terça-feira, 8 de dezembro de 2015

FERIADO DE 8 DE DEZEMBRO - DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO COM MUITO MOVIMENTO NA ZONA NORTE DO RECIFE

111ª Festa de Nossa Senhora da Conceição - pelo que rezam os Moradores do Morro da Conceição


A movimentação de fiéis no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, onde está sendo realizada desde o dia 29 de novembro a 111ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, é intensa nesta segunda-feira (7), véspera do feriado em homenagem à santa no Recife. Mas como vivem os moradores do bairro nos outros dias do ano, quando todos os olhares já não estão voltados para o alto? Pelo que rezam? Quais seus clamores cotidianos? Este é o tema do projeto #10Horas de hoje.


Habitação, saneamento básico, saúde, educação, emprego, segurança, transporte e mobilidade são alguns dos tópicos a serem observados pela equipe de jornalismo que vai subir o morro para conversar com seus habitantes. Muitos deles, por exemplo, aproveitam o período das festividades para conseguir renda extra vendendo objetos religiosos, como fitas, velas, calendários e imagens da santa, além de bebidas e comidas. 






A comunidade, que sofre com o armazenamento de água, também é atingida pelas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Nesse fim de semana, agentes de saúde ambiental e controle de endemias do Recife visitaram mais de 2 mil residências. Em muitas delas foram identificados reservatórios de água abertos e diversos casos de pessoas diagnosticadas com dengue, chicungunha e zika.


A FESTA - Para a 111ª edição festa de Nossa Senhora da Conceição, a Prefeitura do Recife reforçou a fiscalização de trânsito, do comércio informal, Guarda Municipal, limpeza urbana, além de ações da área social e de direitos humanos, entre outros. Este ano, 380 barracas de comércio e brinquedos foram autorizados a funcionar, divididos entre alimentação, brinquedos, artigos religiosos e serviços diversos. Ao todo, 250 fiscais da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) trabalham durante o evento.


A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou uma operação durante os dez dias de evento. No total, um efetivo diário de 60 a 90 agentes de trânsito atuam no local. Durante as procissões, o órgão vai realizar a interdição de pontos estratégicos, evitando o acesso de veículos ao morro. Apenas os veículos de moradores devidamente identificados, através de um comprovante de residência, vão ter acesso à localidade.


A Procissão de Encerramento, que vai sair às 15h, desta terça-feira (8), vai ser acompanhada por 25 batedores da CTTU. Os bloqueios serão realizados à medida em que os fiéis caminhem da Avenida Cais do Apolo, na altura da sede da Prefeitura, em direção ao Morro da Conceição, passando pela Ponte do Limoeiro e pela Avenida Norte.



A CTTU aconselha que o visitante chegue cedo ao local e utilize o transporte coletivo, uma vez que  número de fiéis será alto e a oferta de estacionamento em via pública é bastante limitada.


DFonte: NE 10 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!