domingo, 31 de outubro de 2010

DILMA ROUSSEFF CHEGA AO PODER


BRASÍLIA (Reuters) - Dilma Rousseff (PT) confirmou o favoritismo apontado pelas pesquisas e foi eleita neste domingo presidente da República, a primeira mulher escolhida para ocupar o cargo mais alto do país.
"Estou muito feliz, agradeço aos brasileiros e às brasileiras por esse momento e prometo honrar a confiança que depositaram em mim", disse Dilma rapidamente a jornalista dentro do carro, antes de se dirigir a um hotel em Brasília.
Com 99,51 por cento da apuração concluída, Dilma tinha 56,00 por cento dos votos válidos contra 44,00 por cento de José Serra (PSDB), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Escolhida pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar sua sucessão, a estreante em disputas eleitorais foi impulsionada pela altíssima popularidade do atual mandatário, beneficiado pelo bom momento econômico do Brasil e melhoria de vida de milhões de pessoas nos últimos oito anos.
Na véspera da eleição, a candidata deixou claro que sabe muito bem quem merece a maior parte do crédito por sua vitória.
Em seu último ato de campanha, em Belo Horizonte, sua terra natal, Dilma afirmou que "não há ninguém que vai me separar do presidente Lula". E, para preocupação de alguns quanto ao grau de ingerência do presidente na próxima administração, completou: "Lula estará sempre presente no meu governo."
Com um patamar de 80 por cento de popularidade e aprovação de governo, Lula conseguiu o que alguns analistas duvidavam, devido, entre outros motivos, à falta de carisma e de experiência eleitoral de Dilma.
No ano passado, a então presidente do Chile, Michelle Bachelet, com patamares de popularidade de mais de 70 por cento, não conseguiu fazer seu sucessor. O ex-presidente Eduardo Frei, apoiado por ela, perdeu para o oposicionista Sebastián Piñera.
A vitória de Dilma, no entanto, acabou se mostrando muito mais difícil do que indicavam as pesquisas, que ela liderou durante várias semanas com margem suficiente para vencer no primeiro turno.
Mas a campanha petista não percebeu os estragos que estavam sendo causados na candidatura os boatos, rumores e mentiras que circulavam abundantemente na Internet. E, nos últimos dias antes do primeiro turno, o ataque aberto ao PT e a Dilma por lideranças católicas e evangélicas durante missas e cultos.
Sem falar no crescimento de Marina Silva (PV), em parte pela questão religiosa, mas também pelo descontentamento com os escândalos de corrupção no governo Lula.
O baque por não ter sido eleita no dia 3 fez com que Dilma começasse a campanha do segundo turno patinando. Já Serra, embalado por ter conseguido levar o jogo para a prorrogação, cresceu com força nos primeiros dias na nova etapa.
Passado o impacto inicial, porém, somado a uma reação na batalha da Internet e na busca pelo voto religioso, a petista conseguiu equilibrar as coisas. Como havia obtido no primeiro turno 46,9 por cento dos votos válidos, tinha tarefa bem mais simples do que Serra, que somara apenas 32,6 por cento.
A neutralidade de Marina no segundo turno também acabou beneficiando mais Dilma, que já estava na frente.
Ainda assim, ao contrário do primeiro turno, dessa vez a cautela guiou a campanha petista até a última hora, apesar da diferença nas pesquisas pró-Dilma vir se mantendo confortavelmente estável há dez dias.
Com a vitória de Dilma, o PT chega ao terceiro mandato consecutivo na Presidência da República. Nos últimos dias, Serra vinha apontando para a alternância de poder como uma das "belezas da democracia". Não foi desta vez.

(Reportagem de Isabel Versiani e Ray Colitt)

NELSON TRIUNFO HOMENAGEADO NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Por Michelle Assumpção

O pai do hip hop brasileiro é sertanejo. O pernambucano Nelson Gonçalves Campos Filho nasceu no Sítio Caldeirão, em Triunfo, no dia 28 de outubro de 1954. "Eu era elogiado em Triunfo por professores que não elogiavam ninguém. Até o que não era para ler, eu lia. Estava sempre com as revistas Cruzeiro e Manchete debaixo do braço, também assistia a muitos filmes", diz o dançarino, cantor, produtor cultural e educador social Nelson Triunfo. A imagem de Nelson - com seu magnífico black power e sua ginga de b-boy veterano e precursor - é hoje a representação dessa cultura que o brasileiro tomou emprestada dos negros da periferia norte-americana, para moldar na forma da periferia de suas grandes metrópoles. Depois dos anos 1970, foi a primeira vez que o artista comemorou aniversário em Pernambuco (56 anos, na última quinta-feira). Saiu de sua cidade natal para Paulo Afonso e, em 1977, foi morar em São Paulo. Também é a primeira vez que recebe homenagem no estado, à altura de sua notoriedade nacional.
Nelson Triunfo é o homenageado do Festival Internacional de Dança do Recife e se apresenta hoje, às 23h, na Rua da Moeda, (Bairro do Recife), no encerramento da programação do evento. Estará acompanhado por um grupo de dançarinos, incluindo seu filho de sete anos, que é uma das promessas da breakdance paulista. "Meu grupo é como um time de futebol. Sempre mudo dois, três integrantes a cada show, para dar oportunidade a outros. É um celeiro de artistas novos e eu sou como um técnico que revela vários jogadores", diz.
Mesmo sendo pernambucano e o Recife um polo importante do hip hop nacional, Nelson Triunfo esteve poucas vezes aqui. "Eu acho que Pernambuco, de forma geral, não conhece 10% de quem é Nelson Triunfo. Era preciso ver o quanto eu colaborei para a cultura do país. O meu hip hop fala de Luiz Gonzaga", argumenta o militante mais considerado do hip hop nacional.
Nelson conseguiu o título de "pai" do hip hop brasileiro por expor a dança de rua para o grande público. Sua militância começou em Paulo Afonso (BA) e continuou em São Paulo. Frequentou bailes e dançou nos palcos de nomes da soul funk music, como Gerson King Combo, Tony Tornado e banda Black Rio. No início dos anos 1980, desafiando a ditadura, levou com seus dançarinos os movimentos do break para as ruas de São Paulo, como se fazia no Bronx e em outros bairros negros e latinos de Nova York. A esquina das ruas 24 de maio com Dom José Gaspar foi o primeiro ponto. Quem estava produzindo de forma isolada passou a compartilhar sua produção ao lado da turma de Nelson Triunfo.
Defensor de um hip hop "tupiniquim", Nelson Triunfo diz que venceu o preconceito de ser nordestino. "Em São Paulo, quando dançava, pensavam que eu era gringo, mas não queriam que eu abrisse a boca, para não descobrirem que era nordestino. Fui o primeiro cara a assumir de verdade que existia rap no Brasil. Que nosso repente, embolada, é rap. Hoje sou muito querido", encerra o mestre.

