segunda-feira, 16 de julho de 2012

AVIÃO DA FAB EM TRIUNFO - ILKA CASTILHO CAMPOS

Avião da FAB instalado na Academia da Cidade

Instalação em local indevido prejudicou acesso

Doação do triunfense Cel. Yone Castilho Campos - FAB

Francisco, Petrônio Melo, Carlos Ferraz e José Vasconcelos


Por: ILKA CASTILHO


"Nenhum poeta, por mais genial que seja e inspirado, pode, com seus versos, acrescentar luzes e cores ao outono.” Assim falou um grande filósofo.

Triunfo vive a mais rigorosa invernada mental de sua história. O gelo invadiu as casas, as mentes e os corações de parte expressiva da população; apenas as línguas continuam a mexer-se, para criticarem negativamente o que
não sabem, o que não conhecem.

Faz tempo que acompanho esta brincadeira jocosa que circula entre alguns triunfenses, através da internet e fora dela e, evidentemente, me entristeço porque o avião, objeto do gracejo, chegou a Triunfo por intermédio de meu irmão, o Coronel Yone Castilho Campos. Sei como foi difícil levá-lo para uma cidade tão pequena, tão distante, quando outros municípios próximos,maiores e bem mais importantes solicitavam um exemplar para colocá-lo em
lugar de destaque, um marco significativo das Forças Armadas Brasileiras.

Fico triste porque vejo que Triunfo, minha terra adorada, não evoluiu.Ninguém se interessou para saber por que o referido avião foi destinado à nossa cidade. Ao contrário, brincadeiras e piadas ouvimos muitas; foram sugeridos diversos lugares não apropriados para sua colocação, demonstrando a ignorância geral em relação ao fato e o desprezo por um ato generoso de quem o realizou.

Sei das dificuldades enfrentadas para se levar esse avião até Triunfo,terra do Coronel José Maia e do Coronel Yone Castilho Campos, maior justificativa alegada para a liberação da máquina, o que não foi fácil. Outras cidades grandes e importantes solicitavam esse mesmo avião, como já foi dito anteriormente, mas Yone recorrendo ao COMANDANTE DA SEGUNDA ZONA AÉREA que é seu amigo particular porque foram colegas de turma, conseguiu, por seu intermédio, contato com um brigadeiro em Brasília que intercedeu ao Ministro da Aeronáutica.

Não é como alguns imaginam; esse avião não é sucata. Estava até pouco tempo em plena atividade, voando e cumprindo sua função. Esteve em guerras...Também no Haiti. Se fosse gente, teria sido condecorado como um
herói. Para a Aeronáutica, é como um filho querido. Foi aposentado por mérito.

É histórico e poderia estar sendo enaltecido em qualquer lugar onde houvesse conhecimento, amor à Pátria e Civismo. Tombado, faz parte do Patrimônio da Aeronáutica, constando no Livro de Inventário, com número de registro e uma linda história de vida, porque participou ativa e heroicamente da vida brasileira.

Triunfo não compreendeu. Não foi dada ao povo a oportunidade para conhecer e reconhecer a importância deste gesto do filho da terra e os benefícios que poderiam advir para a cidade e para o município; as vantagens deste elo entre Triunfo e a Aeronáutica, na área social, na saúde, na cultura. Infelizmente Triunfo não compreendeu. É mesmo uma pena!

Iniciei com aquele pensamento sábio e tão profundo. Termino cooutro de sabedoria semelhante. “Cada um vê o que traz no coração”. A vida é realmente um espelho.

18 comentários:

  1. A família Castilho Campos histórico definido de sabedoria e honradez. Valeu dona Ilka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Caríssima amiga Dinah Castilho,particularmente entendo sua indignação com a atitude de alguns triunfenses em não reconhecer um feito de seus compatriotas, pois também passei por este momento ao lutar por um ensino médio de qualidade na Escola Alfredo de Carvalho e me dirigir as autoridades do Ministério da Educação em Brasília através de abaixo-assinado e este esforço não foi em vão, apesar de não ter sido reconhecido pelas autoridades locais nem por muitos dos nossos munícipes, porém o efeito está aí e o Alfredo de Carvalho escrevee seu nome na história da educação pelo Brasil afora.

      Excluir
    3. João Rodrigues Lima17 de julho de 2012 às 08:06

      Nós,cidadãos que pagamos os nossos impostos e trabalhamos honestamente, sofremos de maneira descarada pela inoperância daqueles que deveriam se preocupar com a sociedade, o prefeito disse muitas vezes nunca teve interesse no avião, porém prejudica a população quando impede o acesso da rua.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. A cidade necessita ser vista com outros olhos e não de forma tão atrasada como está sendo administrada.

