sexta-feira, 6 de julho de 2012

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS DO 5º FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS DO 5º FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO - ANO 2012
Todas as oficinas são gratuitas
inscrições pelo e-mail: cinemafundarpe@gmail.com - mandar curriculos e carta de intenção

DE 23 A 27 DE AGOSTO

OFICINA DE CRITICA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
Ministrante: RODRIGO CARREIRO

Objetivo: A função principal da oficina é proporcionar o conhecimento necessário para que os alunos possam interpretar, analisar e contextualizar adequadamente o processo de construção narrativa ordenado por filmes, de modo que a oficina se torna mais eficiente se ocorrer um pouco antes (ou logo no princípio) do festival.

Objetivos principais: Ensinar como funcionam as principais ferramentas de construção narrativa no meio audiovisual, a fim de detalhar como os cineastas são capazes de produzir sentido a partir das informações visuais e sonoras; mostrar maneiras adequadas de contextualizar historicamente um filme; e passar dicas de como estruturar o raciocínio crítico sobre um filme num texto coerente

A ideia é que dessa oficina saia um blog no qual, durante o Festival, que os participantes alimentem com textos críticos analisando os filmes exibidos ao longo do evento.

Ministrante: RODRIGO CARREIRO
Coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco e crítico de cinema. Professor efetivo do Bacharelado em Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Doutor (2011) e mestre (2003) em Comunicação pela UFPE. Graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1994).



Conteúdo do curso:
(1) Principais marcos históricos do Cinema (fase muda, expressionismo alemão, cinema clássico hollywoodiano, Nouvelle Vague, New Hollywood, cinemas novos, cinema independente, cinema brasileiro contemporâneo, blockbusters).
(2) Etapas e funções que compõem a cadeia de produção de filmes (pré-produção, produção, pós-produção).
(3) Elementos narrativos e estéticos que compõem um filme (roteiro, montagem, fotografia, direção de arte, figurino, locações, trilha sonora, som direto, efeitos de áudio, efeitos especiais).
(4) Elementos da linguagem do cinema: como manipular os elementos visuais e sonoros do filme (atores, posição de câmera, luz, cor, palavras, ruídos, música, figurinos, contextos históricos) para produzir sentido.
(5) Formas de sistematizar o conhecimento sobre Cinema na redação de textos críticos.  

Carga Horária: 15h
Nº de Vagas: 30
Quantidade de dias: 05
Horas ao dia: 03 hora/aula
Público Alvo: Integrantes do juri popular do Festival de Cinema.
Local: à definir – na Cidade de Triunfo

DE 06 A 10 DE AGOSTO

OFICINA FIGURINO PARA CINEMA
Ministrante: CELINHA DO CARIRI 

Objetivo: Despertar o interesse para a elaboração e confecção de figurino para atender a demanda do mercado audiovisual. Aprimorar as habilidades manuais dos participantes, fazer aflorar a criatividade artística e abrir novas possibilidades no campo de trabalho.
A proposta é de transmitir conhecimentos básicos da elaboração de um figurino dentro de um roteiro, mostrando a relevância que tem essa arte no setor audiovisual. A oficina usará, como fonte de pesquisa recursos impressos, imagens fotográficas de filmes onde a estilista participou como figurinista, a exemplo de: "Maria Moura" e "Aos Ventos que Virão", exibirá o filme "Auto da Compadecida", do diretor Guel Arraes, baseado no livro de Ariano Suassuna. Os participantes terão a oportunidade de construir figurinos criativos que serão apresentados num desfile produzido por eles.

 
Ministrante: CELINHA DO CARIRI
Criadora de moda e figurinista, veio do Cariri para Pernambuco, aqui ampliou referências e firmou seu trabalho que de fato tem começo no Vale do Cariri, entre o Crato e Juazeiro do padre Cícero. De lá, trouxe o colorido das feiras, das bonecas de pano e das colchas de retalhos.
Seu corte é moderno, elaborado e confortável mas, é sobretudo, urbano.
Ainda em Recife, Celinha amplia sua arte realizando oficinas através de projetos sócio-culturais, que acontecem em festivais e encobris peloBrasil afora.
Teve participação como figurinista em cinema.
Continua atendendo em seu ateliê, com peças exclusivas e marcantes.

Conteúdo Programático:
1. Pontuar a importância do figurino para o cinema e outras produções audiovisuais.
2. Exibição do filme "Auto da Compadecida" como forma de pesquisa e discussão de temas como criação, originalidade, temática, ressaltando a valorização do figurino para a referida produção.
3. Elaboração de um pequeno roteiro para a criação de um figurino elaborado pelos participantes da oficina.
4. Seleção e produção das peças a serem trabalhadas.
5. Início da confecção das peças.
6. Produção e apresentação do desfile.
7. Avaliação.

Carga Horária: 30h
Nº de Vagas: 20
Quantidade de dias: 05
Horas ao dia: 06 hora/aula
Público Alvo: Público em geral (com habilidades básicas para costura e trabalhos manuais)
Local: à definir – na Cidade de Triunfo

INSCREVA-SE PELO E-MAIL cinemafundarpe@gmail.com – mandar currículos e carta de intenção

6 comentários:

  1. O evento Festival de Cinema em Triunfo é algo encantador, já participei duas vezes e este ano eu vou encontrar artistas de renome nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Maravilhoso festival, que vale à pena participar.Pode apostar!

    ResponderExcluir
  3. JÁ ERA...AGORA É SÓ ESQUEMA DA PREFEITURA CONTAMINANTE.....

    ResponderExcluir
  4. Márcio Barros Araújo8 de julho de 2012 às 13:39

    Diante desses eventos que se aproximam deveriam tomar providências para inibir as casas arrombadas e roubadas diariamente por grupos de bandidos que depois se escondem nas comunidades próximas sem qualquer receio e ação da segurança pública.Não se vê a polícia por perto, não há rondas constantes, nem ponto fixo para solicitar ajuda na hora dos acontecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!