HOMENAGEM PÓSTUMA À SOCORRO SOARES


Falecida na sexta-feira à tarde, aconteceu por volta das 10 h, de ontem no Cemitério Parque da Saudade Luiz Maia, aqui em Triunfo o sepultamento da professora aposentada e comerciante Maria do Socorro Florentino Soares, natural desta cidade, 69 anos, ex-membro da Associação Comercial do Município de Triunfo (ACMT). Com significativa presença dos diversos seguimentos da população triunfense que foi lhe render uma última homenagem, pelos relevantes serviços prestados à sociedade. D. Socorro Soares, era esposa do falecido comerciante João Soares da Silva e tinha como filhos: Antonio, Maria das Dôres, João Filho e Aucimere, considerada uma pessoa tranquila , ativa e batalhadora mesmo depois de ficar prematuramente viúva, conseguiu tocar a vida lecionando na Escola São Vicente de Paula e administrando o Supermercado e Panificadora São João, localizados na Praça 15 de Novembro, Centro, durante muitos anos, tendo ainda participação na política local como componente do Diretório Municipal do PMDB, até ser acometida por um câncer que depois de muita luta lhe tirou a vida, deixando nesta população e entre os familiares, a certeza do dever cumprido como cidadã simples, honesta e trabalhadora.
Aqui deixamos a nossa singela homenagem e os nossos aplausos à assídua leitora do Jornal OPINIÃO.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ÚLTIMO DEBATE DOS PRESIDENCIÁVEIS EXIBIDO PELA TV GLOBO



Os dois candidatos à Presidência da República que disputam o segundo turno eleitoral no domingo (1º), Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), participaram na noite desta sexta-feira (29) de debate promovido pela TV Globo nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro.
Segundo a legislação eleitoral, 29 de outubro é o último dia para realização de debates antes do segundo turno, bem como para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, realização de comícios e uso de aparelhagem de som fixa entre 8h e 24h para promoção de candidatos.
O encontro durou cerca de uma hora e meia e teve mediação do jornalista William Bonner. Foi o último debate antes da eleição do próximo domingo (1º).
Os candidatos responderam a perguntas formuladas por eleitores indecisos, que estavam na plateia. O instituto de pesquisas Ibope foi responsável pela seleção dos participantes, oriundos de diferentes estados do país.
A definição das perguntas seguiu a seguinte dinâmica: na véspera do debate, cada eleitor indeciso formulou cinco perguntas, individualmente e por escrito, sobre temas de interesse nacional definidos pela produção.
Os temas foram: saúde, educação, meio ambiente, políticas sociais, previdência, investimento em infraestrutura, política econômica, agricultura, saneamento, política externa, corrupção, transportes, desemprego, segurança, habitação, funcionalismo público, impostos, legislação trabalhista e energia.
De um total de 400 perguntas, foram selecionadas as 12 mais representativas de cada tema. As questões não serão específicas ou dirigidas a um dos dois candidatos.
O debate foi dividido em três blocos em que os dois candidatos responderam as perguntas dos indecisos. Um sorteio definiu que Serra responderia a primeira questão. A segunda pergunta foi respondida por Dilma e assim sucessivamente, fazendo com que ambos respondessem o mesmo número de questões.
Cada candidato teve 30 segundos para ler sua pergunta, com dois minutos para as respostas, mais dois para réplica e um para tréplica.
Ao fim do terceiro bloco, os candidatos tiveram dois minutos para fazer suas considerações finais.
Após o debate, os candidatos concederam à imprensa entrevista coletiva de cinco minutos. A ordem das entrevistas foi determinada por sorteio. José Serra foi o primeiro a falar com a imprensa, seguido por Dilma Rousseff.

Veja como foi o debate.

Primeiro bloco

Serra e Dilma responderam a pergunta de eleitora indecisa de São Paulo sobre políticas para o funcionalismo público.
A segunda questão, de um funcionário público de Porto Alegre, indeciso sobre em quem votar, foi sobre garantia de renda para o agricultor.
A terceira questão foi sobre impunidade à corrupção, elaborada por um eleitor indeciso de Brasília.
Uma eleitora indecisa de Fortaleza questionou os candidatos sobre segurança pública na quarta pergunta do primeiro bloco do debate.

Segundo bloco

Pergunta de eleitora indecisa do Rio de Janeiro sobre investimentos na área de saneamento básico abriu o segundo bloco.
Eleitora de Salvador, vendedora de literatura de cordel, questiona Dilma e Serra sobre investimentos na educação e em salários de professores.
Na terceira pergunta do bloco, advogado de Fortaleza indaga sobre o que os candidatos podem fazer para desonerar a folha de pagamento, em uma questão sobre legislação trabalhista.
Cabeleireira de Minas Gerais questiona candidatos sobre os problemas na área da saúde.

Terceiro bloco

Eleitor do Pará questiona candidatos sobre políticas de combate a queimadas e conservação ambiental, na primeira pergunta do terceiro e último bloco do debate.
Contador de São Paulo pergunta sobre a duração de programas sociais. Os dois respondem usando o programa Bolsa Família como referência.
Vendedor de carros de Curitiba questiona os dois candidatos sobre o tamanho da carga tributária em relação à qualidade dos serviços públicos prestados.
Pequeno empresário de Recife pergunta sobre os planos do tucano e da petista para garantir a aposentadoria de quem está na informalidade.

Após o fim da rodada de perguntas dos eleitores, Dilma e Serra fazem suas considerações finais.

Dilma é a primeira. A petista agradece pela oportunidade de apresentar suas propostas e a todos os que a apoiaram ao longo da campanha. Dilma pede voto aos eleitores que assistiram ao debate.

Em seguida, Serra faz suas considerações. O tucano agradece à audiência e aos eleitores indecisos que participaram do debate com suas perguntas. Serra faz uma relato de sua biografia e também pede voto ao eleitor.

CARTAS À REDAÇÃO


1. Obrigada, Carlos, pelo envio das edições do jornal de julho e agosto. Adorei!
Você não pode imaginar a sensação que sentimos ao ler as notícias daí. É tudo muito específico!
A linguagem, as fotos os problemas...
Aqui, o Brasil é outro! a cultura é bastante diferente. É uma terra em que não se conhece a fome e a miséria.
Tudo é muito bonito: os povos amazônicos, os rios caudalosos e as florestas nativas!
Porém, não é a terra que nós amamos!!!
Um grande abraço.
Profa. Msc. Antônia Lurdenilda Menezes de Sousa


2. Me surpreendi, porem com grande alegria, acessando hoje a internet e vendo esta matéria "triunfense" - li com muito interesse, alguns jornais. Que bom! Senti muitas saudades desse meu povo amigo, lutador. Desejo a todos que fazem parte desta obra, PAZ E BEM.
Com gratidao.
Ir. Andrea, de longe, muito longe... das terras da Mama Africa

3. Meu amigo Carlos Ferraz,
Informo-lhe que no Blog Opinião de 22/10 onde se mostra várias coisas erradas em nossa cidade, no item número 30 não procede que não foram entregues as Plantas do Cine Guarany, Lago João Barbosa e Igreja Matriz, foram entregues e elaboradas. Agora acontece que, por várias vezes tentei, depois dos projetos prontos da Iluminação dos monumentos, dar continuidade para os projetos tornarem-se realidade e sozinho não consigo. Estou trabalhando aqui em Recife para de uma forma ou de outra, realizar este empreendimento que vai trazer muitos benefícios para Triunfo no embelezamento e no setor mais forte da cidade, o turismo.
Forte abraço,
ROGÉRIO MOTA

