quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SITUAÇÃO CRÍTICA DIGNA DE APOIO POPULAR:DO LAGO JOÃO BARBOSA - POR CARLOS FERRAZ



Segundo informes extra-oficiais chegadas à redação dos nossos divulgadores o próximo passo desejado pela Prefeitura Municipal de Triunfo - PMT, procurando finalmente acertar na administração, será o quanto antes dar início às obras necessárias de recuperação no assoreado espaço público atrativo do "Lago João Barbosa Sitônio", situado no Bairro Guanabara. Existe grande expectativa também de atuar no aprofundamento do tradicional "Açude de Dona Sara", localizado na área urbana periférica,no Bairro Bom Jesus, propriedade particular pertencente ao espólio da numerosa família "Feitosa". Ambos há muito estão sem receber qualquer tipo de limpeza e manutenção.


Anunciaram com enorme fervor a aceleração dos trabalhos devendo acontecer ainda na segunda quinzena deste mês, com as máquinas atuando nas margens prejudicadas por dejetos de todas as espécies e leito visivelmente poluído com detritos, retirando os excessos de : terra, pedra, areia, lixo, objetos, utensílios, formadores de indesejáveis entulhos ao longo dos anos de completo desprezo pelas administrações que se sucederam sem a menor preocupação com importante cartão-postal de "Triunfo - a cidade mais alta, mais belo e de melhor clima de Pernambuco", o " Oásis do Sertão", destacada pela infraestrutura turística e considerada "Estação Climática" e " Estância Balneária", sem questionamentos.

Deve-se entretanto incluir no roteiro operacional do processo de modificação física, instalar meios competentes possibilitando futuras erosões serem evitadas com relativo plano de ação. Devendo prever o monitoramento dos pontos vulneráveis da extensão, para avaliar o impedimento do acesso desses elementos estranhos ao setor prejudicado nesse aspecto. Por isso não basta mudar pessoas das funções, tentando a todo custo virar a agenda negativa exposta pelas últimas gestões. Até porque a continuidade da ineficácia pode comprometer a imagem exemplar, desejada como modelo em nossa terra. Garantiram uma série de providências nos órgãos subordinados; medidas insuficientes não havendo vontade política para promover mudanças.


*Fontos: Face/ Pedro Moreira

20 comentários:

  1. Uma bela cidade como Triunfo possui símbolos que se tornam marcas na paisagem urbana, feito cartões-postais desenhados pela história da ocupação humana.Alguns desses símbolos encantam os olhos, como o conjunto arquitetônico e artístico do Centro da Cidade, onde destaca-se o Cine Teatro Guarany e vários casarões antigos.
    Outros no entanto, são motivos de vergonha para a população, e muitas vezes revelam imagem de degradação resultante da omissão de anos e anos do poder público, gerando transtornos para a comunidade e seu entorno, e ainda deixando estigmatizados, com o passar do tempo, o local e sua gente.Exemplo de anti-cartão postal que não tem recebido a atenção merecida é o Lago João Barbosa, popularmente chamado como açude.
    Transformado em depósito de lixo corrente, na falta de infraestrutura adequada, é o símbolo da desordem e do descompromisso com o bem-estar das pessoas. Para substituir a vergonha pelo orgulho, deveria ser lançado uma campanha apelativa aos governos federal e estadual visando incluir obras de requalificação que irão beneficiar diretamente o ponto assoreado.
    A esperada intervenção cobrada com muita enfase pelos jornais e blogs triunfenses - de acordo com alguns habitantes defensores da atual gestão que não admitem culpabilidade e procuram a todo custo fazer defesa aleatória pouco importando-se com a realidade do meio-ambiente - deve ser alterada, através da conscientização para que maus hábitos não se repitam, como o despejo de todo tipo de lixo, de restos de materiais plásticos, vidros, caixotes, pneus a colchões que fazem do lago um verdadeiro esgoto a céu aberto.
    Talvez tenha alguma razão, mas a ação educativa precisa começar pelo exemplo de autoridades que cumpram aquilo que prometem, o que infelizmente não tem sido a regra para os moradores das proximidades e de toda cidade, nos últimos vinte anos pelo menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabemos mais a quem recorrer. Muito louvável a ação para a retirada de todo esse material irregular no leito do açude. Desejo sucesso para a equipe, esperando que o trabalho atinja outros setores mal assistidos.O açude carece de recuperação urgente, se não o inverno vai chover e ninguém faz nada.O turismo sofre e a natureza mais ainda.

