quinta-feira, 30 de março de 2017

TCE DIZ QUE TRIUNFO NÃO PRESERVA O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE MANEIRA ADEQUADA


A prefeitura de Triunfo, no Sertão de Pernambuco, não preserva o Patrimônio Histórico e Artístico da maneira adequada. Essa é a conclusão de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no município. Diante desse fato, a segunda Câmara do TCE julgou irregular o processo de ações de preservação adotadas pelo município em 2014.
G1 entrou em contato com a prefeitura de Triunfo, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta. Segundo o relatório, as análises demonstraram que o município não tinha capacidade administrativa, técnica e operacional para preservar e difundir adequadamente o patrimônio.
A ausência de inspeções periódicas ou rotinas para garantira manutenção dos monumentos e dos bens culturais preserváveis foi outro aspecto observado. O estudo mostra que 11,5% do total dos bens catalogados como valores culturais, legalmente protegidos, encontravam-se descaracterizados ou em processo de arruinamento.
“Isso significa que, a cada ano, três desses imóveis eram diretamente atingidos por esse problema, caracterizando um forte processo de deterioração de seu patrimônio histórico, danos irreversíveis e a perda de bens culturais”, diz o texto.
Outro aspecto apontado pelo levantamento mostrou que Triunfo não tem um plano de ordenamento de mobilidade urbana que atendesse ao Centro Histórico da cidade. A comunidade quilombola de Águas Claras, por exemplo, não era beneficiada por políticas públicas com o objetivo de corrigir desigualdades raciais ou étnicas acumuladas ao longo de anos, principalmente no que diz respeito à educação.
Com base na realidade encontrada, o Tribunal recomendou à atual gestão que o órgão responsável pela fiscalização e controle urbano fosse adequado às exigências da auditoria e apresentasse a devida qualificação técnica para o exercício de suas atribuições. Exigiu também a atualização do Código de Obras municipal.
O TCE pediu ainda pela reestruturação e funcionamento do Cine Teatro Guarany e a elaboração de um Plano de Gestão da Preservação que contemple o atendimento às demandas do Núcleo Histórico e subsiste mas, como casario, espaços públicos e monumentos, complementam a lista de sugestões do TCE.
O não atendimento às recomendações apresentadas pelo TCE no relatório preliminar de auditoria, e a não resolução dos problemas do patrimônio da cidade, deram causa ao julgamento pela irregularidade do processo, além da imputação de uma multa no valor de R$14.800,00 ao prefeito.

Por: TCE

11 comentários:

  1. ACREDITO QUE A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO E AQUELES QUE COSTUMAM FREQUENTAR ESSE BELO LUGAR, SÃO MERECEDORES DE RECEBER UM POSICIONAMENTO ES.CLARECEDOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Está comprovado isso nas ruas da cidade que foram modificados os prédios com o aval da administração passada com o funcionário da prefeitura operando o trator oito horas de um domingo.

      Excluir
  2. O Tribunal de Contas terminou denunciando essa irregularidade que tanto vocês cobraram providências e ninguém deu a menor importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. O que seria de Triunfo se não fosse o trabalho sério que esse jornal virtual desempenha?

      Excluir
  3. na rua do fiado derrubaram aquele sobrado igual ao de joão correinha p ordem do prefeito c máquina da prefeitura n domingo cedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. José Carlos Rodrigues1 de abril de 2017 às 06:30

    Tanto aquele como um que Romildo comprou e derrubou sem qualquer impedimento da fiscalização da Prefeitura que tomou conhecimento antes, porque lembro que vocês denunciaram aqui no jornal e ele nem se importaram porque era do grupo politico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. A população Triunfense não colabora e aí ficam cobrando só dá Prefeitura. Tem casas que são derrubadas e não estão catalogadas como tombadas. Aí fica na consciência de cada proprietário. A casa que era do Ar.Napolio, linda a parte exterior, ela não é catalogada. Se a proprietária quisesse derrubar, estava com todo direito. Mais a proprietária é uma entendida, conhecedora de causa, gosta do que é bonito conservou. Parabéns a ela.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!