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CONCURSEIROS QUERENDO REVANCHE


Comenta-se nos bastidores da política tumultuada indecisa e contraditória triunfense que o Ministério Pùblico (MPPE), a pedido de alguns ex-candidatos reprovados, vai em breve entrar com uma ação na Justiça para anular o último concurso público promovido pela prefeitura de Triunfo, através da empresa "Seta",  ainda na gestão do ex-prefeito Maninho.
Segundo os inconsolados denunciantes, revoltados com as oportunidades perdidas no citado concurso público, o mesmo feriu o princípio constitucional e acabou gerando discriminação quando deixou de aprovar destacadas figuras locais reconhecidamente competentes e facilitou o suposto acesso de personagens conhecidas de menor qualificação didática e cultural, além de despreparadas para passarem nas provas a que foram submetidas. Na visão desses pode ter havido escolha prévia na aprovação.
A assessoria da "Seta", quando da denúncia através da imprensa (JC, Folha e DP, Rádios e TVs ) sobre irregularidades da empresa repassado pelo Tribunal de Contas e aqui noticiado, enviou uma comunicação alegando nada haver com o problema divulgado. Com a insistência do assunto e a volta das especulações, solicitamos esclarecimentos. Com a palavra a "Seta"....

UM COMENTÁRIO ESCUTADO


Tivemos no período festivo do Natal e Ano Novo passado, procurarmos manter contatos diversos com moradores, visitantes e turistas para sabermos a impressão deixada pela nossa cidade no tocante a infra-estrutura e receptividade. Entre as reclamações anotadas, uma delas foi referente à falta de lixeiras em toda extensão do calçadão do Lago João Barbosa Sitôneo – Bairro Guanabara e nas demais artérias urbanas centrais (imagine as artérias secundárias), inclusive as praças Carolino Campos, 15 de Novembro, Monsenhor Eliseu Diniz e da Bandeira (as poucas existentes em toda área territorial da sede – precisamos de mais espaços desses. Na Avenida Getúlio Vargas, por trás da agência E.C.T., construíram uma pequena pracinha. Muito bem! Colocaram o nome da senhora Maria Gentil Diniz do Nascimento – falecida ano passado, nome que defendíamos. A próxima escolha de um educandário construído apontamos, a professora Maria Bezerra – “D. Nininha Castilho”).
Na Praça Carolino Campos a única lixeira existente é um tonel cortado ao meio e pintado de amarelo sem a devida identificação, que serve mais para comerciantes das proximidades usarem como depósito de lixo dos seus estabelecimentos.
A instalação dessas lixeiras deve ser fixa, variando de acordo com os pontos mais freqüentados pelos usuários e em local que não venha atrapalhar os pedestres – principalmente idosos e deficientes visuais – ficando próximos de algum poste ou parede.
Pelo visto, a própria Secretaria Municipal de Administração, não sabe precisar o número de lixeiras existentes na cidade de tão poucos. Apostamos ser pouco mais de meia-dúzia. Mas com certeza providenciará a devida correção da inadmissível falha antiga. Apostem...

PESQUISA ALIMENTAR – DICA DE SAÚDE – OPINIÃO

O aspargo é um vegetal macio composto por talos finos e verdes apreciados em sopas e risotos. É forte de fibras, cálcio, ferro e vitaminas A e C. depois do suco de laranja é a segunda melhor fonte de ácido fólico (vitamina B), agindo na prevenção de doenças do coração e do fígado.


O pepino refrescante e de sabor suave, é uma hortaliça muito atualizada em saladas. Por ter muita água (95% de sua composição), ele é diurético natural e uma alternativa para ajudar na dissolução de cálculos renais. Além de ter baixo valor calórico, possui grandes quantidades de fibras. É rico em vitamina A, C, B1, B2 e sais minerais. A ingestão do pepino cru e com casca auxilia na digestão já que a casca contém enzimas digestivas.
A fambroesa confundida inúmeras vezes com a amora, a fambroesa possui algumas diferenças: é menor, mais clara, mas doce e oca. Ela é rica em substâncias que bloqueiam a formação de placas arteriais que contribuem para o ataque cardíaco e no composto antocianina, que auxilia na proteção contra o desenvolvimento de algumas doenças, como o câncer. A fruta contém ainda sais minerais, como cálcio e ferro, vitamina C e grande quantidade de fibras.


O repolho é uma hortaliça rica em vitaminas A e C além de conter compostos organosulfurados, atuam como protetores contra substâncias cancerígenas. Por ser barato, é muito consumido pelos brasileiros tanto em saladas como em sopas. Não é recomendado seu consumo no caso de a pessoa estar com diarréia, pois possui muitas fibras, o que pode piorar a situação do doente.

UM COMENTÁRIO DE ALERTA


Não se trata de ser pessimista, mas a natureza tem dado indícios insistentes de que algo vai muito mal com o planeta. Esses sinais acontecem na forma destruidora de terremotos, enchentes, nevascas, ciclones, secas, etc. Nunca os noticiários do mundo inteiro apareceram tão recheados de grandes tragédias como agora. Um ciclo de devastação que traz muita apreensão.

AGORA FIQUE SABENDO DE TUDO:


1) Levantamento mostra que número de escolas públicas com bom desempenho aumentou, mas ainda é muito pequeno;

2) Constatado que parcela significativa de brasileiros tem problemas de obesidade;

3) Cientistas descobriram anticorpos capazes de neutralizar 90% das variedades do vírus HIV. AIDS mais próxima da cura;

4) Finalmente foi aprovada nova Lei Brasileira para tratamento do lixo;

5) O Brasil ocupa o 12º lugar no Ranking Mundial de Homicídios de Mulheres. Dez mulheres são assassinadas por dia no País;

6) Criminosos aproveitam falhas no registro de armas e mantém verdadeiros arsenais se apresentando como colecionadores;

7) Especialistas são unânimes: ter amigos é fundamental para a saúde física e mental e um grande aliado contra o estresse e no tratamento do câncer;

8) Má alimentação, automedicação e estresse são os principais vilões da gastrite, doença cada vez mais comum entre os brasileiros;

9) Analgésicos – estudos mostram que uso regular desses medicamentos, além de antiinflamatórios, pode levar à perda auditiva;

10) Cerca de 140 milhões de mulheres na África e Ásia já foram submetidas à mutilação vaginal. E, ainda hoje, 6 mil meninas por dia são vítimas dessa prática;

11) Cientistas desenvolveram tratamento dentário contra cáries que não provoca dor. Será o fim do tormento;

12) A ONU recomenda redução de consumo de recursos naturais, plantio de árvores e uso de energia solar.

