sexta-feira, 10 de maio de 2013

ESPAÇOS DOS PEDESTRES CONTINUAM SENDO DESRESPEITADOS


Ambulantes invadiram ruas e calçadas



Entulhos retirados do Lago João Barbosa
Esgotos invadindo o "Monumento do Avião"
Condições do piso na Academia da Cidade


Entulhos são amontoados na calçada

Destruíram avenida deixando espaço limitado
Os engarrafamentos são constantes nas vias públicas

Cargas e descargas prejudiciais
Faz tempo, muito tempo que estamos com responsabilidade e determinação denunciando de forma incansável, que  andar nas calçadas de Triunfo é tarefa difícil e árdua, porque são obstáculos de toda ordem expostos, atrapalhando e impedindo pedestres de praticar o ato primeiro em qualquer modelo de mobilização: caminhar livre pelos espaços públicos. Infelizmente o assunto, apesar de abordado sempre pelos nossos informativos, ainda não entrou na agenda municipal como prioridade, mesmo tratando-se de uma cidade de inegável vocação turística.

Aos poucos também vem pontuando a discussão sobre o assunto na sociedade civil organizada, levadas pelo grande percursor de progresso municipal que é o Serviço Social do Comércio - SESC  que procura produzir orientações detalhadas sobre as deficiências encontradas nas calçadas triunfenses e propondo soluções de viabilidade. Reconheçam ser um trabalho que traz uma série de provas concretas através de fotos retratando o caos, a degradação e a desordem dominante na maioria das calçadas locais, independentemente de bairros e propõe soluções.

Confirmar aquilo que o cidadão convive no dia a dia, situações que vão desde a ocupação irregular da extensão dos bares, lanchonetes, restaurantes e casas comerciais no passeio público, proibição prevista em Lei Federal; passando pela sua utilização como estacionamento ou depósito de lixo e metralhas. Aponta também a grande incidência de buracos e esgotos estourados no passeio público e mostra casos onde imóveis particulares avançam sobre as áreas comuns, sem receber orientação, alguma fiscalização ou qualquer notificação do setor fiscalizador do trânsito local.

Reconhece-se que o problema  é totalmente cultural e chegou a esse ponto crucial  por causa da omissão histórica da prefeitura relativa ao controle urbano. Para encontrar exemplo específico de desordem não é preciso fazer muito esforço, basta comparecer diariamente ou melhor, nas quintas, sextas e sábados à  Avenida Getúlio Vargas, Centro, onde estacionam veículos de todas as marcas, tamanhos e cores sobre os espaços destinados a pedestres em horários de grande movimento. A quem devemos nesse caso recorrer se não aos pseudos administradores, que nada resolvem?





11 comentários:

  1. A proposta acima de alterar os costumes errados dos moradores em relação ás calçadas da cidade é muito acertada, porque tem trazido muita repercussão negativa, o executivo triunfense está demorando tomar providências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há dúvidas que não cabem medidas drásticas, tomadas do dia para a noite, mas é essencial que se trabalhe na montagem de um planejamento de curto, médio e longo prazos elaborado de forma transparente e comprometido com os anseios da maioria da população.

      Excluir
    2. A Lei Municipal que responsabiliza o proprietário do imóvel pelo cuidado com a calçada é descumprida em todos os pontos da cidade.

      Excluir
  2. Parabenizo a imprensa investigativa que tem se revelado neste espaço jornalístico dessa cidade, infelizmente a anestesiada sociedade municipal assiste a tudo quietinha, sem esboçar indignação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria do Carmo Pereira10 de maio de 2013 às 10:47

      Ninguém aguenta mais a calçada desse jeito. Tropecei quando ia para o trabalho outro dia e passei um mês com o pé engessado. Vejo pessoas com mais idade caindo também.

      Excluir
    2. O prefeito tá querendo empombar com Dr Maninho, mas ele num abre pra ele não, as placas ficam

      Excluir
  3. Cláudio Humberto Barbosa9 de maio de 2013 às 08:32

    Por mais que muitos de nós sejamos apegados ao jornal impresso, à revista de papel, gosta de ter em mãos a própria edição, às vezes, até colecionar, nem se discute mais a importância do universo on-line na nossa rotina. Sejam as redes sociais, os e-mails ou informação ágil que chega por veículos de natureza virtual, a realidade é que estamos conectados a vários assuntos ao mesmo tempo devido a esse excelente blog que o senhor Carlos Ferraz repassa notícias da nossa região, informando aqueles que residem distantes do seu habitat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia M. Florentino9 de maio de 2013 às 11:00

      É preciso que metas sejam fixadas em prazos razoáveis de forma a desenvolver a todos os atingidos e aos beneficiados. E que se entenda de uma vez por todas que automóvel particular deve ser não mais um carro de passeio!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. AGUARDA-SE UMA SOLUÇÃO PARA ISSO, OS COMERCIANTES NÃO ACEITAM MUDANÇA, MAS NOVO MODELO DE GESTÃO DEVE SER REALIZADO MESMO GERANDO IMPASSE.

    ResponderExcluir
  5. Joselaide Vasconcelos9 de maio de 2013 às 15:59

    Acho que muitos devem estar pensando assim: 'Se eu pago meus impostos ao município, posso usar o espaço público como eu bem quiser'.
    Mas não é bem assim, caros conterrâneos, observem que o direito de ir e vir é para todos e não apenas de alguns.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!