sábado, 12 de maio de 2012

NOSSA HISTÓRIA : PORQUE VEIO O NOME DE TRIUNFO

Vista parcial de Triunfo - Oásis do Sertão.


O nome de BAIXA VERDE foi mudado pelo de TRIUNFO em 2 de junho de 1870.

Naquela época pertencia esta povoação ao Município de Flores, cidade que era, naquele tempo, a sede de todo sertão pernambucano. Havia naquela antiga cidade a poderosa família dos CAMPOS VELHOS, senhores de toda aquela circunscrição administrativa, que ali dirigia muitos anos a política dominante.

Contava Baixa Verde apenas com um pequeno número de habitantes. Estes habitantes, porém, já de muito tempo vinham se esforçando pelo progresso da povoação, que para eles era de grande futuro. Criaram neste lugarejo uma feira para melhor facilitar o movimento comercial.

Os CAMPOS VELHOS, que sempre estavam de encontro às idéias progressivas dos habitantes, não admitiam de maneira alguma a criação da feira, pois, por diversas vezes, procuravam acaba-la até mesmo com prejuízo de vidas a fim de que assim pudessem amedrontar os que ali residiam, e também, a todo aquele que viesse negociar cereais à ordeira população.

Depois de muitos anos de lutas e de sacrifícios, reuniram-se os habitantes do povoado de BAIXA VERDE e recorreram ao Presidente da Província pedindo a separação do Município. Este, achando justo o pedido daquela população ordeira e trabalhadora, criou a Lei Provincial no. 930, de 2 de junho de 1870, não só separando a Freguesia, como também elevando à categoria de Vila a Povoação de Baixa Verde.


Pelo grande êxito que tiveram os habitantes do povoado de se desligarem da velha cidade das Flores e dos perigosos CAMPOS VELHOS, resolveram mudar o nome de Baixa Verde para o de Triunfo, ficando, desta maneira, com o nome de Vila do Triunfo, devido a brilhante vitória que tiveram pela liberdade da Povoação. Por isso é atualmente conhecida pela população brasileira, por TRIUNFO.

O texto acima foi extraído do RESUMO HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO DO TRIUNFO NO SÉCULO XIX, escrito por José Firmo, meu pai, em 1957. O texto completo encontra-se no link:
https://docs.google.com/file/d/0B49qvNzGpMyXeTNWazRxQnRCZ00/edit?pli=1#
 Por Magno Araújo publicou no grupo Triunfenses & Simpatizantes

8 comentários:

  1. Triunfo possui paisagens belas e únicas.Que se olhem, se curtam e se reflitam com o prazer dos que sonham acordados.

    ResponderExcluir
  2. Minha cidade.Minha vida.Amo Triunfo.

    ResponderExcluir
  3. Triunfo ,cidade abençoada por Deus e bonita por natureza.Ah! Que beleza!!

    ResponderExcluir
  4. ORGULHO DE SER TRIUNFENSE! TRIUNFO É O OÁSIS DO SERTÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vergonha de ter um prefeito dessa qualidade...

      Excluir
  5. A quadrilha da corrupção comecou a se reunir, OBJETIVO: mais quatro anos de muito roubo.
    O prefeitinho apresentou a suas realizações na reunião,quando na verdade deveria ter feito um balaço de quanto dinheiro publico foi desviado na sua administração, que cara de pau.

    TRIUNFO É MESMO O FIM DO MUNDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quadrilha a que vc ta metido com ladrões conhecidos que pulam de lado

      Excluir
  6. A QUADRILHA ESTÁ PREFEITURA PARA A CÂMARA E RECEBE APOIO DE COMERCIANTES INESCRUPULOSOS DESSE LUGAR QUE DEVEM SER CITADOS PRA QUEIMAR LOGO ESSES COVARDES

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!