REALIDADE DAS CIDADES

01 - CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO - Outra bandeira defendida constantemente pelo OPINIÃO ao longo da sua existência, mas que ninguém demonstra o menor respeito e a mínima atenção - ignorando talvez de propósito por não comungar esse informativo independente com qualquer ala política partidária ou de caráter pessoal local - são os investimentos em capacitação e qualificação da mão-de-obra especializada por meio de cursos técnicos preparatórios profissionais como meta para o desenvolvimento econômico do município, oferecidos temporariamente pelo SENAI, SESC, SENAC, SESI. Apenas pretendemos ajudar. Pensem nisso...

02-DIPLOMA DE RECONHECIMENTO - Sugerimos que ao final de cada ano legislativo a Câmara de Vereadores de Triunfo, faça depois de uma prévia análise substancial, criteriosa e providencial, em forma de eleição direta e secreta, sem "arrumadinhos" e "falsidades", escolha de 12 personalidades locais com direito a receberem um diploma oficial - que deve por antecedência ser criado pelo órgão - distribuído em sessão solene no último período com pessoas de reconhecido empenho nas atividades variadas triunfenses, a iniciativa da homenagem deve partir da presidência da Casa ou da Mesa-Diretora... Que tal?

A BOMBA FEDORENTA


Parece que não tem mesmo jeito o mau cheiro exalado da bomba entupida e ultrapassada localizada na Praça Carolino Campos, na esquina do salão de beleza "Miroca", e passando frente ao armarinho "Nogueira", o bar "Halley", a lanchonete "Guanabara", o bar "Ronaldo's", até o "Café & Cia". Quando chove e o lixo se acumula no setor junto a água suja e a situação piora ainda mais, sem contar com a inundação que provoca sem os pedestres poderem passar. Os moradores das proximidades e os comerciantes não se cansam de reclamar à Prefeitura, mas providências não apareceram até o presente momento. Alegam que o serviço de limpeza na área apenas não é suficiente para resolver o problema que se estende há mais de 10 anos. Mesmo sendo em um ponto central... Isso é uma esculhambação!!!

PROBLEMAS DA CIDADE EM ALERTA


MUDANÇA DE PRÁTICAS - Sugerimos que todas as vias públicas sejam calçadas com paralelepípedos, contem logo com galerias e esgotos sanitários - obras que naturalmente alguns dos nossos administradores não apreciavam muito para poder haver economia financeira nos gastos e com isso supostas sobras em seu favor... As ações mencionadas devem além de oferecer mais conforto ao contribuinte agraciado em sua comunidade e também refletir na saúde dos habitantes da localidade evitando a proliferação de insetos, bactérias e outras doenças oriundas da sujeira, da lama e do esgoto a céu aberto. Cabe aos gestores atuais o mínimo de responsabilidade, fazendo um trabalho agora, pensando no futuro, consciente e seguro de que está realmente dedicado no desenvolvimento e na melhoria do triunfense. Vamos em frente...

AS PARTICIPAÇÕES NECESSÁRIAS - As festividades tradicionais em Triunfo, como: Carnaval, Semana Santa, Caravana da Saudade, São João, Festa do Estudante, Festival de Cinema, Folclore, Semana da Pátria, Motofest, e Festa de Dezembro (Padroeira: Natal e Ano Novo), trazem uma grande movimentação cultural, turística e econômica para a bela Estação Climática. São sinônimos de atração de turistas, de lotar hotéis e de gerar negócios, precisando ser acompanhados pelos comerciantes locais pelo menos com a presença física - que parece estarem voltando à prática equivocada adotada no passado de visarem apenas lucro, ficando indiferentes com a vida social da cidade e terminaram por amargar significativo abalo nas vendas, com parte da população transferindo as compras para Serra Talhada. A rede hoteleira já iniciou a preparação de pacotes para o final do ano.

O DIA A DIA TRIUNFENSE


01- UMA CIDADE MARAVILHOSA -  Quando se fala em turismo em Pernambuco não se pode esquecer a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima do Estado: Triunfo. O 'Oásis do Sertão', a 'Cidade Balneária', o 'Paraíso Sertanejo', a 'Estação Climática', reforçada com suas imagens deslumbrantes que valorizam ainda mais a crescente rota interiorana devido belezas naturais, arquitetura, hospitalidade, infra-estrutura hoteleira, gastronomia, artesanato, pontos atrativos tipo: engenhos de rapadura, museu, pedalinho, teleférico, parque-aquático, etc. Que vem ocasionando muito interesse de centenas de visitantes pela pequena mas significativa e acolhedora localidade. Amamos essa terra. Triunfo é só alegria...

02- DANDO UM TEMPO SOCIAL -  Tudo leva a crer que pelo menos por enquanto as agressões verbais feitas por grupos partidários adversários locais se digladiando na troca de farpas em busca do poder deram uma trégua. Esperamos que essa parada seja definitiva ou não retornem com tamanha intensidade como estava funcionando a "Central de Boatos". É aí que mora o perigo! Que os pré-candidatos e líderes políticos adotem o espírito elevado de como: saber ganhar e saber perder. Porque quem faz aqui, paga aqui mesmo; nada de céu e inferno. Kkkkkk

03- OS COSTUMES CONTRARIADOS - De algum tempo para cá, Triunfo ao contrário de outros municípios da Região do Pajeú, infelizmente não mais cultiva como antes a cultura da leitura. Não se ler mais nada! A turma jovem principalmente está alienada; só conversa bobagem; adota votar em quem paga e procura curtir música sem qualidade, quando não se utiliza de bebidas e drogas para demonstrar ser avançado (que visão equivocada). A turma antiga nem se fala, se resume em omissão total: televisão e nada mais. Também na cidade priorizaram para cada esquina um bar e não uma livraria ou biblioteca (a existente sobrevive de forma deprimente: sem espaço adequado, sem acervo atualizado e sem técnico especializado. Acabou de retornar de onde ia sair). Por conta de tudo isso o povo não costuma pensar e se torna presa fácil, massa de manobra, o sonho de consumo para os maus políticos. Rssssss..

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PRIMEIRA GRANDE CONFERÊNCIA DA SAÚDE


A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, promoveram entre 21 e 22 deste mês a Primeira Grande Conferência da Saúde de Triunfo com vasta programação realizada no interior do suntuoso espaço físico do antigo Colégio Stella Maris - atualmente funcionando como o Seminário São Judas Tadeu, dirigido com eficiência pelo jovem padre Mairton Marques. Teve a abertura oficial iniciada às 8:00 h com a Dra. Cristina Sette - presidente do COSEMS-PE e secretaria da saúde de Caruaru-PE atuando como palestrante explicando a atuação do SUS em Pernambuco no contexto estadual e municipal; seguida pelo Dr. Clóvis Carvalho, diretor da XI Regional de Saúde; além da apresentação do Plano de Ações da Saúde para o periódo de 2010 a 2013 do município por Saulo Bezerra Xavier - Secretário Municípal de Saúde. Depois foi franqueado às centenas de participantes ao proveitoso encontro, um saboroso almoço servido por Vilma Antas e equipe, supervisionada pelo "chef" Lucas Rodrigues, na área de refeitório. E para relax momentâneo e descontração, um humorismo espécífico, inteligente e voltado à saude, representado pelo "Dr. Pinel", que arrancou muita risada do público acomodado no salão nobre. A partir daí, houve uma concentração de assunto com minucioso e expressivo relato sobre a realidade municipal da saúde explanada com notabilizada qualificação e competência pelo enfermeiro e secretário Saulo Xavier, demonstrando conhecimento de causa e compromisso de mudança para o pertinente assunto, merecendo por questão de justiça - da representação editorial do orgãos informativos locais, especificamente: Blog OPINIÃO DIGITAL, jornais A VERDADE ESCRITA e OPINIÃO - e demais presentes ao evento, os calorosos aplausos e a disposição independente de em conjunto com outros seguimentos da sociedade procurar de alguma forma contribuir para melhorar a caótica situação de atendimento médico atual, totalmente desmotivador devido à falta de recursos suficientes para manter uma prestação de serviço digna e a acumulação ao longo dos anos de práticas nocivas e viciadas através de gestões descompromissadas com o erário público e a população triunfense.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O CINISMO DA MAIORIA DO ELEITORADO TRIUNFENSE


