terça-feira, 8 de maio de 2012

EDUCADOR PERNAMBUCANO PAULO FREIRE É O PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Grande educador brasileiro Paulo Freire, natural de Pernambuco.


A presidente da República Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012, declarou o educador pernambucano, Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Natural de Recife (PE), ele destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

 Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do “vanguardismo” dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.
Ele é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado "pedagogia crítica".

A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante; o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.

Paulo Freire foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford.

13 comentários:

  1. O MESTRE PAULO FREIRE SE CONSTITUI COM O SEU CONHECIDO E DESTACADO MÉTODO DE ENSINO, UMA REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

    ResponderExcluir
  2. Foi um homem de uma sabedoria notável e um dos maiores Pedagogo que o Brasil já teve. Se Paulo Freire ainda estivesse conosco, a Educação no Brasil estaria em um desenvolvimento de primeiro mundo. É merecedor deste reconhecimento e de outros que vieram na Educação.

    ResponderExcluir
  3. A educação do País é criticada e o acesso a ela depende da região, classe social e cor da pele.A ONU se diz "preocupada" com o fato de que 43% das crianças entre 7 e 14 anos não terminam a 8ª série em idade adequada.

    ResponderExcluir
  4. O analfabetismo continua sendo um grande problema apontado em documento do Ministério da Educação que cita a desigualdade entre a população branca e negra.

    ResponderExcluir
  5. Saibam que a ONU já publicou os documentos que servirão de base para a análise, compilação de tudo o que foi alertado sobre o Brasil nos últimos anos por agências especializadas.Tais conclusões escancaram um País bem diferente da imagem de sexta maioria economia do mundo, com desafios imensos na educação maquiados pelo governo petista que agora deixou de ser pedra para ocupar o lugar de telhado de vidro.Esse PT não vale nada!

    ResponderExcluir
  6. Não esqueçam que a questão das crianças também é alvo para a deficiência educacional, é visível que o trabalho infantil continua generalizado e muitas crianças ainda vivem nas ruas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui derrubam as escolas municipais para distribuir o material com eleitores como se fosse deles, isso chama-se C-O-R-R-U-P-Ç-Ã-O aprendam a lição.

      Excluir
  7. O problema da educação no Brasil é um retrato do que acontece em Triunfo e veja as condições e as estruturas das escolas municipal de nosso municipio.

    -as verbas são desviadas (roubada).
    -a merenda escolar de péssima qualidade e uma boa parte desviada
    -os professores não são valorizados

    O que esperar desses alunos no futuro ?

    Temos como consequencia, povo semi-analfabeto, politicos corruptos, cidade em decadencia, comerciantes sem ética e cada vez mais ricos.

    ResponderExcluir
  8. Ana Lúcia Medeiros8 de maio de 2012 às 21:16

    Os livros de autoria do escritor e mestre Paulo Freire, ex- Ministro da Educação são considerados por especialistas a grande realização do modernismo educacional, presença obrigatória em qualquer relação de livros importantes do Brasil das maiores e melhores obras de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  9. Paulo Freire foi Ministro da Educação? Acho que ele foi Secretário de Educação do Estado de São Paulo na gestão de Luíza Erundina.

    ResponderExcluir
  10. Se foi ministro ou secretário não me interessa, acho Paulo Freire um dos maiores educadores do século, tardiamente reconhecido.

    ResponderExcluir
  11. Não é de hoje que se discute o melhoramento da educação em nosso país.Acontece que, muito se fala, mas de concretude quase não se consegue enxergar.Colégios que no passado foram referências, aos poucos estão desaparecendo e em seus lugares o modelo pragmático tem sido o mais procurado e consequente mentalizado, que são as faculdades particulares que no vestibular todos passam, desde que tenha dinheiro para pagara a mensalidade.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!