terça-feira, 12 de abril de 2016

PERNAMBUCO REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL


 Sociedade civil organizada e órgãos governamentais discutem o fortalecimento das políticas do meio rural para jovens, mulheres e povos tradicionais visando ampliar as prioridades locais em âmbito nacional

A 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural - CEATER acontece nos dias 13 e 14 de abril, no Hotel Orange, em Itamaracá, com a expectativa de 300 pessoas ligadas ao mundo rural. A CEATER é uma iniciativa realizada pela Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Delegacia Federal do MDA em Pernambuco (DF/MDA) e Fórum dos Colegiados Territoriais em Pernambuco.
O debate sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Agroecologia e Alimentos Saudáveis acontecerá durante toda a etapa estadual visando eleger as propostas prioritárias das 136 proposições construídas nas conferências territoriais realizadas ano passado em todas as regiões do Agreste e Sertão. O resultado dessa mobilização culminará na elaboração do documento final que será apresentado durante a 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - CNATER, que ocorrerá de 30/05 a 03/06, em Brasília, promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF).   
O evento conta com a participação direta de agricultores (as) familiares, assentados (as) da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores (as) artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, entidades não governamentais prestadoras de serviços de Ater, além das entidades governamentais executoras de serviços de Ater e representantes do poder público.  
Os Eixos temáticos da etapa estadual são norteados através da 2ª CNATER e possuem pilares para contribuir para a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural. Os temas abordados são:           
Os Eixos temáticos da etapa estadual são norteados através da 2ª CNATER e possuem pilares para contribuir para a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural. Os temas abordados são:                                                                                                                         Sistema Nacional de ATER – Fortalecimento Institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social; Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar; Formação e construção de conhecimentos na ATER.

Serviço:
Data: 13 e 14 de abril de 2016
Hora: a partir das 8h30
Local: Hotel Orange – Itamaracá/PE

Programação:
Dia 13/04 - Manhã:
- Solenidade de Abertura;
- Painel Temático:  ATER, AGROECOLOGIA E ALIMENTOS SAUDÁVEIS;
- Debate em Plenária;
- Divisão de Grupos De Trabalho:

Dia 13/04 – Tarde:
- Grupos de Trabalho: Debate sobre Documento de Referência

Dia 13/04 – Noite:
- Momento Cultural

Dia 14/04 – Manhã:
- Café da manhã
- Orientações metodológicas para a plenária
- Apresentação, debate E aprovação das propostas e moções

Dia 14/04 – Tarde:
- Eleição de Delegados/as para 2ª Conferência Nacional de ATER
- Preenchimento de Cadastro de Identificação de Delegados/as
- Avaliação e Encerramento.



Contatos:

Mirthis Novaes – (81) 3184.2885/ 98147.0744/ 99513.0444
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária



Cecília Araújo (81) 9488 3320

Gerência de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária
Fones: (81) 3184-2885/2865
E-mail: 
imprensasara@gmail.com
Site: www.agricultura.pe.gov.br
Twitter: @agriculturaPE 


Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o  MEIO AMBIENTE !


                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!