A campanha eleitoral para Presidente da República, governador do estado, senadores, deputados federais e estaduais, serviu para confirmar que a população triunfense não está preocupada e nem um pouco se lixando com educação, saúde, segurança, saneamento, transporte, turismo, asssitência social e moradia. Depois dos três anos desastrados de administração pública local e ausência estadual e federal que não conseguiram suprir as nossas mais urgentes necessidades básicas, os candidatos apoiados pelo prefeito nos seus estratégicos planos A (Inocêncio Oliveira / Sebastião Oliveira), B (Fernando Filho / Silvio Costa Filho) e C (Augusto César / Ana Arraes e Danilo Cabral), terminaram sendo bem votados, se for considerado a proposital divisão combinada e o investimento financeiro altíssimo, além da forte pressão intimidadora, sem qualquer reação dos habitantes em relação a transferir seus votos de indignação para candidatos realmente qualificados e oposicionistas do sistema viciado de compra, venda e troca de votos, aqui instalado, apesar dos apelos informativos feitos. É apanhando e gostando.....

POR E-MAIL

Olá meu caro Carlos,
Bom dia!

Gostaria de informar a realização do  II cerco de jericó, conforme as informações que estão no anexo...
Esse panfleto está sendo distribuído na cidade, etc. Caso vc ache interessante, poderia divulgar no seu blog... Informo-lhe ainda que iniciamos há poucos dias a conclusão do processo de revitlização da fachada do Stella Maris. Estamos agora com a pitura e outras coisas mais... graças ao cerco de jericó do ano passado, aquela campanha que fizemos... e outros empreendimentos...
Em breve mando algumas fotos para vc.
Obrigado
Bom domingo.
Boa semana.
Abraço em CRISTO,

Pe. Mairton

COBRANÇAS MUITO IMPORTANTES


01- O esgoto mal feito da Avenida José Veríssimo dos Santos, Bairro Guanabara, frente ao número 333, próximo da Sociedade Triunfense de Cultura (STC), voltou a jorrar fezes e prejudicar moradores locais e transeuntes que por ali passam. O problema se agrava cada vez mais, sem qualquer providência dos orgãos públicos municipais. Não será difícil qualquer dia desses alguém levar um indesejado banho com a passagem de veículos a transitar no trecho citado. Denúncias também apontam algumas casas do setor próximo ao Lago João Barbosa que jogam aguas sujas fedorentas no seu interior. Convém dizer que esse problema não surgiu agora e as queixas são antigas. O que fazer? Com a palavra a PMT....

02- Segundo assessores municipais da Prefeitura, em breve serão divulgados os nomes dos sorteados para receberem o título de propriedade das 100 unidades habitacionais populares destinadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Como a ação oposicionista parece bastante rápida, chegou a esta redação uma lista de pessoas beneficiadas que supostamente foram escolhidas na base do arrumadinho e com o dedo de determinado parente do prefeito. Será verdade? Vamos aguardar a nominação....

03 -A reforma da Praça Carolino Campos, iniciada no mês de janeiro deste ano, pelo que tem apresentado no andamento do vagaroso serviço, essa obra conjunta ao polêmico Pátio de Eventos - que custou quase 1 milhão e meio aos cofres públicos advindos de recursos federais - não deve estar concluida até fevereiro de 2011. A extremada lentidão tem como fator principal o pequeno número de trabalhadores escalados pela firma contratada, não se sabe onde e nem a quem. No local não foi implantada área verde, nem memorial para registrar a mudança dos tempos, apenas ficou o mal iluminado coreto, no lugar da antiga fonte luminosa frente ao Cine Teatro Guarany. Haja paciência!

DIREITO DE RESPOSTA

Prezado Senhor,
Em virtude de matéria publicada no Jornal Opinião, edição 364, referente ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipal, vimos solicitar a publicação do direito de resposta, uma vez que a matéria não condiz com o trabalho da direção.
Segue abaixo a matéria que solicitamos ser publicada na íntegra.

Atenciosamente,
MARIA DE FÁTIMA MOURA DANTAS
Diretora-Presidente


Ilmo Sr.
Carlos Carmelo Ferraz Farias
Editor do Jornal Opinião
NESTA

DIREITO DE RESPOSTA

“A Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Triunfo, no uso do direito de resposta à matéria publicada por este jornal vem esclarecer sobre a matéria publicada no Jornal Opinião, edição 364 e no Opinião Digital.
- Quanto a eleição da Diretoria foi feita através de votação de cédulas, havendo apenas um voto contra a chapa apresentada.
- Sem contar com os professores que são filiados a outro sindicato, o município de Triunfo tem 228 (duzentos e vinte e oito) servidores e deste total temos 145 sindicalizados, o que representa 63% (sessenta e três por cento) da categoria.
- Quanto ao comparecimento diário ao trabalho somos um sindicato pequeno, não existe atribuições para diariamente comparecermos a sede e optamos em continuar nossas funções e isto nunca foi imposto, nem fruto de ameaça, sendo este mais um serviço prestado ao Município por nós servidores.
Desde a sua fundação em 14 de dezembro de 2005, o SISPUMT tem procurado lutar pela categoria, nunca se intimidou diante dos gestores e sempre buscou a negociação para alcançar os pleitos.
Nestes anos, avançamos muito, usamos tribuna da Câmara para protestar contra ações da gestão anterior; fizemos panfletagem; negociamos reajuste salarial para todas as categorias; afixamos faixas com reivindicações, fizemos paradas de advertência; publicamos Boletins Informativos do Sindicato; encabeçamos ações judiciais; conseguimos já este ano um 2º reajuste no valor de 10% (dez por cento) para os motoristas e estamos aguardando Projeto com reajuste de igual valor para os técnicos. Nossas principais reivindicações agora são: isonomia salarial para os médicos; enquadramento dos servidores no Plano de Cargos e Carreira que é a Lei nº 809/91 e um Plano de Saúde para o Servidor.
Apesar de o Sindicato ser composto por apenas 63% (sessenta e três por cento) dos Servidores, as ações beneficiam todas as categorias. Para sermos mais fortes se fazia necessário que todos abraçassem a causa, participassem das Assembléias, discutissem as propostas e não ficassem de fora, prestando informações que não condizem com todo esforço desprendido nesses 05 anos de fundação.
Em um Município que já completou 126 anos, só agora conseguimos unir a categoria e formar um sindicato, que mesmo novo, sem recursos já teve grandes conquistas, pois somos pioneiros, mesmo assim somos conscientes que precisamos avançar mais, mas só conseguiremos isto com uma classe unida e que venha participar de forma efetiva, abraçar a causa, porque ESTAMOS ACORDADOS!

