terça-feira, 6 de janeiro de 2015

HOJE É DIA DE SANTO REIS - 06 DE JANEIRO

Dia da Epifania - Dia dos Santos Reis

No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.
 .

A Folia de Rei


No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.

Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos. O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade. Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.

 
Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

 
Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.

Eu plantei um pé de rosa
Pra nascer no dia seis
Ele nasce, e eu lhes peço
Ano-bom, Festas e Reis
E acrescento:
Os Três Magos do Oriente
Seguindo a Estrela-guia
Louvaram o Deus Menino
Na Sagrada Epifania
Pastores em serenata
Idolatraram com fé
A santíssima Família
Jesus, Maria e José
O cantar do Santo Reis
É um cantar excelente
Acorda quem está dormindo
Consola quem está doente


Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.
 
Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.
 
Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.

(Por Jussara de Barros,Graduada em Pedagogia,Equipe Brasil Escola)

TRADIÇÃO - De acordo com a historiadora Carmen Lélis, a Queima da Lapinha acontece como encerramento do Ciclo Natalino. É um ritual feito "com a presença e a partir" do pastoril. Segundo ela, a lapinha representa o local em que o menino Jesus nasceu. A lapinha é apresentada pelo cortejo, acompanhada pelas jornadas. Esta é montada com folhas, palha, flores, incenso e outros componentes que contêm cheiro, para que sua fumaça seja perfumada.

"Queimar é uma forma de purificação, para demonstrar o rito de passagem. O final do ano para o início de outro, o encerramento do Ciclo Natalino e início do Carnaval. O fogo purifica, consagra", explica Carmen. Na procissão, leva-se também o menino Jesus, sozinho ou com os pais, São José e a Virgem Maria.

Ao chegar no local em que a lapinha será queimada, tira-se o menino, São José e Maria e dá-se a alguma pessoa homenageada. As pessoas presentes jogam pedaços de papel com pedidos para o Ano Novo, para que estes possam acontecer, a partir da fé de cada um que coloca a esperança e consagração. Após a Queima da Lapinha, todo o grupo dança em festa, anunciando o Carnaval.

HISTÓRIA - O primeiro presépio, símbolo da tradição cristã, foi criado por São Francisco de Assis. Três anos antes de morrer, ele teria desejado reviver o nascimento de Jesus. Para isso, construiu no povoado de Greccio, a quinze dias do Natal, uma lapinha com o menino Jesus, a virgem Maria, São José, animais do campo e os três reis magos. Uma missa foi celebrada e o local foi transformado em um templo.

A tradição está sendo resgatada e preservada através de fotografias no Arquivo Provincial Franciscano. Os documentos contam com manuscritos impressos e iconográficos como livros, negativos, fitas cassetes, entre outros.



Um comentário:

  1. Aqui em Triunfo o Sesc assumiu também essa festividade tornando-a belíssima. Sem ele não haveria nada na cidade. A prefeitura não tem interesse é apática a tudo.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!