      Excluir
    2. É uma pena que o prefeito deixe o lugar abandonado do jeito como está! Imunda! Vejam o lago da cidade que era cartão de visita hoje é sujo e cheio de entulhos, de lixo e de mato.O que vai falar o turista que chegar na semana santa?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Gente, que falta de consideração da prefeitura com a cidade demonstrando indiferença com o problema tão prejudicial. Que descaso. Deus, a situação do lago João Barbosa Sitônio é tão desesperadora que expõe a nossa condição de impotência diante do tamanho abuso, ninguém resolve.Há alguma saída para essa terra?

      Excluir
    5. Essa área sofre por conta do descaso das gestões antigas.Nosso prefeito Dudu foi o único que fez alguma coisa, mas o açude não pode continuar nesse caos, se faz necessário uma restruturação com força jovem o mais breve possível.

      Excluir
    6. Não seria mais interessante revitalizar a lagoa e fazer paisagismo no entorno? Assim teríamos lazer e, lógico, um lugar para as crianças brincarem, mas a prefeitura não enxerga.

      Excluir
    7. Igor Almeida de Pádua Magalhães21 de fevereiro de 2013 às 11:56

      Que tristeza ver o Lago João Barbosa assim! Não acredito que chegou a esse ponto. A cidade de Triunfo não merece essa cena.

      Excluir
    8. Francisco A. Rodrigues21 de fevereiro de 2013 às 14:49

      Crime ambiental. O lago que fica no centro da cidade está sendo ilegalmente aterrado com material proveniente de construções e demolições que escorrem para o seu interior.Em pouco tempo o lago deixará de existir, as águas das chuvas não terão onde se comodar e invadirão as residências do bairro. Tragédia anunciada. Onde estão as autoridades?

      Excluir
  2. Urgentíssima é a recuperação da barragem que abastece a cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um apelo ao governador para rever nossa situação que é degradante.

      Excluir
    2. Os moradores deviam ser multados por colocar lixo no Lago João Barbosa. Depois coloca a culpa no prefeito pela imundice nas ruas e galerias entupidas. Educação cidadã, pois o inverno vem aí.

      Excluir
    3. O que está faltando é dizerem depois que tiveram boa vontade, mas Deus antecipou as chuvas e as máquinas não puderam fazer o trabalho progressivo necessário.É só o que a população vai escutar como desculpa do descaso.

      Excluir
    4. Maria de Fátima Pereira21 de fevereiro de 2013 às 12:22

      É um absurdo a morosidade da prefeitura para iniciar as obras, vamos ser obrigados a esperar que os esgotos sejam proibidos?

      Excluir
  3. ANOTEM AI: Vão dizer, que não fizeram por causa das chuvas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venho falar sobre a falta de bom senso do governo municipal.Inacreditável e inaceitável o que está acontecendo e nada se providencia para solucionar. Estão esperando chover para cobrir de novo a sujeira.Um verdadeiro calote no povo.

      Excluir
    2. E os vereadores da cidade?
      Será que eles esquecem que teremos futuras eleições, nas quais eles vão se candidatar ou pedir apoio para seus colegas?
      Será que eles se esquecem que devem satisfação dos seus atos àqueles que o colocaram no poder?
      E o eleitorado, vai continuar omisso, sem fazer denúncias ao MPPE?

      Excluir
  4. Eu quero crer que as providências serão tomadas em tempo hábil.
    Acredito que será possível recuperarem a barragem e o açúde ao mesmo tempo. É só questão de bem administrar.
    Terei imenso prazer em aplaudir, quando as recuperações forem feitas, às autoridades responsáveis.
    Não vamos criticar antes de vermos a ação, já que há uma esperança. Porém, se essa ação demorar, teremos igual direito de ao invés de aplaudir, cobrarmos.
    Pronuncio-me aqui, sem partidarismo, desejando o melhor para a nossa Terra.
    Sabemos que muita coisa precisa ser feita em Triunfo; sabemos também que nada acontecerá como num passe de mágica.
    Entendemos que a solução existe e fico torcendo para que brevemente possamos ver a barragem transbordando com água cristalina e saudável, como também possamos passear em volta do "açúde" sem sentirmos odor desagradável, mas o aroma desejável a todo triunfense e visitante.
    Quero acreditar sim, na eficiência dos seres inteligentes que hoje administram o nosso Município.
    Vamos somar no desejo e na ação pelo melhor para o nosso querido Torrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso que se faça um trabalho de educação ambiental, impedindo assim o crescimento da degradação.

      Excluir
  5. É muita irresponsabilidade permitir que o açude chegue a uma situação dessa. Qualquer esforço junto ao Ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho seria oportuna, mas não existe qualquer disposição para isso.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!