Uma das principais e mais belas atrações turísticas de Triunfo, é sem sombra de dúvidas o tradicional Poço Dantas, situado na localidade urbana conhecida como Pará, distante 2 km do marco zero da cidade a Praça 15 de Novembro, frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, Centro, virou frustração, para moradores, visitantes e turistas, pois encontra-se sem funcionar há mais de 6 anos.
No momento, todos que procurar realizar visitas naquele espaço natural visando apreciar a vista do alto da serra ( lajedo) é obrigado a ficar apenas na vontade de tomar aquele saudável banho de antes. A falta de placas turísticas e a desordem no caminho em pedra bruta também contribuem para decepcionar os viajantes que ainda recebem equivocados informes do seu pleno funcionamento.
A área é considerada, assim como: a Cachoeira dos Pingas, o Pico do Papagaio, a Cacimba de João Neco, o Poço dos Tonicos, a Furna da Laje, o Escorregador do Brocotó, a Cachoeira do Grito, o Banho do Carro Quebrado, a Pedra do Letreiro, é considerado um marco estratégico da abundante riqueza natural triunfense e um das mais belas vistas.
O número de turistas que visita o local, segundo um guia turístico que pediu sigilo da identidade temendo costumeiras represálias governistas era bastante significativa, mas durante o período citado diminuiu muito. Quando o poço funcionava, idosos, adultos, jovens, adolescentes e crianças apareciam com acentuada frequência. Agora está assim, um vazio e sem o mínimo de acessibilidade.
Antes mesmo do acontecido - invasão do poço pelos esgotos da cidade - alguns turistas ficavam perdidos sem saber qual seria a próxima atração que visitaria. Já haviam se perdido antes várias vezes turistas estrangeiros. Não existia placa indicativa visível, eram incomodados moradores próximos para que pudessem informar o roteiro, apesar de tão próximo.
Muito boa colocação de Carlos Ferraz na sua matéria de cobrança, mas saibam que a solução para o impasse não é simples, depende de ação determinada da administração em proibir a destinação desses esgotos para o citado poço.
ResponderExcluirO lixo toma conta do canal do Parque Dona Marizete.Falta educação ao povo, que joga entulhos e esgotos prejudicando a comunidade que sofre com isso tudo causando mal cheiro.
ExcluirAonde esta o Prefeito de Triunfo , que deixa em pleno século 21 o esgoto correr para os rios , isto é um absurdo temos que cuidar da natureza será que não percebe isso? é só ver a seca , que vem se alastrando e é por falta da preservação que o homem não faz
ExcluirDESRESPEITO ARRETADO COM A NATUREZA.GOSTARIA DE SABER O QUE PASSA NA CABEÇA DESSE POVO DE TRIUNFO PARA ESCOLHER REPRESENTANTES TÃO RUINS SEMPRE.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirFizeram uma limpeza no local faz anos mas deixaram o entulho acumulado num canto.
ExcluirA pergunta que está sem resposta é como impedir esse crime ambiental se os maiores responsáveis pela causa, segundo informações são pessoas ligadas ao prefeito, que não vai querer perder votos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirUma vergonha! É o mínimo que se pode dizer do descaso que o prefeito tem tratado Triunfo.
ExcluirTenho vários desejos guardados no meu coração, Por exemplo que as escolas ensinem, além dos aspectos cognitivos de cada disciplina, o respeito e o cuidado com a natureza e o meio ambiente. Mas infelizmente quem deveria defender isso com garra era o prefeito que não toma qualquer providência e mesmo assim é votado por aqueles que se dizem conscientes e progressistas.
ResponderExcluirFaz tempo que não vou nessa bonita cidade.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirConsidero que Ferraz está abrindo um debate de conteúdo democrático sempre aberto a discutir o nosso municípios em todos os aspectos sem nenhuma intimidação, sem apelar como a turma da mamadeira da prefeitura.
