sexta-feira, 31 de maio de 2013

APRENDIZADO MUSICAL É UMA ALTERNATIVA





Nada mais oportuno do que hoje, 31/05/2013, aniversário da nossa  Centenária Banda Musical Isaías Lima para sugerir e  apresentar aos gestores municipais a proposta do plano "Aprendizado Musical, Uma Alternativa".A Prefeitura Municipal de Triunfo, em consonância com as secretarias de Turismo, Cultura e Esportes, Educação  e Assistência Social, devendo conjuntamente trabalhar  para interação da juventude  triunfense visando depois da organização, investimento e aprendizado subsequente da música, serem profissionalizados e ingressados no mercado de trabalho, ajudando a modificar a realidade de pobreza  e respectiva necessidade das suas famílias.Acreditamos ser sugestão palpável...


A coordenação desse interessante e proveitoso projeto musical que defendenos ao longo dos anos em nossos informativos e na atuação pessoal e política, ficaria a cargo dos competentes maestros locais: Antônio Carlos (Toinho), Ricardo Lima, Lucivaldo Ferreira (Lu) e demais auxiliares previamente escolhidos, aprovados e nomeados entre as dezenas de músicos atuantes na cidade, que poderiam ministrar aulas  nos educandários da sede, dos bairros, distritos de Canaã e Jericó, beneficiando diretamente crianças e adolescentes que participassem da iniciativa pública com apoio privado conveniado.Lamentávelmente não vemos qualquer atitude nesse sentido, apenas as desculpas esfarrapadas de sempre.


Quanto à dificuldade anterior de instrumentos musicais ( clarinete, trompa, pistom, tuba, requinta, bombardino, trombone, saxofone, entre outros), as parcelas anteriores recebidas pelo Ministério da Cultura anos passados - devido empenho de identificados personagens locais capazes de comprovar suas participações - ainda  poderá inicialmente "quebrar o galho", enquanto não se reivindica outra remessa, que era para ter sido feito. O resultado da ação será sem dúvida bastante vitoriosa, com alunos participando de retretas semanais e incentivando outros jovens seguirem o belo exemplo.Assim formariam mais músicos, porque na atualidade encontra-se escasso esse setor cultural.


Certamente depois de realizada a formatura desses aprendizes vários poderão seguir carreira como profissionais gabaritados nas  famosas bandas nacionais Forças Amadas ( Exército,Marinha ,Aeronáutica ), Polícias Militares dos estados brasileiros, sinfônicas, orquestras, bandas e acompanhando cantores de renome, como muitos que daqui saíram e se deram muito bem. Temos entre exemplos positivos, o excelente músico Cacá Malaquias, de Carnaíba ( ex- Roberto Carlos, ex- Ray Conniff, ex-Fagner ), hoje regente da Escola de Música de Carnaíba.O que  na realidade temos para destacar em Triunfo ? Aliás a instalação de idêntica escola de aprendizado musical não cansamos de cobrar desde os anos 70, mas tudo  aqui parece impossível.
 .

8 comentários:

  1. Parabenizo a banda por mais um aniversário e ao blog por mais um conselho brilhante que deveria sem seguido sem questionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho visitarem a cidade de Carnaíba para ver a diferença em relação a Triunfo.

      Excluir
  2. DESEJO PARA TODOS QUE FAZEM A BANDA ISAIS LIMA MUITO SUCESSO E FELICIDADES, PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO!!

    ResponderExcluir
  3. Antonio Fernando Barbosa Lima31 de maio de 2013 às 09:08

    Considero essa bandinha um simbolo da minha terra e não consigo entender porque nunca recebe o apoio devido dos prefeitos que passam pela administração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Antonio Florentino Lima16 de julho de 2013 às 15:56

      Relembrando a memória de grades artitas populares que fizeram história durante o tempo em que viveram em Triunfo

      Marcos Antonio Florentino Lima Sou triunfense das antigas, e em umas das vezes que estive de férias em Triunfo, mais precisamente na pracinha do quadro como assim era chamada, ouvi uma voz que ecuava do palco e por alguns momentos pensei que fosse Tetê Espíndola com aquela voz maravilhosa que encantou o Brasil no festival de 1982, não era ela, era O Genecy, daí passei a adimirá-lo, é realmente um artista, pena que as pessoas não o valorizam, como tantos outros de épocas passadas, como por exemplo, Arlindo Galvão, Mendonça,Jânio que canta malaguenha nos palcos dos cinemas, Zé de Liô, Lobinho,Miguelzinho pai, grandes ceresteiros que deixaram muitas saudades e que farão muita falta para sempre

      Excluir
  4. Vê se aprende!! Isso não dá votos Ferraz!!

    ResponderExcluir
  5. Esperem, esperem, esperem bem muito...deitados que em pé cansa. Esse pessoal está ligando nada disso...

    ResponderExcluir
  6. Argemiro Santana Filho2 de junho de 2013 às 11:54

    Admiro muito o amor que os filhos de Trunfo têm por sua terra, é um exemplo de cidadania a ser seguido por muitas cidades que poderiam ter tanto sucesso e a alegria que Triunfo compartilha com todos nós Sou filho de Flores e moro fora mais adotei Triunfo como minha linda cidade Natal.
    Argemiro Santana Filho.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!