quinta-feira, 1 de novembro de 2012

TRIUNFO EM ESTADO DE EMERGÊNCIA - POR CARLOS FERRAZ




Não resta a menor dúvida  que é muito grave o quadro atual da estiagem no Nordeste e em Pernambuco, se faz necessário portanto reunir todos os diversos seguimentos sociais locais  e redigir um documento ao Comitê Gestor Nacional de Combate à Estiagem, informando que entre os mais de 120 municípios pernambucanos em situação de emergência, atingindo cerca de 80% do território estadual.

Triunfo, - o "Oásis do Sertão, encontra-se incluindo,. Assim evita-se  qualquer discriminação e esquecimento devido ser  considerada   Estação Climática , Estância Balneária, e "cidade mais alta, mais bela e de melhor clima" devido haver ameaça de agravamento da crise, gerando expectativa em relação situação de calamidade desenhada. 


O documento pode alertar o colapso ocorrido na Barragem do Brejinho, aproveitando a  ocasião para indicar ações que julguem oportunas e urgentes como forma de minorar os efeitos da seca na economia e na vida de centenas de pessoas residentes neste município, apresentando dados pontuais e objetivos sobre a tendência dos próximos dias com a queda de acúmulo no percentual de água nos mananciais e reservatórios triunfenses.

Entre as sugestões está a construção de outra barragem e a ampliação da existente, além de um auxílio financeiro emergencial, tipo "bolsa estiagem", desde que passe longe  da Prefeitura Municipal para não terminar como sempre politizada ou transformada em moeda de troca nas mãos de conhecidos elementos viciados em assistencialismo, nepotismo e paternalista, medida que pode ter forte impacto social, trazendo alívio imediato para as famílias agricultoras neste período que antecede as chuvas.

5 comentários:

  1. A notícia é que reservatórios estão em colapso no Estado.As barragens têm pouca água ou estão secas, a maioria no Sertão.

    ResponderExcluir
  2. Em meio a pior estiagem das últimas quatro décadas em Pernambuco a população sertaneja começa a ficar no desespero sem armazenamento de água abaixo do que seria o ideal para enfrentar um quadro de seca rigorosa.

    ResponderExcluir
  3. Entidades devem se reunir e cobrar ação ágil na área de seca para discutir o abastecimento e a entrega de alimentos para animais.

    ResponderExcluir
  4. Ednaldo Ferreira Lima2 de novembro de 2012 às 12:26

    Conforme as previsões dos meteorologistas, não há qualquer expectativa de chuva para os próximos três meses. Serão pelo menos mais 90 dias de estiagem para o homem, o animal e a lavoura.

    ResponderExcluir
  5. Diante das previsões pouco otimistas que não choverá nos próximos quatro meses nos municípios atingidos pela seca, representantes da Igreja Católica deveriam montar uma rede solidária para ajudar as famílias que sofrem com a estiagem e também fazer entrega de donativos.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!