Diretoria do SISPUMT.

ALERTA CONTRA O SARAMPO


Médicos devem ficar atentos a pacientes febris com sintomas de gripe e manchas vermelhas na pele, sinais de sarampo. O alerta é da Secretaria Estadual de Saúde, após a confirmação, esta semana, de três casos da doença no Pará, Região Norte. Um ofício recomendando reforçou na vigilância à enfermidade, anexado a uma nota técnica do Ministério da Saúde, está seguindo até segunda-feira a todos os municípios.
Nossa cobertura vacinal contra sarampo é boa, mas precisamos nos manter atentos ao receber pacientes com sinais suspeitos e na atualização do cartão de vacina das crianças. A última vez que Pernambuco registrou caso de sarampo foi em 1999. No Brasil, a transmissão local parou desde 2001.
Atualmente está se falando em um surto na Paraiba... Vamos cacinar nossas crianças!

TUDO EM TRIUNFO CONTINUA ERRADO - POR CARLOS FERRAZ


1. O Hospital Felinto Wanderley sem plantonistas;
2. A pintura do Teatro Guarany desbotada;
3. Os mototaxistas sem disciplina;
4. As ruas da cidade esburacadas;
5. O Lago João Barbosa sujo;
6. A central de abastecimento destruída;
7. Os funcionários efetivos prejudicados;
8. As estradas rurais e vicinais intransitáveis;
9. O estádio municipal “Centenário” abandonado;
10. A ponte Manoel Gastão ameaçada;
11. Os esgotos escorrendo pelas artérias;
12. As escolas municipais faltando conservação;
13. O matadouro público desprezado;
14. A reforma da Praça Carolino Campos interminável;
15. Os pontos turísticos sem investimento;
16. As praças dos bairros periféricos sem fazer;
17. O cemitério público super-lotado;
18. A viatura da Vigilância Sanitária destruída;
19. Os guardas de trânsito sem serem criados;
20. As vias públicas sem calçamento;

21. O açude público sendo associado;
22. A obra do pátio de eventos devagar;

23. Os eventos mal programados;
24. As ambulâncias da saúde quebradas;
25. O prédio da antiga central telefônica esquecido;
26. A cidade sem cadeia pública;
27. Os remédios para doação em falta;
28. As obras apenas de fachada;
29. O terminal rodoviário sem construir;
30. A planta baixa do lago, teatro e matriz nada de sair;
31. Os vereadores completamente omissos;
32. As vias urbanas congestionadas;
33. O policiamento do Município deficitário;
34. A centenária banda musical Isaias Lima desprezada;
35. Os veículos dos afilhados locados;
36. As faixas de pedestre faltando;
37. O sinal da internet insuportável;
38. A maioria do eleitorado toda comprada;
39. Os meios de comunicação locais amordaçados;
40. As expansões elétricas apenas na promessa;
41. O mercado público sem organização;
42. A imprensa regional financiada;
43. Os poderes constituídos sem funcionar como deviam;
44. As redes de telefonia imprestáveis;
45. O abastecimento d’água precário;
46. A corrupção correndo frouxa;
47. Os sanitários públicos uma desgraça;
48. As sinalizações de trânsito não respeitadas;
49. O uso de drogas totalmente liberado;
50. A preservação do patrimônio público esquecida;
51. Os gestores sempre ausentes em suas atividades;
52. As horas de descanso prejudicadas pelo excessivo som;
53. O portal da cidade se deteriorando;
54. A arborização não é protegida;
55. Os imóveis tombados lei sendo derrubados;
56. As calçadas sendo indevidamente ocupadas;
57. O Cristo Redentor subutilizado;
58. A parede do açude rachada;
59. Os terrenos públicos invadidos com permissão;
60. As aberturas de novas artérias não iniciadas;
61. O recanto dos patos no lago mal cuidado;
62. A colocação de cadeiras dos bares nas praças;
63. Os alunos indo para faculdade em veículos pagos;
64. As viagens com pacientes a Recife, sacrificantes;
65. O esgoto da Praça Carolino Campos fedorento;
66. A tradicional Festa do Estudante ameaçada de diminuir os dias;
67. Os serviços de reforma da Igreja Matriz sem prosseguimento;
68. As poucas lixeiras existentes sem acabamento;
69. O loteamento popular havendo apadrinhamento;
70. A atenção aos distritos de Canaã e Jericó é a mínima;
71. Os bancos da praça sumindo ao vento;
72. As pedras de paralelepípedos dos calçamentos desaparecendo.

Isso e muito, muito mais...


 POR: CARLOS FERRAZ
            Editor/TRIUNFO PE 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A MAQUIAGEM PERFEITA


A nova sensação do mundo da maquiagem tem nome bonito: primer (lê-se “praimer”). Também conhecido como pré-base no Brasil, o produto promete deixar a pele com uma aparência perfeita, disfarçando linhas finas de expressão e manchas, além de uniformizar a superfície do rosto. Ele é composto por micro partículas que se acumulam nos sulcos e poros da pele, criando um efeito chamado de disfarce ótico.
O primer, como o próprio nome sugere, deve ser o primeiro passo: ele prepara a pele para o resto da maquiagem, que dura mais com o uso da novidade. Encontrado em diversos tipos de textura, que vão do pó ao creme e até gel, o produto deve ser aplicado após a limpeza e hidratação da pele e antes até mesmo da base.
Segundo especialistas, os primers têm melhor resultado se forem escolhidos de acordo com a necessidade de cada tipo de pele. As oleosas pedem os que reduzam a aparência dos poros e contenham o brilho. As secas se adaptam melhor aos que funcionam também como hidratantes. O preço deve ser considerado na hora da escolha, já que poucas marcas nacionais disponibilizam este tipo de produto e os importados podem custar o dobro. Segundo Simone Souza, maquiadora vencedora do concurso Conexão Beauty Art da Avon, o produto pode e deve ser usado diariamente, já que ajuda na hidratação da pele e alguns produtos já vêm com fator de proteção solar. “O primer dá à pele o efeito de cútis hidratada sem ficar oleosa. O que ajuda a manter a maquiagem por mais tempo”, explica Simone.

LUTA POR HABITAÇÕES


A administração pública triunfense deve unir esforços e junto aos seus deputados representantes (que pregam no período eleitoral serem tão atuantes em favor do Município) aproveitar a chance da presidente da Caixa Econômica Federal – CEF, Maria Fernanda Coelho, ser pernambucana e assim como outros municípios do Estado, tentar conseguir através de convênio com a Secretaria das Cidades a construção de casas populares para Triunfo, tipo conjuntos habitacionais contando com área de lazer, praça, creche, centro comunitário, etc., com recursos financeiros pelo FNHIS (Fundo Nacional de Interesse Social) que são do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).

