domingo, 30 de junho de 2013

MEMÓRIA MUSICAL - HÁ TRINTA ANOS O BRASIL SE DESPEDIA DA MAIOR CANTORA CLARA NUNES

Clara do Brasil...


Clara Nunes se foi cedo. Não que houvesse tempo suficiente para um mito, porque mitos são como deuses: podem ser invocados sempre. Para lembrar e saudar a artista, basta cantar.

A cantora se despediu de milhares de fãs em um sábado de Aleluia, há exatos 30 anos. Ela foi vítima de uma mal sucedida operação de varizes. Desde então, sua história é cantada e recontada.
Nasceu Clara Francisca Gonçalves em Caetanópolis (MG). Caçula de sete irmãos, ficou órfã aos seis anos. Da mãe, levou para a cidade grande a lembrança e o sobrenome artístico: Nunes.
No começo, nos anos 60, cantou baladas românticas e flertou com a Jovem Guarda, mas se achou no gingado do samba. Com repiques e tamborins, Clara Nunes viveu um encontro que fez dela a primeira mulher a bater os 500 mil discos vendidos. Assim, ela se tornou cara e voz da Portela.
Mas foi com o tambor que Clara Nunes viveu em comunhão. Estudiosa dos ritmos brasileiros, nomeada baiana honorária, converteu-se ao candomblé. Ora se dizia filha de Ogum e Iansã, ora afirmava ser filha de Oxum e Xangô.

Clara Nunes não teve filhos, mas, com o marido Paulo César Pinheiro, fundou um teatro que leva seu nome no Rio. Depois da morte, aos 41 anos, ficaram mais de 20 discos, centenas de canções e muitos títulos. A lembrança da cantora é aquela certeza de que despedidas acontecem, mas há vozes e histórias que são eternas.


Fonte: documentário da Globo News

2 comentários:

  1. Muito boa seleção musical, faz gosto ouvir. Adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Essa cantora mineira era demais, marcou época na minha juventude.Pena que partiu tão cedo...

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!