sábado, 30 de abril de 2016

MARAVILHOSA CASA DA CULTURA DE TRIUNFO - POR CARLOS FERRAZ


   


Click na setinha ao centro da imagem e veja a reportagem da TV

Bastante gratificante para qualquer personagem de bom senso, sejam moradores, visitantes ou  turistas, ao percorrerem nas ladeirosas ruas da belíssima cidade de Triunfo, ser possível deparar-se com outro excelente ponto turístico que é a recém-fundada 'Casa da Cultura de Triunfo', situada na antiga Escola Paroquial dirigida pelas abnegadas irmãs- professoras Lita e Emília Barros, na Rua Padre Ibiapina, Centro.Iniciativa pessoal do ex- diretor da Setur,  renomado e eficiente artista plástico Jean Carlos Marins com a colaboração do conterrâneo Agamenon Gonçalves Lima, o popular "Teco".

O amplo ateliê , compartilhado de maneira inteligente com artistas triunfenses das mais diferentes tendências, tornou-se um convite à observação. Entre quadros concluídos e outros para concluir  elaborados pelas pintoras Terezinha Cordeiro, Marleide Beserra, Socorro Ferreira,  Carlinda Nogueira, entre outras, existe cerâmicas, tintas, pincéis e todas espécies de peças artesanais diferentes confeccionados no município. Além disso, os detalhes da decoração empregados naquele prédio abandonado, dividem a atenção de qualquer espectador, devido ao largo espaço destinado para convivência.

Segundo o mestre Jean, natural da circunvizinha  São José do Belmonte-PE, o ambiente tem chamado a atenção para a valorização do trabalho de quem expõe suas artes nunca antes reconhecidas nem por familiares próximos. Acredita possuir Triunfo um grande celeiro de artistas, e artistas bons merecedores serem descobertos, reconhecidos, apoiados e divulgados. O mentor desse espaço cultural da maior importância para o turismo -  também reforça as várias lojas de artesanato existentes -  conhecido pelos grandes painéis espalhados nas ornamentações de eventos, esculturas, quadros e outras inspirações. 
Organizadores/ Colaboradores:
 

Iniciativa - Jean Carlos Marins

Agamenon Gonçalves Lima



 Lourdes Queiroz,
 Socorro Granja


Teca Patu






Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

22 comentários:

  1. Não restam dúvidas de a competência e interesse de Jean e de Teco de Agamenon só vem abrilhantar e divulgar os grandes artistas triunfenses que praticamente vivem no anonimato. Modelo de incentivo como este, sem nenhuma preocupação com o poder público tendo em vista que nem mesmo o museu da cidade tem tal respeito, considera-se, pois, o empreendedorismo que falta para muitos que estão vinculados a este governo que não entende e não faz absolutamente nada. Parabéns a Jean e a Teco de Agamenon pelo brilhantismo, pela ideia de incentivo e pela lição de empreendedorismo e amor a arte e cultura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALTA AO MUSEU DE TRIUNFO COMUNICAÇÃO DIRETA POR MEIO DE ACERVOS, INFORMAÇÃO E ARTE.É UM PONTO DE ATRAÇÃO DESSA CIDADE QUE ENCONTRA-SE ABANDONADO, COM POUCA DOCUMENTAÇÃO VALIOSA, SOMENTE RÉPLICAS E XEROX. LEIO AS MUITAS COBRANÇAS DO BLOG OPINIÃO SOLICITANDO MELHORIA, MAS PARECE QUE NESSA GESTÃO NÃO ACONTECERÃO.

      Excluir
    2. Francisco A. Rodrigues27 de abril de 2016 às 09:23

      Alguns estudiosos dessa temática afirmam que essa experiência direta permite que as pessoas criem possibilidades de ampliar e sensibilizar o seu olhar, além de enriquecer suas experiências, aumentando o entendimento da realidade que as cerca. Esse encontro entre família e museu favorece e resgata um convívio já esquecido e, sem dúvida, proporciona inúmeras descobertas. A descoberta de objetos, imagens, sons...a descoberta de outro e de si mesmo.Infelizmente a administração desse município não entende nada disso e trata cultura com desprezo total, porque imaginam não render votos, que é somente o que interessa a esses oportunistas que ocupam cargos públicos.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Valdemir José dos Santos27 de abril de 2016 às 18:40

      Parabenizo Carlos Ferraz pela bela matéria. Sabemos que a maioria dos problemas são apontados pelo jornal na tentativa de solucionar.