ExcluirESSE DEBATE QUE O BLOG MUITO BEM TEM ABALIZADO PROVOCANDO MELHORIAS EM FAVOR DA CIDADE, DA NATUREZA E DO MEIO AMBIENTE PARECE QUE NÃO TERÁ FIM TÃO CEDO PORQUE COLOCA A SENSIBILIDADE CRÍTICA CONTRA A IGNORÂNCIA POLÍTICA DESSE LUGAR ASSISTENCIALISTA ONDE NÃO SE RESPEITA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO CIDADÃO.
ResponderExcluirCostumo dizer e repetir iguala um mantra, não confie nesses vereadores de Triunfo, em absolutamente nenhum, principalmente nessas raposas velhas, felpudas.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAs palavras não são suficientes para dizer como vejo a minha querida cidade! Peço ao Bom Deus que proteja, cuide,olhe, sempre o povo que nela vive e a todos o que a visitam que as autoridades políticas ,civis, eclesiásticas, a todos aqueles que detém o poder em suas mãos que exerçam com dignidade,com honestidade,com ética como um serviço de quem ama a cidade e o que ela representa para si.Quem ama cuida!
ResponderExcluirComo Triunfense nato que sou, embora só tenha vivido na minha querida terrinha até os meus 15 anos, também tive meus momentos de desejo de conhecer o tão falado Poço Dantas.
ResponderExcluirSó ouvia falar da beleza encantadora da sua localização geográfica, mas não tinha noção que ficasse tão próximo da cidade, e hoje, lamento bastante por não ter freqüentado este ponto turístico tão marcante nas vidas de todos os Triunfenses.
Só na minha juventude é que pude realizar meu grande sonho de conhecer o Poço Dantas, parece mentira, mas guardei como prova da minha grande aventura em pular daquela pedra alta algumas fotos tiradas em família.
Por um lado sinto-me realizado e posso morrer feliz, mas por outro, sinto-me decepcionado ao presenciar as críticas feitas ao abandono que se encontra nosso patrimônio, e a falta de vontade política destes administradores públicos municipais, em cuidar das coisas nossas, esquecendo eles, que esta função é inerente à sua condição de gestor público.
Parece que as pessoas escolhidas para governar nossa cidade não são filhos da terra, ou se são, nunca se preocuparam de fato em se perpetuarem na história da administração pública positivamente, pois, a maneira como têm tratado os problemas do cotidianos, só os fazem ficar lembrados na história da política de triunfo negativamente.
É lamentável que os acontecimentos da política nacional não sirvam de exemplos para os administradores de Triunfo, e mais preocupante ainda, é o fato de saber que esta cultura do faz de conta, do não estou nem aí, do nada me atinge por que tenho imunidade parlamentar, vai influenciando a juventude e os adolescentes, ao ponto de não acreditarem mais nas instituições responsáveis pela gestão pública, e passem a copiar os exemplos. Lamentável ter que fazer esta crítica, mas temos que acordar enquanto ha tempo.
Fiz esta crítica há tempos atrás, esperando que providências por parte dos gestores atuais fossem tomadas no sentido de resolverem de uma vez por todas o estado de abandono que se encontram os pontos turísticos e o patrimônio público de Triunfo.
Mas pelo que tenho presenciado e lido no Opinião triunfo, é que, ao invés dos problemas serem sanados, o que vemos são os problemas se agravarem cada dia mais, e a depender de atitudes dos gestores o que podemos esperar é que o patrimônio público venha a sucumbir ao longo dos tempos por falta de atitude desses gestores irresponsáveis que não dão a mínima para a preservação e conservação da história viva de Triunfo.
Espero que os Triunfenses se unam em torno de um só objetivo e mudem radicalmente o estado de abandono que se encontra nossa cidade, exigindo dos gestores atuais e dos próximos a serem eleitos, atitudes eficazes que resolvam definitivamente todos os problemas estruturais da nossa cidade.