UM RECADINHO BÁSICO


Nada temos de pessoal com o prefeito atual; assim como nunca tivemos com os seus vários outros antecessores, que resolvemos de forma independente e por direito legal, acompanhar e fiscalizar no desenrolar das suas administrações públicas locais ao longo dos anos.
Entendemos ser bem melhor se portar dessa maneira: assumidos, independentes, abertos; ao contrário de alguns supostos auxiliares da presente gestão reconhecidos/identificados pela falsidade, hipocrisia, oportunismo, ironia e falta de posicionamento partidário ou conceito moral.
Esses carinhosos “puxa-sacos”, “vira-casacas”, “pula-cercas” que até bem pouco tempo pregavam ser o grupo “Bonfim”: “um atraso a maior piada, um castigo, a praga para Triunfo”. E alegavam: “utilizarem as nocivas práticas de: assistencialismo, paternalismo e assistencialismo para se manterem no poder. Além de lhe atribuírem: “falta de visão administrativa e sentimento nativista”; à nossa vista e de muitos outros munícipes. Agora estão todos calados, mansos, acomodados, diferentes, antenados, defensores e apaixonados, devido ao “cala-boca” recebido com o cargo comissionado.
Por isso alertamos não virem com “rompantes”, “piadinhas”, “cara-feia” e “instigação” para o nosso lado, querendo diante do chefe-executivo se fazerem de rogador e defensores daquele lado nos expondo como culpados pelas falhas encontradas e a insatisfação generalizada.
Procurem se contentar com a posição dependente e bajulatória a que foram submetidos pelo oportunismo aplicado. Não queremos ocupar este espaço sagrado para relacionar o nome desses elementos. Prestem seus serviços investigativos; repassem seus fuxicos diários, façam suas médias e nos deixem de lado, pois nossa trajetória já é traçada e definida.
É muito cômodo ficar ao lado dos donatários temporários. Parece uma doença...

SAIBA MUITO MAIS


QUE: O HPV é um vírus capaz de provocar lesões na pele ou na mucosa. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV. Eles são classificados como de baixo ou de alto risco de câncer. Somente os de alto índice estão relacionados a tumores malignos. O câncer causado pelo HPV é responsável pela morte de milhares de mulheres ainda jovens em idade fértil e produtiva. A vacina estimula a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV.

QUE: A Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontou que o número de desempregados no mundo, no ano passado, chegou a 212 milhões, sendo considerado um recorde. No Brasil a taxa de desemprego chegou a 8,2% e a estimativa prevista para 2010 é até o presente 8%; dados divulgados pela ONU, dessa forma aumenta a procura por concursos públicos.

QUE: Maltratar animais é crime e, se condenado, ele pode pegar de 03 meses a 01 ano de detenção, além de ter que pagar multa. Pode haver ainda o aumento de pena quando houver a morte do animal.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

QUANTA VISÃO EQUIVOCADA CONSTATAMOS


A prefeitura municipal, tem prazo até o final do ano para melhorar os serviços no Hospital Felinto Wanderley, que atende muito mal seus pacientes, com o objetivo de corrigir as muitas irregularidades detectadas desta e da outra gestão pública sem qualquer penalidade ou solução. Entre as ações, estão a realização de concurso público para médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicológos, técnicos em enfermagem e pessoal administrativo, garantindo assim o preenchimento da escala de prestação de serviços com o mínimo de qualidade. É preciso também assegurar os estoques de medicamentos, equipamentos e materiais descartáveis, além de recuperar o veículo de utilização da Vigilância Sanitária que se encontra destroçado e as duas ambulâncias deterioradas, todas elas recebidas em perfeito estado pela administração. Que praga é essa, será de urubú?
Nada mais relevante do que fazer justamente hoje, dia do médico, esta reinvindicação. Vamos levar à sério a questão da saúde pública, pois somos nós, contribuintes, que garantimos o pagamento dos salários dos gestores públicos.
A saúde é um bem que deve ser garantido à população de maneira preventiva e eficaz e, isto é obrigação do governo federal em parceria com os governos estaduais e municipais. Lutemos por nossos direitos pois eles estão normatizados na Constituição Federal. Povo unido e consciente não se deixa levar pela demagogia política e traiçoeira que nos vem sendo imposta há tantos anos.

18 DE OUTUBRO - DIA DO MÉDICO

SER MÉDICO



Ser Médico...
aliviar sofrimentos
penetrar fundo nos tormentos
da humanidade


Ser Médico...
dar de si profundamente
sentir a dor do doente
compreender a sua sorte
é se doar por inteiro
é romper o nevoeiro
que separa vida e morte


Ser Médico...
uma vida a dar vidas
a mão que cura feridas
a palavra que conforta
o olhar compadecido
ele é sempre o amigo
que ao bater lhe abre a porta


Ser Médico...
é infundir confiança
ao velho, ao jovem, à criança
é ser de Deus o instrumento
dando alívio à dor alheia
tecer fibra a fibra uma teia
seguindo o seu juramento


Ser Médico...
é ter na mão a leveza
agir com delicadeza
é ver em cada criatura
o pai, a mãe, o filho, o parente
para que seu trabalho apresente
o dom verdadeiro da cura


Ser Médico...
é empreender com carinho
conhecer e traçar seu caminho
sem jamais pensar no tédio
comprimidos não resolvem
nem diplomas se devolvem...
é uma paixão sem remédio!!!


Poesia de autoria da Drª. Murita L. da Cruz Rios Sampaio, em homenagem ao dia do médico - 18 de outubro.

domingo, 17 de outubro de 2010

2º DEBATE PRESIDENCIÁVEIS NA REDE TV

Matéria publicada no SRDZ www.sidneyrezende.com

Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) fazem na noite dete domingo o segundo debate das eleições presidenciais. O encontro foi realizado na "RedeTV", numa pareceria com o jornal "Folha de S. Paulo". A petista levou para mesa, durante os dois primeiros blocos, o tema privatização com bastante constância. Já o tucano afirmou que o PT e candidata mentem "o tempo todo" nas propagandas eleitorais sobre suas ações e intenções sobre a Petrobras.
O embate ficou mais quente quando os jornalistas questionaram os candidatos sobre as últimas denúncias de corrupção que envolvem pessoas próximas aos dois. Serra se disse vítima de Paulo Preto, enquanto Dilma rebateu dizendo que puniu Erenice e que seu adversário não investigou o ex-assessor. O tema educação também deu o que falar entre os dois. Dilma afirmou que o tucano vai acabar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas tucano negou, dizendo que o exame precisa ser refeito.
No final do quarto bloco, a petista teve um direito de resposta negado pela comissão do debate. "Ele disse que eu sou a favor da inflação", disse a candidata. Novamente assuntos como transporte público, Copa do Mundo e Olimpíadas foram esquecidos. Desta vez, também foi deixado de lado o tema saneamento básico. Além disso, os assuntos sobre aborto e religião, constantemente abordado pelos candidatos na campanha, também não foram abordados.
Ambos os candidatos desviaram de vários assuntos, deixando-os sem respostas, principalmente nos dois primeiros blocos. Nos blocos seguintes, com acusações mais diretas e temas mais específicos, as respostas foram inevitáveis.

