrando como um dos nossos principais cartões postais sofre por causa da falta de educação e ausência de moralização do órgão público responsável pela manutenção que não funciona, apesar dos nossos constantes apelos através dos jornais A VERDADE ESCRITA e OPINIÃO, além do blog OPINIÃO DIGITAL.

É possível aproveitar o momento para junto aos técnicos do IPA, procederem no tocante aos peixes existentes no açude que demonstram estarem sufocados por falta de oxigênio e sobem até às margens como se a pedir socorro.

O resultado com certeza será positivo, porque quando se coloca o elemento humano como fator de mudança se consegue maior visibilidade em tudo. E disso precisa o povo daqui para essa parte sempre esquecida, mas que dentro dela existe vida.

13 comentários:

  1. Arretado! Amei o comentário!Nota mil!

    ResponderExcluir
  2. A água está podre e os peixes morrendo, mas nenhuma providência a prefeitura toma.Estão esperando por quem? Por Deus, só se for...

    ResponderExcluir
  3. o açude tá mesmo merecendo uma atenção especial, feio e sujo.

    ResponderExcluir
  4. Causa revolta aos moradores o descaso no tocante à sujeira e fedentina das àguas do lago com centenas de peixes aparecendo mortos sem as devidas iniciativas de solucionar o problema que se avoluma.

    ResponderExcluir
  5. Devem denunciar o descaso por parte do governo municipal ao Ministério Público para ver se resolve.Mas parece que aí somente um tal de "homem-bomba" tem coragem.

    ResponderExcluir
  6. Uma cidade ter uma beleza dessa no centro e não preservar e inacreditável.

    ResponderExcluir
  7. Se alguém pode ser responsabilizado por tamanha irresponsabilidade nós do povo é que não somos...

    ResponderExcluir
  8. deviam ter era vergonha na cara de deixar o açude como está, dá um ódio uma coisa dessas

    ResponderExcluir
  9. Qualquer gestão responsável precisa sempre melhorar o seu desempenho e não ficar achando que pode tudo, é o dono da bola e não tem satisfações a dar.Estamos no penúltimo ano do mandato e algo tem que acontecer de positivo para justificar a escolha feita pela segunda vez nesse senhor sem que esteja havendo retorno satisfatório.Quem não pode com o pote, não pega na rodilha, diz o ditado.

    ResponderExcluir
  10. Estou sentindo que o açude vai ser aterrado logo.

    ResponderExcluir
  11. Aliás, nesses descasos propositais da administração estão em jogo, o meu, o seu, o nosso dinheirinho, o açude é também outra vítima sem condição de defesa.Onde estão os ambientalistas?

    ResponderExcluir
  12. Por que tantos mortos agora no açude? Esses casos que eu saiba nunca aconteceram .O pior é que demoram a retirá-los e os mesmos ficam provocando uma enorme fedentina para quem passeia pelo local ou faz cooper.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!