      Excluir
    5. Cleanto Martins Tangará28 de abril de 2016 às 07:30

      PARABÉNS AMIGO CARLOS FERRAZ PELO RESPEITO A NOSSA CIDADE TRUNFO.

      Excluir
    6. Joselaide Vasconcelos29 de abril de 2016 às 08:07

      Minha sugestão é que nesse espaço haja destaque aos nomes Emília e Litinha Barros, se é que já não há.

      Excluir
    7. Auxiliadora Carvalho16 de junho de 2016 às 21:17

      Continue sendo este pessoa tão. Importante para manter nossa origem nossa Cidade no topo.Que Nosso Pai Celeste abençoe!

      Excluir
  2. Fiz visita recente a esse ambiente quando estive em Triunfo na Semana Santa e realmente trata-se de lugar maravilhoso onde destaca-se o poder do afeto com a arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George Ribeiro Neves27 de abril de 2016 às 14:36

      A missão dos museus é preservar, pesquisar, divulgar, valorizar e difundir a memória, os valores históricos, artísticos e culturais, o patrimônio material e imaterial principalmente dos habitantes, por meio de estímulo à reflexão comparativa e ao pensamento crítico, sobretudo quanto são nas instalações dos mesmos adotados setores temáticos, contribuindo assim para o fortalecimento da identidade e cidadania, no caso particular do povo triunfense que se recente conforme tem se publicado nas edições de museu abrangente e/ou arquivo público.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. A questão do museu é muita incompetência e inoperância. Espero que o futuro secretário Denis Gomes e o diretor Carlos Diniz resolvam o problema que vem sendo repisado sem solução.

      Excluir
    4. Edmilson Barbosa Lima27 de abril de 2016 às 18:51

      O puxa -saquismo anda à solta. De políticos ultrapassados que, já deveriam ter "recolhido a bandeira" a eleitores que confundem merecimento com descaramento, opinam favoravelmente sobre doações de emprego a jovens sem experiência, sem concurso, numa desfaçatez total.

      Excluir
    5. Antonio Fernando Menezes28 de abril de 2016 às 07:32

      Carlos Ferraz você faz a diferença nessa cidade que infelizmente não lhe dedica o reconhecimento que muito lhe é devido.

      Excluir
  3. Fiquei maravilhada pela criação do espaço. Acreditei em algum momento que alguém poderia transferir para o mundo o que existe em Triunfo e Região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém se interessa mais no museu que ainda funciona na Praça Monsenhor Eliseu, porque está entregue à baratas, a cada troca de administração desparecem objetos valiosos e somente ficaram peças secundárias.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Parabéns Jean!! Vc eh um D +

      Excluir
    4. João Rodrigues dos Santos28 de abril de 2016 às 07:41

      Gean e Agamenon fizeram tudo no peito e na raça ações que poderiam haver sido realizadas muito bem na Secretaria de Turismo, mas não houve o menor interesse dessa administração capenga que a população município atura com prejuízos enormes para o município.

      Excluir
  4. ANTONIO CARLOS DA SILVA27 de abril de 2016 às 14:21

    MUSEUS SÃO ESPAÇOS REPLETOS DE HISTÓRIA E CULTURA. E NOSSO MUSEU DA CIDADE PARECE OMITIR FATOS E FOTOS DO TRANSCORRER DA SUA EXISTÊNCIA. UMA PROVA DISSO É AUSÊNCIA DAS FIGURAS QUE SIMBOLIZAM AS VARIADAS CAMADAS DA SOCIEDADE.É SÓ VISITAR E DESCOBRIR.

    ResponderExcluir
  5. Joselaide Vasconcelos29 de abril de 2016 às 03:31

    Estou muito feliz por essa nova aquisição no Centro Cultural e Histórico de Triunfo.
    Finalmente, em meio a notícias desagradáveis que maculam a face do nosso Torrão, Triunfo renasce com o surgimento da CASA DA CULTURA.
    Renasce com os vários tipos de arte que lhe são peculiares.
    Parabéns aos idealizadores! Parabéns aos triunfenses por essa tão rica aquisição.
    Prédio histórico que durante muitos anos foi usado sabiamente pelas queridas e inesquecíveis Emília e Litinha Barros.
    Andando pelo nosso Brasil, encontramos muitos triunfenses que vivem uma bela história, estando com vida próspera, graças ao que aprenderam aí. São artistas na costura, na pintura, no bordado, na confecção de flores e ornamentos vários, na culinária. Tudo, graças a dedicação das irmãs Barros supracitadas. Não podemos esquecer de homenageá-las.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!