domingo, 14 de agosto de 2016

PROPOSTA DE INSTALAÇÃO DOS PARQUES ECOLÓGICOS URBANOS - POR CARLOS FERRAZ









Depois de seguidas cobranças através dos informativos locais e pessoalmente, acreditava-se que um dos  maiores objetivos dessa atual administração municipal seria introduzir o quanto antes o desenvolvimento de políticas permanentes de interação da população com o meio ambiente, lançando projetos com atividades esportivas e de lazer, investindo em parques na área urbana, setores periféricos e zona rual, como requisitos básicos voltados para preservação da biodiversidade em todos eles. Sem qualquer dúvida, Triunfo possui amplas e visíveis condições de ser destaque no quesito proposto por haver o maior número de ambientes saudáveis do Estado, amparado por clima ameno, abundância d" água e verde predominante. Seria com certeza a instalação natural mais sonhada, no setor considerado um dos importantes pulmões do "Oásis do Sertão", que passaria a  receber proteção legal e grande reconhecimento popular, principalmente entre frequentadores visitantes e turistas.

Espera-se na verdade que venha acontecer essa instalação dos previstos santuários ecológicos:  "Parque São Boaventura" e "Parque Manoel Gastão" - duas famosas referências muito bem centralizadas que cortam a cidade. A princípio,, algo necessita ser agilizado, quando por acaso houver alguma reunião do suposto Conselho de Meio Ambiente. Devem os participantes cobrar por decreto a criação desses espaços, oficializados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente , Secretaria Estadual de Meio Ambiente e IBAMA, , sendo discutida nesse conjunto de respectivos órgãos, a formula mais prática para regulamentar as medidas primordiais, naqueles trechos ainda preservados e bem estruturados, que há tempos vivem aguardando ações do Poder Executivo. Essa iniciativa provocaria o desenvolvimento das primeiras "Florestas Urbanas do Município de Triunfo", com aproximadamente oito hectares  de área para contemplação e lazer.,

Os proprietários das citadas propriedades em alguns momentos já sinalizaram negociar junto às administrações municipais uma cedência via sistema de comodato ou aquisição por compra, mas depois de seguidos insucessos ocorridos dos insensíveis gestores,terminaram sucumbindo..Vale salientar, haver também a impossibilidade de construir qualquer empreendimento naquela área de preservação ambiental, que estão surgindo com venda de terrenos na parte lateral do Bairro Santo Antonio.Trata-se de conquista assegurada graças a proposições antigas apresentadas na Câmara de Vereadores no  passado e sendo asseguradas depois no Plano Diretor. Antes existiam relatos de previstas invasões (que infelizmente parece estarem voltando nas imediações do Centro de Turismo e Lazer do Sesc e precisam ser logo combatidas). Fato novo esse que pode estimular o poder público acelerar,no último caso, o processo de desapropriação legal desses terrenos anteriormente periféricos, facilitando assim a negociação, retardada pelo desinteresse e embargos na Justiça. Acontecendo a obra, quem residir ou não nas proximidades dos parques, será diretamente beneficiado e pode comemorar a realização dessa conquista pública de fácil manejo, relacionada à natureza e o bem,-estar.O custo é mínimo, é só querer fazer....




Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

28 comentários:

  1. Essa sua antiga e incansável luta para melhorar Triunfo um dia será reconhecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EM TRIUNFO ACHO IMPOSSÍVEL. SOMENTE TEM VEZ NAQUELE LUGAR, GENTE TRAMBIQUEIRA OU FORASTEIRO VIGARISTA QUE APARECE QUERENDO SE ARRUMAR.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Infelizmente essas propostas para o nível administrativo atual são consideradas imbecilizadas. O nível de conscientização do momento não comporta quem pense diferente da prática atual.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. ACREDITO SER ESSA A ÚNICA CHANCE DE SE APROVEITAR O QUE SE TEM DE NATUREZA ABUNDANTE BEM NO CENTRO DA CIDADE. DESTACO A SUGESTÃO COMO EXCELENTE.