      Excluir
  2. UM LUGAR MELHOR DO QUE O ESCOLHIDO, SÓ Á PORTA DA IGREJA. NINGUÉM VAI A TRIUNFO PARA OLHAR AVIÃO, E SIM SUAS BELEZAS NATURAIS, AQUITETURA ETC. NOSSA CIDADE NÃO TEM NADA A VER COM ESSE AVIÃO, É UM CONTRASTE SEM PRECEDENTES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM ACHOU RUIM O LOCAL NÃO FOI QUEM ENVIOU. A SUA OPINIÃO NÃO TEM VALOR ALGUM PORQUE ANÔNIMO NÃO EXISTE. VOCÊ, ANÔNIMO, NÃO É DONO DA CIDADE. E OS OUTROS NÃO VEEM POR SEUS OLHOS VESGOS.QUEM VAI A TRIUNFO OLHA TUDO O QUE LÁ EXISTE, INCLUSIVE A SUA INSIGNIFICANTE SOMBRA.CONTRASTE É A SUA FIGURA APAGADA ESCONDIDA ATRÁS DE DE UM ANONIMATO.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Não se preocupe muito.Devagar o povo aprende.O povo nem tem culpa.Não foi informado porque não lhe deram oportunidade.

      Excluir
  3. João Carlos Ferreira16 de julho de 2012 às 16:22

    Digo para a família de dona Ilka Castilho que ninguém daqui foi contra o avião doado pelo senhor seu irmão, condenou o espaço onde instalaram contra a vontade da população.

    ResponderExcluir
  4. Joselaide Vasconcelos16 de julho de 2012 às 18:20

    Como dizia Madre Rafaela: "Você, Ilka, merece louvor" pelo seu relato aqui.
    Não concordo com gracejos e ironias que vez por outra escutamos e lemos no que diz respeito a pessoas e coisas que não se conhece; mas a verdade é que o povo triunfense não foi informado quanto a origem e os porquês de tão significativo objeto histórico que foi colocado em nossa cidade.
    Muitos conterrâneos nossos desconhecem a atuação dos Coronéis José Maia e Yone Castilho Campos junto às Forças Armadas Brasileiras, e isso faz com que muitos questionem.
    No meu entender, faltou informação ao nosso povo, antes do avião ser alí colocado. Isso caberia a autoridades locais.
    Eu, particularmente, discordei do local onde foi colocado, em função da Maternidade que passou a ter na sua frente imediata todo o tráfego que antes era naquele local.
    Muito válida a intenção do Cel. Yone Castilho Campos, que, sem sombra de dúvidas, anela o que há de melhor para a nossa Terra.
    Acredito que muitos olhos vedados para a história de dignos triunfenses passam a se abrir com uma visão repleta de entendimento e sabedoria.
    Nossa cidade é linda e possui vários espaços honrosos que poderiam ter sido usados para tal.
    O meu desejo é que o povo triunfese cresça cada vez mais naquilo que é bom e justo, na harmonia e na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilka Castilho Campos17 de julho de 2012 às 18:26

