quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

MORRE FERNANDO LYRA, EM SÃO PAULO


 

O ex-ministro da Justiça Fernando Lyra morreu, nesta tarde, aos 74 anos, no Incor, em São Paulo, depois de dois meses de internação. Veja abaixo a nota oficial divulgada pela família, em luto.

Ele estava sendo tratado na capital paulista desde o sábado 5 de janeiro. Ele foi internado uma semana antes do Natal, por problemas no coração, mas recebeu alta e passou a data em casa, com a família. Antes do réveillon, no dia 29 de dezembro, voltou a passar mal e teve que ser internado novamente.

É com profunda dor e pesar que comunicamos o falecimento do nosso amado Fernando Lyra.Na vida pública, ele foi deputado e ministro da Justiça. Um guerreiro justo e incansável, sempre ao lado das causas democráticas e humanitárias. Em família, Fernando era o marido, pai, irmão, tio, cunhado e amigo dedicado, amoroso e insubstituível em nossos corações.

Nesse momento difícil e de enorme tristeza, pedimos a todos que se juntem a nós em oração por Fernando Lyra. Que Deus o guarde e o abençoe!

João Lyra Neto e família

O ex-ministro apresentava um quadro de insuficiência cardíaca grave, que o acometeu há 20 anos. Nesta quarta-feira, sua pressão havia chegado a níveis muito baixos. Ele vinha sendo mantido com a ajuda de aparelhos.

Lyra foi ministro da Justiça do governo Sarney, de março de 1985 a fevereiro de 1986. Foi deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999. O último cargo público ocupado por ele foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011.

7 comentários:

  1. Lamentável o desaparecimento do ex- deputado Fernando Lyra, um dos responsáveis pela redemocratização do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Como simples cidadão brasileiro expresso meu sentimento: se nossos políticos, à época da ditadura, tivessem tomado atitudes como as de Fernando Lyra, o Brasil não teria se submetido aos caprichos dos militares. Ele não foi um marco zero, foi um exemplo de democrata.

      Excluir
    3. Fernando Lyra fica na história por pensar à frente do seu tempo.A trajetória dele engrandeceu a história do Brasil. Seja na campanha das Diretas Já, na luta pela redemocratização do País ou na atuação como ministro da Justiça escolhido por Tancredo Neves, esse grande pernambucano serviu ao povo brasileiro com visão de futuro e largueza de espírito.Achei muito bonito o Blog Opinião ter se solidarizado com a família Lyra nesse momento de perda. Fernando estará sempre presente na memória e no sentimento de todos nós. O seu exemplo é o principal legado para o nosso povo e as gerações futuras.

      Excluir
  2. Era um político com P maiúsculo....e não os safados de agora.Pernambuco perdeu um grande homem.

    ResponderExcluir
  3. Democracia de luto por Fernando Lyra, ex-ministro, deputado federal por sete mandatos, deputado estadual e símbolo da redemocratização do País, morreu ontem, em São, aos 74 anos, como prometeu: lutando pela vida até o fim de suas forças.

    ResponderExcluir
  4. Quem não o conheceu que o compre! Provavelmente quem defende este aí, não tem o conhecimento das festinhas que rolava lá para as bandas de Caruaru pelas décadas de 80/90 ao qual ele participava juntos com outros da mesma máfia. Para mim, menos um. Hoje é um dia especial com uma notícia tão agradável como esta para se tomar um drink, apenas um, para comemorar. Minha razão entre várias outras é que a máfia politiqueira nada fizeram ou fazem de concreto para sermos um país de primeiro mundo, apenas aprimoram este, para sermos o primeiro país mais burro, violento e corrupto do mundo. Este é meu elogio para todos e sem exceção abutres do poder.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!