sexta-feira, 30 de novembro de 2012

HERÓIS E LENDAS - POR LUÍZ SAUL PEREIRA

Luiz Saul Pereira


Sobre heróis e lendas

Todas as pessoas elegem seus heróis, muitas vezes até sem o perceberem. É normal e esperado que os primeiros eleitos como tal sejam os próprios pais, que, pela natureza e característica do relacionamento, da criação, da devoção aos filhos, do exemplo que oferecem, convertem-se em ídolos naturais.

Além daqueles, tenho outros. Outros heróis aí em Triunfo. A primeira heroína chamava-se Maria de Lourdes, minha tia, que, por muitos e justificados motivos, mereceu essa classificação, na exata medida de sua dedicação à saúde dos outros, numa época em que cidade era ainda mais carente de profissionais e de meios para prover as curas.



Enfermeira, sem formação acadêmica, era acreditada, mormente pelos sitiantes, como provedora de tratamento de todos os males. Imagino que aplicou muitos placebos, tendo o “paciente” saído feliz e “curado”. Quando se frustrava o êxito da sua intervenção, e somente então, ia o paciente ao médico, ou para Serra Talhada.  Nos dias de hoje, seria certamente arguída em juízo face ao exercício ilegal da profissão, independentemente do bem praticado. Pois é...
Guardo a imagem de uma mulher pequena, ágil, quase magra, quase gorda, sempre vestida de preto, em uma azáfama constante para o bem servir, gratuitamente, ou a preços módicos que poderiam incluir poucos dinheiros ou até pequenos animais, além da gratidão de quantos assistia.
Não bastasse a generosa disponibilidade em seus dias de 24 horas, de distâncias de todos os tamanhos, vencidas por qualquer meio, ainda oferecia a sua casa como abrigo a enfermos, muitas vezes submetendo a família aos riscos de contágio. Mas nunca desistiu da missão a que se atribuíra. Não sei se logrou o reconhecimento formal da cidade. Que importa isso se o exercício do ministério vocacional é maior que o julgamento dos pares ou dos ímpares? Certamente tinha também defeitos, mas, porque  cargas d’água eu falaria deles?  Prá mim, além de heroína, virou lenda.
Com essas palavras, homenageio, também, seus irmãos Tertuliana e Emídio, meu pai.
Outro herói daí chamava-se Luiz, como eu. Mas, era apenas DUQUINHA, meu primo. Minha licença poética permitiu-me congelar a sua imagem como um jovem bonito, vaidoso, amigo, cuidadoso com as pessoas, excepcional atleta, destacando-se pela qualidade do futebol por ele praticado, e, infelizmente torcedor do Náutico. Tocava maracas na Banda Isaias Lima. Tentava cantar, mas cantar naqueles tempos era só com Zé de Dora!...
Em que pese o seu temperamento pacífico, despediu-se em uma noite de atalho do destino, em circunstâncias sombrosas e doloridas, cumulando a família e os amigos de saudades. Também virou lenda prá mim.Com tais palavras, remeto-me aos seus filhos Luiz Carlos e Roberto Carlos e às suas irmãs Nair e Dejanira .E vocês aí, têm heróis ou lendas? Falem deles, se não prá mim, falem prá vocês mesmos. Reflexão faz bem e às vezes abre recônditas gavetas do cérebro ou... do coração.

- Luiz Saul Pereira

3 comentários:

  1. É isso aí, Luiz Saul Pereira, nesse ponto,penso com você, pois a bem da verdade, os verdadeiros heróis são as pessoas, de carne e osso, que cuidam de nós, que se preocupam conosco e que estão presentes em nossas vidas nos maus e bons momentos.São os os verdadeiros amigos, sejam eles consanguíneos ou não, são aqueles que catalizam os pontos altos de nossas vidas. São pessoas, normais, que por méritos próprios se tornam nossos referenciais em virtude de seu caráter e valores éticos e morais.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Saul Pereira, assino em baixo de tudo que você disse sobre Dona Maria de Lourdes, tenho a imagem dela muito viva nas minhas lembranças. Dois casos eu nunca esqueci, não vou descrevê-los aqui pois são muito tristes, mas aquela pequena mulher Guerreira, sempre esteve ao lado dos menos favorecidos, curando-os ou consolando-os.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Saul Pereira, Triunfo era povoado de Heróis, sem desmerecer nenhum, meu grande Herói, foi meu pai Cesário Costa, não vou falar dele pois não termina nunca. Com certeza tudo que ele fez, está escrito no Livro da Vida, e hoje, ele encontra-se num bom lugar, não tenho dúvida!!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!