sábado, 8 de junho de 2013

DEFENDEMOS PARQUE INDUSTRIAL EM TRIUNFO-PE





Há muito tempo é voz corrente nos meios progressistas triunfenses que a Prefeitura Municipal, junto à Secretaria de Planejamento, - que deve ser criada no organograma administrativo ou incorporada a outra Pasta, - deve iniciar estudos capazes de viabilizar a  implantação e posterior instalação do 'Parque Industrial de Triunfo' na periferia, mais precisamente nas imediações  do populoso Sítio Mata Redonda, futuro povoado ou bairro da cidade, procurando depois atrair investimentos  econômicos locais e de fora. Inclusive onde as novas  versões: Terminal Rodoviário e Matadouro Público, deveriam ser construídos.

O projeto visa  propiciar mais uma fonte geradora de oportunidades, visto ser notória e crescente a quantidade de pequenos grupos empresariais desejando aqui se estabelecer. Vale ressaltar que no passado - um período considerado atrasado - tivemos ativada uma vocação empreendedora funcionando por muitos anos, além  de verdadeira central distribuidora fundamentada pela privilegiada localização relativamente próxima para a época de pontos estratégicos  nos  Estados da Paraíba, Ceará, Alagoas e Bahia.

Aqui funcionavam pequenas fábricas de : bebidas, detergentes, mosaicos, calçados, café, cigarros, queijos, móveis, doces, sabão, pipocas, refrigerantes, roupas, tijolos, bolachas, picolé,  produtos de milho ( fubá, xerém,) e de couro ( selas,arreios). Na atualidade temos em amplo funcionamento e com destaque regional, estadual, nacional, tornando-se produto de exportação, a promissora indústria controlada pelo Grupo Pedro Junior Ltda. com a Cachaça Triumpho . Depois  as iguarias do Engenho São Pedro  e Doces Ceci, da senhora Ceci Araújo.

Poderiam acrescer ao nosso potencial, desejado e produtivo 'Parque Industrial', com o necessário apoio logístico, físico- estrutural, financeiro e de markenting, pequenas fabriquetas geradoras desemprego e renda, tipo: café, sabão, polpa, doces, queijos, biscoitos, sucos, picolé pipocas, rapaduras, picolés e sorvetes, detergentes, blocos, queijos, telhas, calçados,,móveis, roupas, Tudo isso funcionando mesmo em pequena escala devido a pequena demanda inicial, resultaria por volta de 300 empregos diretos e indiretos.  Vale à pena tentar...

9 comentários:

  1. Onde há trabalho, é pra lá que vou. A busca de uma vida melhor.Esse é o pensamento entre muitos jovens e a principal motivação para procurar novo município para morar e trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria da Conceição Silva5 de junho de 2013 às 09:55

      Seria muito fácil resolver a situação de escassez de mão-de-obra e desemprego se o administrador tivesse interesse em abraçar esse projeto estruturador explicado no texto e conseguisse uma escola profissionalizante sugerida no comentário.

      Excluir
    2. MEUS PARABÉNS,AMIGO! VC FAZ UM ÓTIMO TRABALHO...

      Excluir
  2. Muito boa ideia!Mais oportunidades para jovens do Sertão seria através da Educação, se conseguissem uma escola profissionalizante com cursos, às sextas e sábados nas áreas de comércio, serviços e turismo. A previsão seria formar alunos por semestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Auxiliadora Alves5 de junho de 2013 às 10:05

      Queria que as pessoas inteligentes dessa cidade que postam no face adorá-la, fizessem também esforços pela sua melhoria e preservação, porque não sinto isso.

      Excluir
    2. Fernando Gonçalves5 de junho de 2013 às 10:31

      O prefeito e sua equipe estão precisando de uma carga de gás para sair da mesmice e administrar diferente com essas inovações sugeridas de muita valia.

      Excluir
  3. Antonio Carlos Silva5 de junho de 2013 às 09:47

    Sem hipocrisia : quando é que a Prefeitura através do seu prefeito e/ou seus secretários vão encarar a realidade e conseguir trabalho para os desocupados que vivem nas praças, esquinas e bares? Essa política de assistencialismo não funciona.Mantenham a ordem e a decência.

    ResponderExcluir
  4. Para se ter parque industrial, precisa-se, antes de tudo, ter INFRAESTRUTURA:

    estradas capazes de suportar as cargas;
    rede de esgoto e efluentes;
    estrutura de habitação para receber os profissionais especializados, pois a falta disso acarretaria INFLAÇÃO DE DEMANDA e os preços de tudo, de tudo mesmo, pipocariam;
    capacidade energética e de comunicação, pois nem velox lá tem.

    Hoje, o município não dispõe disso. Por que tê-lo?

    Creio que a vocação de Triunfo é comercial e turística. Isso sim, deve ser explorado.

    Deve-se melhorar o que hoje não está bem.
    Apoiar o que se tem.
    Maximizar os resultados dos que lá operam.

    ResponderExcluir
  5. concordo c o Sr. Walber Baptista...será q a cidade tem infraestrutura para ter um parque industrial? É imprescindível q tudo seja muito bem planejado para q depois n fiquemos de braços cruzados vendo esse sonho se desfazer...porém tudo e qualquer coisa q venha a melhorar a situação dos triunfenses, será sempre bem vinda...

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!