      Joselaide Vasconcelos, li seu comentário e gostaria de fazer algumas considerações:
      1- O que escrevi a respeito do avião, não tem a intenção de criticar os triunfenses que se posicionaram a respeito; estamos num país democrático, graças a Deus. Conheço muito bem este povo e em nenhum momento estive longe de minha terra, ao contrário, tenho acompanhado o dia a dia do seu caminhar, suas dificuldades e também seu progresso e por isto me sinto muito a vontade para comentar, afinal, também sou triunfense.
      2- Sei perfeitamente que esta brincadeira, se bem que irônica, não tem a intenção de nos atingir; o alvo é outro. Conheço muito bem estas pessoas que brincam. Quase todas minhas amigas.
      3- O local, onde foi posto o avião, não foi escolha de quem o viabilizou.
      4- Se Triunfo (alguém que a representa ou é interessado) não queria o referido equipamento, por qualquer razão, teria sido simples, e certamente teria evitado esta polêmica. Teria informado com antecedência, porque houve muito tempo para isto; mais de um ano. (Teria dado muito tempo para os descontentes se posicionarem.) Tempo este em que meu irmão lutava para conseguir, e pensava que estava levando, para sua cidade natal, algo significativo. (Mas é sempre a covardia, a omissão e a traição, que tudo turva). Este avião poderia ter ido para tantos lugares, até outro país, foi muito solicitado. Todos que têm conhecimento, querem um monumento deste porte.
      5- Eu conheço bem Triunfo, nasci aí, vivi aí, estou ligada a minha terra, sempre; e sei que este povo, não está preocupado com avião nenhum (talvez um pequeno grupo, porque ele não serve para benefício próprio de ninguém. Ele é patrimônio do Brasil, especificamente da Aeronáutica. Digo isto porque o povo não se preocupa com a depredação da cidade, com o alto índice de criminalidade, com a onda de assaltos, com a prostituição infantil, com o infanticídio, com o domínio da droga (que avassala a cidade), com o consumo de bebidas alcoólicas pelas nossas crianças e adolescentes, com a falta de segurança, com as péssimas condições da saúde, com a destruição do nosso patrimônio, com o barulho infernal que reina na cidade, fora de hora e próximo às residências, sem respeito aos idosos e doentes, (eu poderia descrever muito mais). - Por que o povo iria se preocupar com um avião tão pequeno, inofensivo, simbólico que não prejudicará a cidade em nada?
      6- Com relação ao desconhecimento dos nossos filhos ilustres, não somente o Coronel José Maia, (primeiro coronel aviador da Cidade), concordo com você, Laide e acho isto muito grave, porque viajando tenho observado que em todas as partes, no país e no exterior, ( você também deve ter observado porque sei que é uma moça culta, inteligente e viajada), sempre se encontram destaques dos filhos ilustres, monumentos referentes a alguém que de fato contribuiu positivamente com aquela cidade ou país... Alguém que se sobressaiu, pela cultura, pelo exemplo, pelo patriotismo, pela honradez, pela bravura... Em Triunfo, realmente, não se faz destaque aos filhos realmente ilustres. E Triunfo é uma cidade que se diz culta. Não valoriza a cultura, sua gente, seus antepassados. Tudo parece ser feito a partir de agora. Só agora, quando se sabe que não é bem assim. Não existe povo sem passado, sem história. Existe, parece uma vontade de apagar o passado ou denegrir a imagem de pessoas, esquecer feitos grandiosos, para projetar um presente acanhado, onde os destaques estão para pessoas (que mesmo sendo boas pessoas, cidadãos de bem) nada fizeram de destaque pela terra. (nada contra estas pessoas, nem estas atitudes, apenas observo). Estou falando isto porque você destacou o Coronel José Maia. Meu irmão é muito jovem e está vivo, graças a Deus, também não busca honrarias, nem louvor. Certamente não poderia imaginar que sua atitude causaria tanta polêmica. É homem de caserna, austero e não busca destaque. Nós Castilho Campos, amamos Triunfo, e por nossas mãos, jamais chegará mal a esta terra.

      Excluir
    2. Joselaide Vasconcelos18 de julho de 2012 às 03:58

      Ilka, querida, você deve ter observado que eu concordei com o seu relato.
      Quanto ao destaque aos honrosos filhos da Terra Triunfense, acho que não somente os que já partiram mereçam ser lembrados, mas é importante que os Grandes Homens e Mulheres sejam aplaudidos e reconhecidos pelos seus grandes feitos. Não trago aqui a idéia de exaltar pessoas, mas de valorizá-las pelo que são e pelo que fazem. E, sem sombra de dúvidas, familiares seus, e inclusive você própria, como tantos outros triunfenses ilustres e que tem amor pelo nosso Torrão, merecem ter um reconhecimento e devem fazer parte da verdadeira história de Triunfo.

      Excluir
  5. Lamentável constatar como o nível dos moradores dessa cidade desceu, a ignorância reino, exemplo foi comentário idiota postado e fácil imaginar de onde.Solidária fico essa grande família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clenilda Silva Santos17 de julho de 2012 às 10:12

      Que pena...Para ser reconhecido como herói tem que estar morto!

      Excluir
  6. Santa ignorância. Como é que um comentarista critica o anonimato de outro, usando do próprio anonimato. Rsrs, daí se deduz seu nível cultural. Não ligue D. Ilka. Sou seu parente, ainda que distante, e amo Tamarzinha. Pergunte a ela quem sou eu. Também sou militar. O problema da linda aeronave foi colocarem ela num local em que a população desaprovava e o pior, sem ouvir a voz do povo; ato digno de um regime ditatoral.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu estimado parente, Imperador, já que não sei de quem se trata.Mas se é parente, é estimado...Vamos ao fato. O seu comentário sobre o ANÔNIMO é interessante. Porém faço a seguinte análise ou leitura, não sei se concordará: Quem agride anonimamente, não merece receber a resposta assinada. E se o nível em que se agridem é o mesmo, como fazê-lo de outra forma? Muita gente aqui se expressa também com pseudônimo, como é o seu caso. Uma forma de anonimato também. Sei que certos participantes não gostam de se expor e por variadas razões e motivos inerentes cada um. Alguns são tímidos, outros medrosos, vários comprometidos com a verdade,inúmeros de "rabo preso", e assim, neste contexto, tudo aparece. Importa que se diga tudo, da forma possível. Sou contra o anonimato,claro,porém tenho lido e ouvido muito sobre essa questão. O povo quer denunciar, mas tem pavor da perseguição disfarçada ou direta.Farpas trocadas no mesmo nível são estratégias que usam os entendidos em batalhas. Não se enfrenta um fuzil com uma faca ou com uma vara. De qualquer forma, valeu seu comentário, parente. Uma grande oportunidade para conhecer mais um aliado familiar. Abraço. Dinah

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!