quinta-feira, 5 de julho de 2012

COM MENOS 2 DIAS - PRÓXIMA PARADA DO FESTIVAL PE NAÇÃO CULTURAL



O Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) chega, entre os dias 24 e 29 de julho, ao Sertão do Pajeú. Em sua quinta edição em 2012, o FPNC levará ações culturais para Triunfo, cidade polo onde acontecerá a 54ª edição da Festa do Estudante, e outras cidades da região, reafirmando a descentralização como marco do evento.

Durante seis dias, os moradores do Sertão do Pajeú e visitantes poderão conferir atrações de música, literatura, teatro, cinema, dança, fotografia, artesanato, patrimônio, cultura popular e oficinas. Além disso, as festividades também homenagearão dois importantes artistas pernambucanos cujos centenários são comemorados este ano: o rei do baião Luiz Gonzaga e o poeta da região, Cancão.


Nascido em São José do Egito, o poeta João Batista de Siqueira, conhecido como Cancão, o pássaro poeta, será lembrado em sua terra natal. A programação contará com debates, encontro de poesia oral e declamação. Já Luiz Gonzaga ganhará uma noite de reverência em ritmo de forró, xote e baião no palco principal montado em Triunfo, no sábado (28/7).

Outro marco desta edição é reabertura do tradicional Cine Teatro Guarany, inaugurado há 90 anos e, atualmente, fechado para a reforma.  O espaço, com características neoclássicas, é cartão postal da cidade. Lá acontecerão as atividades de teatro e dança, de terça (24/7) a sábado (28/7).

“A nossa expectativa é que o festival insira Triunfo no calendário turístico cultural de Pernambuco e do Brasil. Ao mesmo tempo levaremos ações para as cidades do entorno numa valorização dos artistas locais”, afirmou Leo Antunes, Coordenador do FPNC.

*Triunfo fica no Sertão do Pajeú, a cerca de 400 km do Recife e recebe também o Festival de Cinema de Triunfo em agosto. A cidade tem uma população de menos de 20 mil habitantes e é conhecida como o oásis do Sertão, pela natureza exuberante, com cachoeiras, lagos e clima frio durante os meses de abril a agosto. No alto de seus a 1.060 metros, é a cidade mais alta de Pernambuco, com ruas que abrigam casarios coloridos e bem conservados do século 19.

Matéria retirada do site do Festival Pernambuco Nação Cultural

13 comentários:

  1. Tem jeito não...igual a rabo de cavalo...só cresce pra baixo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Não há outra razão que justifique que justifique tal disparate, somente falta de administração.Que vergonha!

    ResponderExcluir
  3. Carlos Alberto de Oliveira5 de julho de 2012 às 13:46

    O objetivo da prefeitura é economizar, e Triunfo...Devo alerta a população que essa redução está sendo feita de forma errada, vai prejudicar a cidade.Num futuro próximo sentiremos a necessidade desses dias subtraídos que faziam parte de um projeto ousado dos estudantes no passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É inconsebível que Garanhuns tenha somado os 10 dias no Festival de iverno ( circuito do frio), enquanto Triunfo ficou somente com 03 dias. É um verdadeiro descaso! Não dá para aceitar simplismente porque a prefeitura (Prefeito) quer economizar,pode ser que a economia seja para gastos de campanha... aqui pode tudo! Menos o reconhecimento de tantos anos de luta onde os estudantes com ousadia,garra e coragem enfretaram e sempre deram conta, Para hoje: O Estado e Município fazerem tamanho descaso aos triunfenses e o pior, nem ouvindo as opniões como se estivéssemos prontos a aceitar sem questionar tamanho absurdo!

      Excluir
  4. Lulla Baião bom pra Triunfo, Lulla Baião bom para o povo.A proposta é um governo democrático, popular e não perrepista.Lulla-La.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Gostaria de saber qual é a responsabilidade da prefeitura.Pois nós moradores pagamos os nossos impostos.A nossa responsabilidade é de preservá-la.

      Excluir
  5. Meu amigo Carlos Ferraz, sobre a matéria acima, escrevi uma crônica para todos os triunfenses e os outros municipios de Pernambuco que estão prejudicados pela falta unica e exclusiva da vontade política e empresarial. Peço publicar. Que pena, que maldade fazem com Triunfo.

    ResponderExcluir
  6. VERGONHA PARA TRIUNFO ESSA DIMINUIÇÃO! RETRATO FIEL DO QUE ACONTECE NO MUNICÍPIO....

    ResponderExcluir
  7. Triunfo não merece tal abandono. A população deve mostrar indignaçao nas urnas no dis 7 de outubro. Essa é a hora de ecpulsar justamente essa corja que só degrada a linda Triunfo. É Lula na cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem motivo, lula na cabeça de quê, qual, por que?

      Excluir
  8. Cada povo tem o governo que merece. Pior é ver político reeleito trocando voto por receita.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!