sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O ESPORTE COMO INTEGRADOR SOCIAL



Foto: Halley Futebol Clube
Halley Futebol Club - Triunfo - PE ( Anos 90)

Acreditamos que no Plano de Gestão de qualquer Administrador Público responsável pela Prefeitura de uma cidade, precisa haver a participação direta de um setor voltado para a juventude.Entendemos ser o pensamento do político moderno produzir efeitos eficazes,  facilitando o rendimento e onde todos os seguimentos triunfenses realmente saiam ganhando e fortalecidos no cenário regional como antes em: vôlei, basquete, tênis, futsal, pedestrianismo, jóquei, handebol, natação, entre outros.



Com o objetivo de oferecer suporte eficaz e qualificação, de preferência através dos esportes visando a integração social e educativa com formação estratégica do cidadão exemplar e atleta profissional, podem desenvolver um projeto audacioso que tenha ajuda de órgãos estaduais e federais como forma de valorizar e alcançar objetivos antes traçados por elementos realmente comprometidos e capacitados, que ainda existam entre os desestimulados desportistas.
.

Considerando lógico, a particularidade de cada indivíduo. Isso chama-se mobilização social e com parcerias distintas pode promover com certeza o desvio das dependências nocivas das drogas,  da prostituição, da vadiagem, do vandalismo, dos furtos, que geram meliantes em potencial. Precisa-se trabalhar em conjunto. Não faz sentido ter uma gama de opções palpáveis e a secretaria responsável decidir isoladamente como se fosse um reinado.Tudo fica mais fácil com parcerias.


Como particularmente em Triunfo-PE, jamais os que ocuparam a executiva municipal tiveram qualquer interesse no debate e organização dos esportes para qualquer finalidade, embora sugestões tenham sido oferecidas ao longo dos anos.Deveriam abraçar as verbas oriundas para a área e promover várias ferramentas importantes para acompanhar tudo sobre as obras do estádio que encontra-se desde 1984 sem ser concluído, nem recuperado e iniciar com estrutura básica incentivo a competições.



Oferecemos, portanto uma espécie de reflexão casual aos amigos para contemplação e identificação dos atletas a equipe de futebol acima para recordarem quando em Triunfo-PE os times ainda respiravam graças aos reconhecidos esforços de alguns abnegados que seguiam firmes realizando eventos às duras penas, sem receber qualquer ajuda pública, empresarial e reconhecimento populacional. Impedindo qualquer possibilidade de crescimento ou valorização de jovens promissores.


Nesse período o Estádio Municipal Centenário - Professor Eduardo Pádua, situado à Rua Alberto Cortes de Alencar, no populoso Bairro do Rosário ainda proporcionava condições mínimas de funcionamento.Hoje é o único campo de jogo existente na sede, os demais foram abusivamente transformados em lotes pelos politiqueiros e trocados por votos. As pequenas estruturas dos sítios nem se fala, acabaram todas. Estamos vivendo infelizmente a marca da contagem regressiva, a nova marca da cidade.


Diante tanto descaso existente e visível: dá para ficarmos omissos e continuarmos calados? Não é possível permanecer nesses moldes atrasados, os esportes aqui, assim como foi adotado em outras cidades, carece de modernização, controle, incentivo, organização que passam por mudanças estruturais dentro da própria Prefeitura, invertendo conceitos e modificando contextos.Caso contrário será em vão. Ficaremos na desgraça, como está...ou  talvez pior ainda.


Um comentário:

  1. Não faz tanto tempo assim, achávamos que Triunfo iria ganhar um estádio. Eu sinto uma certa inveja dessa falta quando tomo conhecimento existir em cidades próximas.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!