sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TRIUNFO COMEMORA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Dia da Consciência Negra



Grupo Maracatu Serra Grande da Baixa Verde

Quilombo das Águas Claras - Triunfo-PE

Apresentações folclóricas no quilombo

Carlos Ferraz, Romildo Johnson e amigos

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra.

A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data em nosso município é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

PROGRAMAÇÃO
IV – MOMENTO DA CONSCIÊNCIA NEGRA DE TRIUNFO
DE ZUMBI A ÁGUAS CLARAS

25/11 (domingo)

FESTA DO QUILOMBO - ÁGUAS CLARAS

08:00h - Saída Triunfo / Águas Claras

09:00h - Mostra de dança "Grupo de Xaxado Luiz Pedro"

10:00h - Mostra de dança "Grupo Casa da Juventude, Peti e Pró- Jovem (Jericó)

10:40h - Mostra de dança "Grupo Afro do Livramento"

11:00h - Mostra de teatro "Grupo Lótus"

11:30h - Forró pé-de-serra "Trio Só triscando"

13:30h - Mostra de dança "Grupo Tradição Quilombola"
14:00h - Mostra de dança "Grupo de Makulelê" - Escola Milton Pessoa

14:30h - Desafio livre de "Emboladores"

15:30h - Forró Pé-de-Serra  "Grupo Ta Danado de Bom"

Realização:
Prefeitura Municipal de Triunfo
Fundação Ambrosino Martins










9 comentários:

  1. O encontro do ano passado foi massa era ano de política quero o deste ano ir o monte de político que ta nas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro postar e curtir fotos. Isso já é notório! Mas admiro muito mais quando vejo fotos retratando comemorações e homenagens desse porte. Eita Carlos Ferraz, você até parece a figura máxima da cidade. Parabéns!

      Excluir
    2. Deviam explorar mais esse maracatu! Quando eu era pequena ( já faz muuuuuuuuuuiiiito tempo) papai levava sempre a gente para as festas no Livramento, eu adorava as danças.

      Excluir
  2. Como pode o prefeito conduzir o município com tanta falta de respeito? As estradas estão em estado lamentáveis. Queria organizar uma turma de amigos para comparecer no quilombo, mas como quem deseja assistir essa festa pode se deslocar?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive o prazer de conhecer a comunidade de Àguas Claras esse fim de semana.A visita faz parte de meu calendário anual.

      Excluir
  4. Gostaria de ter participado de tais momentos. Mas, com a permissão de Deus, no próximo ano, reservarei no período alguns dias para poder me fazer presente nas comunidades.

    Será para mim mui gracioso, pois poderei relembrar, não só no pensamento, o tempo em que, quando criança e adolescente, fui muitas vezes com meu pai (Luiz Bezerra de Vasconcelos) ao Quilombo do Livramento, como também à outras comunidades na zona rural e urbana, em visitas de ação social.

    É válido destacar aqui, que é oportuno a expanção da ação social em todas as comunidades triunfenses, não apenas em determinadas datas mas no transcorrer de todo o ano. Que pessoas capazes e habilitadas em diversas áreas venham a dar a sua parcela de contribuição em prol do bem estar de pessoas simples, que muitas vezes se sentem como escanteadas pelo simples fato de terem menos recursos.

    É verdade, queridos, independente de pensamento eleitoreiro, a ação social já era executada em nosso Município há muitos anos por pessoas que agiam por amor, sem pensarem em retribuição, sem ambicionarem troféus.

    Parabenizo a quem se dispõe a atuar pelo bem estar dos mais humildes sem pensar em ter algo de volta, verdadeiramente por amor, sem qualquer ambição pessoal.

    Meu abraço e meu carinho a todos.

    ResponderExcluir
  5. QUERIA PODER ESTAR PRESENTE NESTA FESTA, O ANO PASSADO FOI MIL.MAS ESTOU EM PETROLINA.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!