sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

RECUPERAÇÃO DO VALORIZADO CASARIO TRIUNFENSE


Para os  turistas e triunfenses que visitarem o Sítio Histórico de Triunfo, na área central da cidade até o final de 2013, torcemos encontrar um ambiente revitalizado, com mais de 20 imóveis antigos recuperados e pintados com cores atrativas pela Fundação do Patrimônio Municipal, numa parceria entre a Prefeitura e as Tintas Coral, uma vez quase todos esses prédios estarem em péssimo estado de conservação a prejudicar a estética urbana da  localidade considerada "Oásis do Sertão", "Estação Climática" e "Estância Balneária" com o aspecto não satisfatório, aguardando providências dos governos local, estadual e federal há muitos e muitos anos, baseados pela Lei Municipal vigente, apresentada pelo então vereador Carlos Ferraz , na Câmara, aprovada e sancionada pelo Executivo em 1988. Embora não seja cumprida integralmente suas diretrizes básicas.

Havendo empenho da administração atual deverão acontecer melhoramentos previstos com obras em pisos, telhados, revestimento, portas, janelas, pintura, além de infra-estrutura hidráulica  e elétrica, nos espaços mais  desgastados que agri dem o visual na referência cultural deixada por estrangeiros que aqui permaneceram durante significativo período, influenciando nas construções e arquitetura, entre eles: alemães, italianos, portugueses, americanos, ingleses, franceses, suíços. Que segundo comentam historiadores caseiros, foi visitado e fotografado pelo Superintendente do Iphan em Pernambuco, Frederico Almeida em oportunidade anterior deixando-o empolgado com tamanho conjunto de beleza arquitetônica no casario desprezado.

Essa parceria surgiu a partir da necessidade de melhorias nos equipamentos culturais existentes, visivelmente abandonados pelo poder público, proprietários e moradores, mas constantemente cobrados por uma gama miníma de pessoas que ao longo dos anos têm demonstrado compromisso voltado para o soerguimento da maltratada terra natal, compondo um grupo interessado na valorização dos bens públicos cumprindo com naturalidade o salutar dever de cidadania que deveria ser expandido para outros conterrâneos habituados a fazer declarações de amor a Triunfo, apenas da boca para fora, deixando de preocupar-se na verdade com os problemas existentes de possíveis soluções caso existisse mobilização popular.

Análises confirmam a necessidade urgente de  melhorias nos trechos urbanos das artérias: Rua Frei Ângelo, Rua Simões Mafra, Praça 15 de Novembro, Avenida José Bezerra, Rua Padre Ibiapina, Rua Manoel Siqueira Campos, Praça Carolino Campos, Avenida Getúlio Vargas, Rua Ulysses Wanderley, Rua Joaquim Távora, Praça Irmã Jerônima Zier ,Avenida Dr. Cordeiro Lima, Rua Tenente Siqueira Campos, Rua Lucas Donato, Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz,  Rua Deodato Monteiro, Rua Magno Bezerra de Norões, entre outros, referências históricas da cidade e também do complexo festivo.O objetivo é também despertar nas pessoas o senso de preservação nesses pontos degradados sendo inevitável a intervenção.

5 comentários:

  1. Embora reconhecendo a inegável capacidade da equipe do bem intencionado jornal em moralizar diversos setores, é bom os moradores cobrarem dos vereadores em geral algum tipo de ação fiscalizadora para qual foram eleitos, pois funciona como um verdadeiro formigueiro, mais ainda faminto enxame de abelhas africana e arrodeado de cobras criadas, sedentas para impedirem as mudanças para melhor, por uns poucos almejadas.Que Deus lhes ajude nessa luta, como bandeira da moralidade.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ver um homem orgulhar-se do lugar onde vive. Gosto de ver um homem viver de modo que seu lugar se orgulhe dele. Tenho orgulho de ser triunfense pela beleza deste lugar.

    ResponderExcluir
  3. Maria do Socorro Diniz15 de fevereiro de 2013 às 10:14

    Muito cristalino, lúcido e realista artigo, nada há a acrescentar, exceto o "jogo de empurra" com uma falsa preocupação de meia-dúzia.Não existem culpados ou todos são culpados? A descaracterização não pode ficar impune.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a matéria acima, eu sempre demonstrei através de diversos artigos o quanto é importante a recuperação dos casarios de Triunfo. Nossa cidade é sem dúvida uma das mais bonitas e charmosas do nosso estado. Triunfo é um encanto para os turistas que aqui vem. Sua beleza colonial estilo europeu, é o que de mais belo existe na região. As Tintas Coral tem um projeto que já em diversas cidades do Brasil foi implantado e em Triunfo este projeto seria de uma importância vital. Quero que os gestores desta ideia, tenham certeza que com as minhas articulações aqui em Recife, participarei para concretizar com que este sonho faça Triunfo continuar sempre encantadora.

    ResponderExcluir
  5. Irretocável e genial esse artigo. Resta agora a população sair do armário e exigir que autoridades tomem providências depois de haverem se omitido o tempo todo.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!