      Excluir
    6. Cidade linda amo minha cidade sempre renovo minhas forças quando vou a triunfo e fico perto dos meus manos e pai

      Excluir
    7. PRESADO EDITOR; HOJE TIVE A FELIZ SATISFAÇÃO DE CONTEMPLAR NOSSA QUERIDA CIDADE TRAVES DE ALGUMAS FOTOS, POREM, AO OBSERVAR COM MAIS ATENÇÃO PERCEBI QUE ALGUMAS CAIXAS D'AGUA INSTALADAS EM CIMA DO PRÉDIO QUE FAZ PARTE DO CENÁRIO DA FOTO ENCONTRA-SE SEM A TAMPA DAS RESPECTIVAS CAIXAS, HORA, NUM MOMENTO EM QUE TODOS BRASILEIROS TEM COMO OBRIGAÇÃO EM TRAVAR UMA VERDADEIRA GUERRA CONTRA OS MOSQUITOS TRANSMISSORES DE VARIAS DOENÇAS, AINDA TEM PESSOAS QUE NÃO ESTÃO NEM AI PARA O PROBLEMA, DEMOSTRANDO ASSIM UMA GRANDE FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. APROVEITANDO O REFERIDO CENÁRIO, FICA UMA SUGESTÃO: AS AUTORIDADES PODERIAM USUFRUIR DA TECNOLOGIA DOS DRONES PARA MONITORAR AS CAIXAS D'AGUA DAS RESIDÊNCIAS ONDE AS EQUIPES TEM DIFICULDADES EM FISCALIZAR. FICA A SUGESTÃO.

      Excluir
    8. Carlos Ferraz amigo, você parece mais o grande guardião dessa cidade, um verdadeiro Embaixador de Triunfo, de tanto procurar difundi-la pelo mundo.

      Excluir
  2. Manoel Gomes da Silva11 de agosto de 2016 às 13:05

    Nossa cidade merece esses parques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como merece, a sugestão é muito oportuna, deveria ser acolhida com todo interesse pela administração municipal que parece não ter muita aptidão para fazer evoluir os pontos turísticos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Tudo isso e muito mais o futuro prefeito Batista vai fazer.É PR 22, vontade do povo,

      Excluir
    4. essa obra é muito importante para triunfo não pode deixar de ser realizada, pois corre o risco de perder-se esse ótimo espaço para instalar um parque.

      Excluir
    5. ADORO TRIUNFO MINHA CIDADE QUERIDA E GOSTARIA QUE FOSSE ADMINISTRADA POR GENTE COM O PERFIL ECLÉTICO DE UM FERRAZ OU UM TIMÓTEO. O RESTO NÃO TEM MUITO O QUE OFERECER.

      Excluir
    6. Antonio Timóteo Sobrinho é outro que tem muitas ideias boas e deveriam ser aproveitadas pela próxima administração.

      Excluir
  3. Tive oportunidade de ler em outra matéria relacionada aos necessários parques sugeridos para Triunfo um comentário do senhor Antonio Timóteo Sobrinho oferecendo-se a participar junto ao senhor Carlos Ferraz no processo de implantação desse maravilhoso projeto urbanístico de preservação do meio-ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Ferreira de Souza11 de agosto de 2016 às 14:20

      Dr Antonio Timóteo é um homem de bem que tem boas ideias também e procura colaborar publicando nesse conceituado blog Opinião que passou a ter uma ampla divulgação fora do município e nos informa tudo detalhado aqui na distância.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Agradeço a referência ao meu nome. Entendo que se as áreas são propriedades privadas, não se necessita de governo para iniciar a utilização das mesmas como parque aberto ao público, ainda que mediante simbólica taxa. O CDL poderia ceder alguns funcionários para as tarefas iniciais. Os proprietários haverão de concordar.

      Excluir
    4. Edmilson Ferreira da Silva24 de setembro de 2016 às 13:15

      Estou de acordo com o senhor Timóteo, necessita apenas haver boa vontade para que a realização da obra possa acontecer saindo dos sonhos e do papel.

      Excluir
  4. acho muito difícil isso chegar acontecer. o pessoal que assume a prefeitura tem interesse apenas de tirar proveito sem a menor preocupação com fatores tão importantes iguais a esses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Antonio Timóteo. Vou recomendar meu candidato a prefeito procurar você para sugerir ideias preciosas junto a Carlos Ferraz.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Esses triunfenses de valor precisam ser ouvidos e aproveitados e não essa cambada de vigaristas viciados que nada influenciam de positivo numa administração pública ou privada.

      Excluir
    4. FALAR É FÁCIL, DIFÍCIL É FAZER. A OPOSIÇÃO DE TRIUNFO NÃO TEM CONDIÇÕES MORAIS DE ACUSAR NINGUÉM ORQUE É COMPOSTA DE DEMÔNIOS E NÃO SANTOS COMO DESEJAM PARECER.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Proposta também lançada pelo PV e está no plano de governo! Dinheiro para o meio ambiente vem do governo federal mas nada é feito e principalmente a agricultura familiar e implantação dos parques ecológicos e pontos turísticos que estão se acabando ao longo do tempo com esta administração desastrosa.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!