domingo, 7 de junho de 2015

REESTRUTURAÇÃO DO SÍTIO HISTÓRICO TRIUNFENSE


Defende-se há bastante tempo, a revitalização do Centro de Triunfo, sem dúvida um dos mais belos cenários urbanos do Estado de Pernambuco que surgiu naturalmente no passado e deve ficar para eternidade na memória dos habitantes, visitantes e turistas. O mesmo necessita ser recuperado para reafirmar sua importância atrativa e fazer parte do cotidiano admirável desse "Oásis do Sertão. Novos equipamentos culturais e de lazer já deveriam ter surgido nos últimos anos, além de estabelecimentos comerciais apostando no incremento dos frequentadores. Mesmo assim a maioria que  comparece faz comentários elogiosos e indica aspectos que precisam ser melhorados 

Falta a prefeitura reconhecer que mudou o nível de exigência do cidadão e dos turistas em relação ao bairro que possui casario emoldurado, enriquecendo a paisagem  e valorizado pela centenária arte pública implantada desde antigos moradores das mais diferentes nacionalidades: Alemanha, Inglaterra, França, Suíça, Portugal, Estados Unidos, Holanda, que permaneceram determinado período influenciando de forma positiva nos estilos locais.Sugere-se  estimular a população conservar esse cartão-postal , assim como os respectivos órgãos em funcionamento, através de investimentos que possibilitem estruturação generalizada.

 




Tem-se como prova inconteste o que parece justo é a  melhoria do valorizado Sitio Histórico, iniciando-se a partir do Marco Zero, na Praça Quinze de Novembro, com suntuosos prédios da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e Fórum de Justiça Caeté de Medeiros e demais sobrados do século XIX. Na Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz todo o rico casario de invejável arquitetura. e na Praça Carolino Campos, o tradicional Cine Theatro Guarany. Somando-se às monumentais residências antigas localizadas das artérias urbanas: Avenida Getúlio Vargas, Rua Manoel Pereira Lima, Rua Padre Ibiapina, Rua Olympio Wanderley e  Avenida José Bezerra.





3 comentários:

  1. Ewerton Luiz de Carvvalho3 de junho de 2015 às 13:24

    A iniciativa de criar e manter um circuito turístico muito recomendado pelo jornal Opinião era para ser adotado como prioridade da prefeitura desse município.

    ResponderExcluir
  2. Acho que as noites triunfenses ganhariam maior colorido e beleza se investissem em uma iluminação de maior qualidade destacando o açude do centro.

    ResponderExcluir
  3. Tão louvável quanto preservar, será divulgar a História de cada um dos prédios remanescentes na sua forma primitiva, isto é sem reforma, sem modificação da sua forma original. Entendo que deveria ser editado um livreto ilustrado, com texto descritivo sobre a origem, função ao longo do tempo, proprietários, estilo arquitetônico etc. .Não precisa ser bancado pela prefeitura, a associação das pousadas poderia bancar e depois resgatar o custo vendendo os livretos com pequena margem de lucro). Além dos prédios a denominação das ruas: quem foi esse fulano, quando viveu, o que fez de importante para merecer ser imortalizado denominando um logradouro público. A redação destes textos precisa ser confiada a pessoas de conhecimento e fidelidade irrepreensíveis, a fim de evitar a perpetuação de informações com menor crédito.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!