Primeiro bloco - Privatizações

No primeiro bloco, Dilma e Serra fizeram perguntas entre si. E a candidata do PT questionou Serra sobre a empresa Gás Brasiliano, que segundo ela foi colocada à venda, e que o governo de Sãu Paulo negou oferta da Petrobras, dando preferência a oferta mais baixa de empresas internacionais.
"A Petrobras ofereceu o melhor preço. Mesmo dando maior preço, por que a Agência Reguladora e a secretária de energia não são favoráveis à compra? Primeiro porque o preço é maior, segundo porque é a Petrobras, uma empresa brasileira", questionou Dilma
Serra respondeu da seguinte forma: "Na véspera da eleição voltam com o tema privatização. Não há no Brasil hoje empresas que precisem ser privatizadas. No que se refere às telecomunicações, a candidata Dilma diz que a achou muito boa. Mas o PT na época foi contra. Não se teria telefone celular como se tem."
No final, o tucano ainda falou que a petista mente em suas propagandas em relação às suas ações sobre a Petrobras.

Segundo bloco - combate às drogas e violência

Depois, o debate foi sobre combate às drogas. Dilma falou sobre cracolândias em São Paulo, enquanto tucano falou que combate nas fronteiras não são eficientes.
"O Ministério da Justiça colocou como meta que a taxa de homicídio deveria cair para 12%, e isso não aconteceu. A segurança piorou em vários estados. São contra a criação de clínicas para atender dependentes químicos. Nós apoiamos as comunidades terapêuticas", argumentou Serra.
Em sua resposta, Dilma disse que é a favor da criação de unidades para o tratamento de dependes químicos. "Apoiamos também a criação das clínicas. Minha proposta é sim criar clínicas para os dependentes. O candidato Serra tem a mania de dizer que o governo federal fez menos. Ele faz programas pilotos. Pouco para poucos", disse.
Sobre a segurança pública, o tucano destacou "melhora em São Paulo", mas não convenceu a petista. "A candidata está seguindo a fórmula do José Dirceu, do Mercadante. Vive falando mal de São Paulo. O esporte preferido é falar mal de São Paulo. A taxa de criminalidade caiu 70% nos últimos dez anos no estado", disse Serra.
"O candidato fala muito quando se trata de governo federal. A população sabe o que são as cracolâncias. Não há um combate efetivo às drogas. Quem combate é a Polícia Federal, que faz apreensões sistemáticas", acrescentou a petista.

Terceiro bloco - Erenice Guerra e Paulo Preto

Na terceira parte do debate, quando jornalistas fizeram perguntas aos candidatos, os nomes Erenice Guerra e Paulo Preto dominaram. O tucano se disse vítima no caso que envolve ex-assessor, enquato a tucana afirmou que Erenice foi punida e houve investigação.
O primeiro a responder foi Serra: "Disseram que alguém tinha recebido uma contribuição para minha campanha e não foi entregue. Eu sou a vítima. Não foi dinheiro público, foi contribuição para campanha. Disseram que era o Paulo Souza. Quando perguntaram para mim se referiram como Paulo Preto. E assim eu realmente não o conhecia. Não tem nada a ver isso com negar o mensalão."
Depois, foi a vez de Dilma. "Nós investigamos e afastamos a Erenice. Isso significa que nós apuramos aquilo que acontece. Nós temos uma diferença, nós investigamos. Serra esquece que a 'Veja' disse que o senhor Paulo está na operação Castelo de Areia. Não me consta que isso foi investigado. Essa notícia é de maio, não é de ontem."

Quarto bloco - Saúde e educação

Sobre o tema, Dilma prometeu a criação de mais 500 Unidades de Pronto-Atendimento, as chamadas UPAs, em todo o país. Serra criticou, dizendo que as propostas da candidata para a área já exisitiam, e que o atual governo pouco fez nos oito anos. Em resposta, Dilma afirmou que FHC entregou um "governo de miséria".
"Eu consolidarei o SUS. Eu defendo consultas especializadas e exames especializados. Defendo as UPAs 24 horas. Proponho criar mais 500 em todo o país", acrescentou a petista.
Em seguida, Serra fez suas críticas: "Vai anunciar para o futuro o que tiveram oito anos para fazer e não fizeram. São experiências que já existiam. Por que não fizeram, por que não estimularam as prefeituras? Por que deixaram a Aids andar para trás? É uma perda de prioridade."
Logo depois começou um extenso embate sobre educação. Dilma acusou Serra de querer acabar com o Enem, e este devolveu dizendo que não irá acabar com a prova, e sim revê-la. O tucano elogiou o desempenho de São Paulo com base no Ideb. A petista rebateu.
"Não subestime a inteligência do povo paulista. A nota do Ideb é boa porque 50% dela está baseada na aprovação automática. A mãe de São Paulo sabe que a criança não tem um desempenho satisfatório. O Enem é um caminho e pré-condição para o Prouni. Houve um crime. Ele quer acabar com o Enem, e assim acaba também com o Prouni", avaliou Dilma.
Serra disse que não pretende acabar com o exame, e voltou a dizer que houve melhora na educação de São Paulo: "Claro que tem plano de carreira, claro que a educação melhorou, claro que tem incentivo ao mérito. Essas questões da educação têm que melhorar, mas elas estão caminhando. A questão do emprego tem que ser levada em conta com a taxa de crescimento da economia."

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dilma Rousseff: "Fico orgulhosa de estar nessa campanha com o maior presidente que esse país já teve. Quero dizer que esse país é feito por brasileiros e brasileiras com grande capacidade de realização. Temos também uma cultura de paz, que é a base do país. Eu tenho várias prioridades. Temos que valorizar a educação de qualidade, com o professor com salário digno e sendo respeitado. Vamos fazer um país que respeite a biodiversidade. Para sermos desenvolvidos precisamos desenvolver nossa educação e cultura. Vai ser um governo voltado para a pessoa humana. Todos, de todas as etnias serão respeitados no meu governo. Estou preparada para ser presidente da República."

José Serra: "Para mim, é motivo de muito orgulho me apresentar como candidato. Venho de muito longe, de uma família pobre. Aprendi valores. Em campanha, não importam apenas as obras e as coisas concretas que se façam. É preciso levar em conta os valores. Na vida pública sempre me pautei pela solidariedade. Sempre fui um servidor público. Quem está no comando tem que servir ao público, e não se servir dele. O brasil já está na hora de ser gigante pela própria natureza. Uma natureza que permita que façamos todos os avanços necessários. Temos que ter um pacto nacional da educação. Venho aqui pedir o seu voto. Se já vota em mim, conquiste um voto a mais. Até o dia 31 de outubro, ganhar pelo Brasil."

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!