quarta-feira, 30 de novembro de 2016

CUIDADOS ESPECIAIS COM ARQUITETURA NEOCLÁSSICA... POR CARLOS FERRAZ



Levantamentos que vêm sendo realizados sobre a arquitetura de Triunfo - a  cidade mais alta, mais bela e de melhor clima do Estado de Pernambuco, mostram números expressivos de descaracterização do patrimônio tradicional, fatos que colocam o município em situação difícil para administração do futuro gestor.O que está ruim pode ficar pior, caso não resolvam utilizar a criatividade necessária , continuando a manter práticas de assistencialismo, perpetuadas ao longo dos anos, provocando verdadeiro caos nesse aspecto administrativo. E também noutros setores, devido à linhagem de apadrinhar destruições ou fazer vista grossa diante a referentesos crimes desenvolvidos nos belíssimos imóveis tradicionais que ainda relutam para continuar existindo no lugar considerado o "Oásis do Sertão".

Depois de um estudo mais aprofundado a respeito do atual  cenário, Triunfo necessita  trilhar outro caminho que não seja o mantido pelas lideranças conservadoras, traçando modelo diferenciado, tarefa que requer "desarmar o palanque" e aproveitar o existente de "sugestivo e prático". Não desafiando portanto a  triste realidade da crise econômica nacional, que rebate diretamente nos cofres do município, possível durar até  2018. Principalmente  tratando-se de destino turístico, ainda crescente e dependente em boa parte dos repasses  advindos dos governos estadual e  federal, para tocar investimentos. Várias projetos idealizados precisam ser revistos a respeito da condição de cada um deles. Em paralelo a isso, procurando  investir por obrigação em  saúde, educação, segurança , sem esquecer de buscar um equilíbrio fiscal.


Tem-se que fazer o dever de casa de forma prudente, sem esquecer de tratar da questão econômica, colocando Triunfo em novo ritmo de arrecadação dos produtos municipais oferecidos aos prestadores de serviços. Alguns que tanto levam vantagem na exploração dos bens públicos com turismo e necessitam também contribuir na contribuição..Porque, apesar de ser considerado daqueles territórios mais importantes de visitação, ainda amarga índices negativos em diversas áreas, podendo serem amenizados com esses ganhos financeiros. Na verdade, existem desafios históricos a serem o quanto antes sanados como a questão da estética urbana ser preservada e tratada com  devido carinho,  por representar um interessante ganho de divisas, sem quase ônus,.Trata-se o destacado imóvel (foto), situado na Avenida José Bezerra, Centro (propriedade de Silvio Romero dos Santos), antes pertencente ao saudoso casal José Campos e Etelvina Viana, genitores de Célio Vina Campos ( falecido).

 

Outro casarão, construído por Cesário Costa e pertencente a Dineide Carvalho

Foto: Ana Maria Oliveira


Carlos Ferraz/Editor
TRIUNFO-PE.

11 comentários:

  1. Parabenizo o grupo pelo excelente trabalho de conscientização realizado em Triunfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia Alves de Freitas6 de novembro de 2016 às 06:58

      O desrespeito continua, prejudicando a cidade e nada a Prefeitura tenta impedir para não existir tais absurdos que já passaram da hora de tomarem providências.

      Excluir
    2. Se Triunfo quiser se gabar de alguma área específica na história passada, presente e futura, tem todas as condições necessárias, não há dúvida, poque é um bom exemplo que deve ser aproveitado para diferentes culturas e regiões do País, mas com um novo corte como ponto de partida.

      Excluir
    3. Carlos Ferraz o povo de Triunfodeve agradecer muito a você pela evolução que Triunfo está tendo , devido o carinho, orgulho e amor que tem por Triunfo. Tenho certeza que como eu admiramos essa preocupação com o bem estar da sua cidade e da população, nota mil em todos os sentidos pra você pela sinceridade, carater e personalidade Parabéns.

      Excluir
  2. Não é de hoje que esse jornal clama providencias, mas existem certos políticos que não estão nem aí para tão importante ideia.São metidos sim, em grossos casos de corrupção, agindo sem nenhum escrúpulo, recorrendo, se necessário, à falsificação, à fraude e à mentira. Muitos excelentes alvos para ovos e tomates, ainda que só na imaginação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo crer que o amigo Ferraz no inquestionável amor pela sua cidade, tem procurado investir todos os dias em transmitir soluções especiais e praticas para os administradores de Triunfo, querendo que explorem várias possibilidades de fazer tudo acontecer.

      Excluir
  3. MARIA LÚCIA DA SILVA6 de novembro de 2016 às 06:49

    MAIS UMA VEZ É PRECISO SOLICITAR AOS ÓRGÃOS COMPETENTES PARA QUE EXIJAM A MANUTENÇÃO DESSES PRÉDIOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admiro muito esse cuidado especial que o amigo Carlos Ferraz tem para manter organizada nossa cidade, gostaria que tivesse pelo menos uma dúzia de pessoas assim.

      Excluir
  4. simplesmente inadmissível isso ocorrer sem a intervenção do poder público

    ResponderExcluir
  5. Diante as denúncias, garanto que a próxima administração vai trocar esse secretariado desinteressado e reforçar as fiscalizações.

    ResponderExcluir
  6. E ainda tem gente que se acha representada por umas figuras dessas.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!