domingo, 13 de maio de 2012

RETRATO DE MÃE

Homenagem a D. Leda Ferraz aos 93 anos - mãe estimada do editor



"Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus; e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo;

Que, sendo moça, pensa como anciã e, sendo velha, age com todas as forças da juventude, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida, e quando sábia, assume a simplicidade das crianças.

Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos.

Forte, entretanto, estremece ao choro de uma criancinha, e fraca se alteia com a bravura dos leões.

Viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e morta, tudo daríamos para vê-la de novo, e dela receber um aperto de seus braços, uma palavra de seus lábios.

Não exijam de mim que digam o nome dessa mulher, se não quiserem que ensope de lágrimas este pergaminho, porque eu a vi passar no meu caminho.

Apenas lhes peço: quando seus filhos crescerem, leiam para eles esta página, e eles lhes cobrirão de beijos a fronte, e dirão que um pobre viajandante, em troca da suntuosa hospedagem recebida, deixou para todos o retrato de sua própria MÃE."

22 comentários:

  1. Parabéns à minha ex-professora ex-diretora do Alfredo de Carvalho, dona Lêda Lopes Ferraz.Feliz "Dia das Mães".

    ResponderExcluir
  2. MÃE É O AMOR QUE TODO SER HUMANO PRECISA E A TRANQUILIDADE QUE A GENTE MERECE.MÃE É TUDO DIFERENTE.PARABÉNS ÀS MÃES.

    ResponderExcluir
  3. Uma dia das mães cheio de graças para todas as mães do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Inez Paiva Portugal13 de maio de 2012 às 11:46

    Parabéns Carlos, tenho bem presente a imagem de D. Leda.Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Karla Maria Barros de Freitas13 de maio de 2012 às 11:48

    D. Leda, um exemplo.Meu carinho, admiração e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Que linda! Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a todas a mães triunfenses.Ser mãe é um trunfo

    ResponderExcluir
  8. Feliz dia para as mães triunfenses&simpatizantes e tb a todas existentes no mundo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Dona Lêda! Feliz Dia das Mães.!
    Que o Divino Mestre lhe abençoe muito.
    Abraços! Socorrinha ( como a Sra. me chama)

    ResponderExcluir
  10. Há algo de poético na maternidade ou talvez, essa seja a forma mais simples de dizer que não dá para explicar o que é ser mãe.
    Sendo assim, não vamos tentar...Até porque todo mundo tem algo a dizer e o fato é que cada um tem sua razão, afinal, se a sabedoria popular repete "ser mãe é padecer no paraíso"...

    ResponderExcluir
  11. Que os poetas cantem a ternura das suas mães da forma mais sublime que puderem.Elas merecem.Parabéns Dona Leda! Muitos anos de vida, grande mestra da minha geração.

    ResponderExcluir
  12. A primeira professora é a mãe.Por esse motivo, educar as mulheres é relevante e indispensável em qualquer sociedade.Ausência de educação gera pobreza e atraso.Fui aluno de D.Leda Ferraz e ainda hoje sigo muitos dos seus ensinamentos como bisavô.

    ResponderExcluir
  13. POR ISSO, SE DIZ QUE A MÃO QUE BALANÇA O BERÇO ELEVA O MUNDO.

    ResponderExcluir
  14. Hoje nos corações das mães, também tremulam chamas de felicidade e de esperança.É justo!

    ResponderExcluir
  15. Todo o bem que a mãe goza é bem do filho, espelho em que se mira afortunada, luz que lhe põe nos olhos novo brilho! Ser mãe é andar chorando num sorriso! Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!Ser mãe é padecer no paraíso! Feliz dia das mães para tds!!!Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Referêncio nesse grande e simbolico dia a estimada D.Leda, como uma grande mulher, mestra dedicada, mas principalmente a MÃE, exemplar, generosa,educadora e corajosa, com seu amor intenso e sublime.
    Em nome dela e espelhada em seu exemplo, saudo todas as mães, berço de vida,afago da alma, combustível da esperança que nos acalenta e nos acompanha em nossa caminhada todos os dias a fio e sempre
    Paabéns!!! Bjs,
    Cristina Lopes

    ResponderExcluir
  17. Recordo das professoras do Alfredo de Carvalho quando era na Rua da Caridade: Dona Lêda,Dona Zélia,Dona Norma,Dona Zezé,Dona Secundina,Dona Laura...

    ResponderExcluir
  18. Sonia Feitosa - São Paulo-SP13 de maio de 2012 às 23:13

    Minha madrinha Leda.FELIZ DIA DAS MÃES! Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Ferraz tá de cama! Kkkk

    ResponderExcluir
  20. Um grande abraço para Dona Lêda.

    ResponderExcluir
  21. Sou mais recente, lembro quando dona Lêda era diretora no Alfredo de Carvalho novo, com as professoras Laura Viana, Nazinha Paiva,Célia Gastão,Antonieta Rodrigues,Dita Carvalho,Maria Frazão, Lúcia Gastão,Edite Ferreira,Clarice Ramos,Nicéia Raposo, Elizabete Mariz, Rafaelina Sampaio, Cirinha.

    ResponderExcluir
  22. Maria Nalinge (Embaixada do Brasil-Caribe)14 de maio de 2012 às 20:25

    Dona Leda, parabéns pelo grandioso Dia das Mães.Mãe exemplar e muito especial, uma grande educadora, tão querida e amada, como seu filho Carlos Ferraz, editor do Jornal Opinião Triunfo, que com muita honra tem um prestígio fabuloso por todas as edições publicadas mensalmente, as quais leio e admiro imensamente todo o seu conteúdo, uma matéria fascinantes, parabéns para você e toda equipe de trabalho.
    Carlinhos, foi meu grande colega do Alfredo de Carvalho, muitas saudades e uma grande recordação de uma infância tão saudável.Neste momento, estou a trabalho no Ministério das Relações Exteriores, na Embaixada do Brasil em Roseau/Dominica, no Caribe, estou contente e feliz por mais uma oportunidade na minha vida profissional.
    Maria Nalinge

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!