O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a lembrança das Palmas e da paixão, da entrada de Jesus em Jerusalém e a liturgia da palavra que evoca a Paixão do Senhor no Evangelho e São Lucas Neste dia, se entrecruzam as duas tradições litúrgicas que deram origem a esta celebração: a alegre, grandiosa , festiva liturgia da Igreja mãe da cidade santa, que se converte em mímesis, imitação dos que Jesus fez em Jerusalém, e a austera memória - anamnese - da paixão que marcava a liturgia de Roma. Liturgia de Jerusalém e de Roma, juntas em nossa celebração. Com uma evocação que não pode deixar de ser atualizada.
Vamos com o pensamento a Jesuralém, subimos ao Monte das Oliveiras para recalar na capela de Betfagé, que nos lembra o gesto de Jesus, gesto profético, que entra como Rei pacífico, Messías aclamado primeiro e depois condenado, para cumprir em tudo as profecias.
Por um momento as pessoas reviveram a esperança de ter já consigo, de forma aberta e sem subterfúgios aquele que vinha em nome do Senhor. Ao menos assim o entenderam os mais simples, os discípulos e as pessoas que acompanharam ao Senhor Jesus, como um Rei.
Com a litúrgia de Roma, ao contrário, entramos na Paixão e antecipamos a proclamação do mistério, com um grande contraste entre o caminho triunfante do Cristo do Domingo de Ramos e o "via crucis" dos dias santos.
A liturgia das palmas antecipa neste domingo, chamado de páscoa florida, o triunfo da ressurreição, enquanto que a leitura da Paixão nos convida a entrar conscientemente na Semana Santa da Paixão gloriosa e amorosa de Cristo o Senhor.

Como era de se esperar o Domingo de Ramos, ontem foi emocionante, com muita gente externando o sentimento religioso da nossa cidade.
ResponderExcluirAdmiro a procissão de Ramos que acontece depois da missa do Convento passando pelas ruas e findando na igreja Matriz.
ResponderExcluirAchei menos gente neste ano, o tempo estava quente.
ResponderExcluirSanta Cruz 1 X 0 Naútico. Gostou seu Imperador candidato a vereador^...
ResponderExcluircostume de pescar no açude tem não. água poluida peixes morrendo todo dia um montão vai mais de cinco mil
ResponderExcluirO quê, pouca gente na procissão de domingo de ramos? Então você não estava presente.
ResponderExcluirA Semana Santa foi iniciada com a procissão de Ramos, ocasião que os católicos lembram a chegada de Jesus a Jerusalém.
ResponderExcluirNossa comunidade logo pela manhã foi celebrar o Domingo de Ramos, uma missa e uma procissão foram realizadas com o apoio tradicional pela Ordem Terceira de São Francisco, em Triunfo
ResponderExcluirSemana Santa é tempo de penitência, virtude cristã que leva o arrependimento pelos pecados cometidos.
ResponderExcluir