quinta-feira, 21 de junho de 2012

GRANDES DIFICULDADES DA SAÚDE

                                                                   

No que diz respeito à Atenção Básica, o momento porque passa a saúde pública está em um “barco fazendo água”. A dificuldade para se marcar consultas, exames dos mais simples e rotineiros e de desanimar. Primeiro vai-se a uma clínica especialista e algum exame que ele peça, lá se vão semanas e meses para serem agendados. Enquato isso os usuários do SUS ficam na incansável espera para ser atendidos e solucionados seus problemas de saúde.

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento da Atenção Basica - DAB, lançou o  Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ- AB) que é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.


O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.

O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).

A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.

A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Esta fase está organizada em quatro dimensões (Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional).

A terceira fase consiste na avaliação externa que será a fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.

E, finalmente, a quarta fase é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.

Atenção  senhores Prefeitos e Gestores de Saúde dos Municípios  a coisa parece ser  pra valer, segundo a Coordenação de Acompanhamento e Avaliação da Atenção Básica - CAA/DAB/Ministério da Saúde. Para outros esclarecimentos acesse: pmaq@saude.gov.br





12 comentários:

  1. Cicero Lopes da Silva21 de junho de 2012 às 17:52

    Sempre muito boas as matéria do blog.Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que um dia nosso povo aprenda....

      Excluir
    2. O GOVERNO DE TRIUNFO DEVERIA TRANSFORMAR A UNIDADE HOSPITALAR DE MÉDIA COMPLEXIDADE,PARA ATENDIMENTO MAIS DIGNO AO POVO CARENTE SOFRIDO DO ESQUECIDO MUNICÍPIO.

      Excluir
    3. A professora INÊS CARVALHO chega à disputa com ousadia, ela que foi pioneira entre os educandários na defesa dos direitos das mulheres, e será novidade no cenário eleitoral de Triunfo, garante o PCdoB.

      Excluir
  2. Gostaria de externar a minha indignação com essa administração.O concurso vai ser cancelado ou não? Onde está a oposição que não provocou o Ministério Público diante tanta safadeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Oposição vai reclamar pra QUEM? Só se for ao PAPA BENTO XVI, porque a justiça já tem denuncias demais e nada foi feito .......portanto votou neles agora agüente.

      Excluir
  3. Não adianta choras...2012 SÓ DÁ NÓIS DE NOVO...vontade do povo. PR 22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Será que não tem jeito de o PR se unir com o PSD? Sinceramente acho que sim.Depois do que fizeram junto na prefeitura quando eram PTB e PMN, não se justifica separação.Como ninguém foi respeitado, mas em política tudo pode acontecer, não será surpresa uma reviravolta e aliança com PSB.

      Excluir
  4. Esse comentário anterior é de uns dos babões que vive mamando nas tetas da prefeitura. São um bando de ladrões e picaretas.Isso é uma verdadeira quadrilha que está chegando ao fim.Isso é uma idiotice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um ano de eleição, mais uma vez o povo vai às urnas sem ter muito vontade de apoiar candidatos, pois são os mesmos caras de antes, os mesmos envolvidos em escândalo com CPIS, os mesmo que nada fizeram.

      Excluir
  5. mais um ano de eleição, É NOIS DE NOVO! 22,22,22,22,22,22,22,22,22!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!